Para que serve o arquivo Reset_SafeToDelete_OverwriteSpaceFile_0.tmp

Arquivo temporário gigante pode aparecer após utilizar a recuperação ou reinstalação de fábrica do Windows.

Algumas pessoas me relataram que ao atualizar uma versão do Windows ou ao utilizar a recuperação do sistema, houve uma demora no procedimento e também a criação de um estranho arquivo temporário chamado “Reset_SafeToDelete_OverwriteSpaceFile_0.tmp”.

Isso já aconteceu comigo quando tive que usar o modo de reinstalação do Windows ao vender um notebook com HD grande de 1Tb. O fato de uma etapa ficar demorando demasiadamente me fez perder a paciência e desligar o notebook. Ao voltar ao Windows, percebi que o espaço do disco rígido estava pequeno, constando apenas 30Gb livres dos 1000Gb do disco.

Arquivo reset safetodelete

Ao verificar o que houve, vi que existia este arquivo exageradamente grande chamado “Reset_SafeToDelete_OverwriteSpaceFile_0.tmp” com tamanho de 902Gb!

Mas o que seria este arquivo?

Este é um arquivo temporário em que o Windows usa para colocar arquivos enquanto o sistema vai limpando outras áreas do HD e que eventualmente poderá utilizar depois.

Normalmente este arquivo é excluído após os devidos procedimentos, mas em alguns casos e principalmente no meu onde forcei a parada das etapas de recuperação do sistema, acabou fazendo com que o arquivo permanecesse ali.

Reset_SafeToDelete_OverwriteSpaceFile_0.tmp

É possível apagar este arquivo?

Sim, é possível e recomendado, já que senão estará ocupando seu armazenamento sem necessidade.

Você pode simplesmente abrir o Explorer, ir até a unidade C: ou outra onde está instalado o Windows e apagá-lo, segurando Shift e em seguida apertando a tecla Del ou Delete, para que o arquivo seja apagado diretamente sem passar pela lixeira.

Depois disso recomendo usar o programa Desfragmentar e Otimizar as Unidades, já que foi apagado do armazenamento um arquivo muito grande que utiliza muitos clusters.