Rode jogos do Wii U em seu computador com emulador Cemu

Cemu é o primeiro emulador de Wii U para rodar os jogos no novo console da Nintendo em seu computador.

Para aqueles que não querem desembolsar quase R$ 2.000,00 pelo console Nintendo Wii U, agora é possível jogar os games do Wii U em seu computador. Não, não estou falando do Wii que já é emulado pelo Dolphin e sim o último console da Nintendo, o Wii U que agora é emulado pelo Cemu.

Ontem, dia 13/10/15, programadores e hackers disponibilizaram ao público a primeira versão deste emulador, o Cemu 1.0.0 (win x64). Com o vazamento da Commom Key do Wii U (um código de criptografia que protegiam a cópia dos jogos), era questão de tempo para que o emulador saísse.

Emulador Nintendo Wii U PC

Bem, como era de se esperar e por estar ainda em estágio inicial, nem todos os jogos funcionam, pois somente com o tempo e testes é que as melhorias e compatibilidade surgirão.

Requisitos para rodar os jogos de Wii U

Rodar os jogos exige um excelente hardware de ponta de seu computador, como:

  • Sistema operacional Windows 7 ou superior x64 (64 bits);
  • Processador com a maior velocidade possível e com instruções 64 bits;
  • Requer o OpenGL 3.3
    • Foi testado em placa gráfica dedicada da Nvidia e funciona muito bem em placas mais recentes;
    • Não funciona ainda em placas gráficas Intel;
    • Não funciona corretamente ainda em placas gráficas AMD. Ocorre tela preta e grande perda de quadros por segundo;
  • Se tiver monitor ou TV em full HD, poderá rodar os jogos em sua resolução nativa que é de 1920x1080 pixels;

cemu-rodando-wii-u-computador

Quais tipos de arquivos o emulador suporta?

Os tipos de arquivos dos jogos de Wii U que você deve baixar (ou transformar, caso tenha o disco do jogo) e que o emulador Cemu suporta são:

  • WUD;
  • WUX;
  • ISO;
  • WAD;
  • RPX

Como faço para rodar os jogos de Wii U no Windows?

Primeiramente baixe a última versão do emulador Cemu em um dos links abaixo:

Em seguida descompacte o arquivo e dentro do diretório cemu_versaoxxx execute o arquivo Cemu.exe.

diretorio-cemu

Com o emulador aberto, vá em “File” e em seguida “Load” e procure pelo arquivo do jogo com extensão .wud, .iso, .wux, .wad ou .rpx.

abrindo-jogo-emulador-wii-u-cemu

Lembre-se que o emulador ainda está em testes e a recém foi lançado. Portanto muitos jogos podem não funcionar, ficar com cores e texturas estranhas, ter bugs, etc.

Onde encontro jogos de Wii U para baixar?

É difícil encontrar bons sites que forneçam imagens .iso dos jogos de Wii U para baixar. Mas provavelmente encontrará alguns aqui:

Dúvidas sobre o emulador de Wii U

Mesmo estando em fase inicial, já conseguiram emular jogos de Wii U no Windows?

Sim, mesmo o emulador estando em sua primeira versão e tendo muito ainda o que progredir, já apareceram vídeos na internet do emulador em funcionamento. O The legendo d Zelda the Windwaker HD rodou lentamente e com glitch (algumas falhas). E o Mario Kart 8 acabou travando após a introdução.

Isso que foi utilizado um computador com processador Intel i7 4790K com 4Ghz, placa de vídeo Geforce GTX 970 e 12GB de memória RAM.

Como faço para salvar meus jogos em disco no computador?

Se você quer fazer um backup de seus jogos de Wii U para guardar ou mesmo jogar no emulador, poderá usar um programa chamado CDecrypt. Com este programa todo o conteúdo do disco do Wii U (que é proprietário e suporta de 25GB a 50GB) poderá ser descriptografado (desde que você saiba o ID do jogo, que poderá consultar aqui) e transformado em uma imagem para posterior uso, inclusive no emulador.

É possível usar controle no emulador Cemu?

Sim é possível. Você poderá ver estas informações de compatibilidade de controles de terceiros com o Wii U aqui: https://www.dicasparacomputador.com/quais-controles-teclas-jogar-cemu-wii-u

O controle pode ser configurado no emulador?

Até o momento, na versão 1.0.0 o controle não pode ser utilizado com o emulador. Ele está bloqueado para usar o GamePad via teclado. O suporte adequado a controles virá em uma futura versão. Veja quais são os comandos de teclas do emulador aqui.

É possível rodar jogos extraídos?

Não, ao executar um arquivo executável do Wii U diretamente (.rpx), não haverá suporte a arquivos externos.

Qual o formato de arquivo deve estar para rodar no Cemu?

O formato adequado para rodar os jogos no emulador é o .wud ou .iso.

O Cemu está sem aúdio (som), qual é o problema?

O áudio ainda não é suportado no emulador por estar em fase inicial ainda. Conforme novas versões são lançadas você terá melhorias e suporte aos sons dos jogos.

Qual será a frequência de atualizações que os desenvolvedores farão?

O plano é que novas atualizações do emulador de Wii U, o Cemu seja lançado a cada duas semanas. Um roteiro com os detalhes  e prioridades do que será programado está sendo desenvolvido e você poderá ver as últimas informações aqui: http://gbatemp.net/threads/release-cemu-wii-u-emulator.399524/

Sou programador e gostaria de ajudar, onde encontro o código fonte do Cemu?

O Cemu, versão “Source code” ou código fonte pode ser baixado compactado aqui: https://github.com/Exzap/Cemu/releases

Ao tentar rodar um jogo a tela fica totalmente preta

Isso se deve ao jogo não ser ainda compatível com o emulador ou você pode estar usando um hardware que não atinge as expectativas do Cemu. Por isso é bom consultar os requisitos e verificar se o jogo é compatível antes de executá-lo.

Meu jogo está muito lento ou fecha inesperadamente

É por causa do emulador ainda estar em estágio inicial de desenvolvimento ou hardware muito “fraco”. O emulador exige muito processamento, tanto da CPU, placa de vídeo e também da transferência de dados da memória RAM.

Por que é exigido tanto do hardware do computador se o Wii U não é tão “poderoso” assim?

Por conta de os jogos serem emulados e não rodarem diretamente sob o hardware (que deveria ser igual ao do console). Então o programa (software, que é mais lento que o hardware) deve descriptografar os dados do jogo e emular como se fosse o Wii U, tornando esta tarefa mais lenta. Por isso que o computador deve ter um poder muito maior de processamento que o Wii U. Só para ter uma ideia o Wii U possui o seguinte hardware:

  • CPU: IBM Power PC 750 personalizado "Expresso" 1.24 GHz com fabricação de 45nm e com três núcleos de processamento;
  • Placa de vídeo: AMD GPU "Latte" semelhante a 4650/4670 personalizada, com menos unidades de mapeamento de texturas e um clock menor, de apenas 550 MHz;
  • Memória RAM: 2 GB DDR3, memória Hynix, que traz uma velocidade de escrita máxima de 12.8 GB/s, da qual se acredita que metade (1 GB) seja usada para o sistema operacional do aparelho, e o restante (1 GB) para os jogos;
  • Áudio: Usa seis canais de saída PCM linear via HDMI ® conector ou saída analógica através do Multi AV Out conector;
  • Vídeo: Suporta 4K, 1440p (2K) 1080p, 1080p 3D, 1080i, 720p, 720p 3D, 480p e 480i. Cabos compatíveis incluem HDMI 1.4, Wii D-Terminal, Wii Vídeo Componente, RGB do Wii, Wii S-Video AV estéreo e Wii AV;