Mude o idioma do Windows 7 Starter, Home Basic, Premium e Professional

Tutorial que ensina como alterar o idioma do Windows 7 em qualquer versão do Windows, mesmo sem a opção padrão de troca de linguagem.

A Microsoft não dispõe de um recurso que possibilite a troca do idioma no Windows 7 Starter, Windows 7 Home Basic, Windows 7 Home Premium e nem no Windows 7 Professional. Apenas o Windows 7 Ultimate e Enterprise possuem um jeito fácil de troca de idioma como podem ver aqui: Como alterar o idioma do Windows 7 Ultimate ou Enterprise

Mas há uma forma de instalar o pacote de idioma em todas as versões do Windows 7, como poderemos ver neste tutorial.

Alterando idioma do Windows 7 Home Basic Professional

Primeiro, baixe o pacote de idiomas fornecido oficialmente pela Microsoft nos links abaixo tomando cuidado para pegar a versão certa conforme seu sistema operacional, como se ele tem instalado o SP1 que são atualizações mais recentes do sistema e também se a versão que usa é a de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64). Recomendo salvar no diretório “Downloads” do Windows.

Pacotes de idiomas do Windows 7:

Após ter baixado o pacote para a pasta “Downloads” ou outra que preferir, abra o programa Explorer (basta apertar no teclado a tecla com o símbolo do Windows e depois a letra E).

Teclas abrir Explorer no Windows

Agora crie uma nova pasta (diretório) na unidade C:/ (Disco local (C:)) com o nome de idioma. Para criar um novo diretório basta clicar com o botão do mouse em alguma parte branca do programa Explorer e em seguida ir em New > Folder.

Criando pasta idioma

Vá ao diretório onde baixou o pacote de idioma e o execute. Você perceberá que aparecerá um arquivo chamado lp.cab e em segundos sumirá da tela.

Executando pacote idiomas

Bem, aqui você terá que ser rápido. Ao executar o pacote de idioma que baixou, você terá que arrastar este arquivo lp.cab que aparece na tela rapidamente para o diretório “idioma” que acabou de criar no disco local C:

Copiando lp.cab

Pronto, agora o arquivo lp.cab deve estar corretamente no diretório “idioma” que acabou de arrastar. Caso tenha dado algum erro ou não tenha conseguido arrastar ou copiar para a pasta, tente novamente até conseguir.

Arquivo lp.cab idioma windows

Vamos agora ter que abrir o prompt de comando (CMD) do Windows 7 como administrador para passar alguns comandos e instalar este arquivo lp.cab.

Para isso, vá no menu iniciar do Windows e procure por cmd

O programa “cmd.exe” deverá aparecer nos resultados da busca. Clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do programa e escolha a opção “Run as administrator” ou “Executar como administrador”.

Encontrando cmd Windows

Como você colocou o arquivo lp.cab no diretório d:/idioma basta executar o seguinte comando no prompt de comando do Windows (preste atenção que o lp.cab é com "L" e não com "i"):

DISM /Online /Add-Package /PackagePath:c:\idioma\lp.cab

Pronto, o Windows deverá começar a instalar o pacote de idioma em seu computador.

Prompt comando adicionar pacote lp.cab

Demora um pouco, mas depois de concluído deverá ver uma informação semelhante a esta de conclusão da instalação.

pacote lp.cab instalado

Agora deverá digitar o seguinte comando neste mesmo prompt para selecionar o idioma português que acabou de instalar no Windows 7:

bcdedit /set {current} locale pt-BR

E deverá aparecer a informação de que a operação foi concluída com êxito (como seu Windows deverá estar em inglês, seria “The operation completed successfully”).

Selecionando o idioma português no windows

Digite agora o comando abaixo para criar um arquivo de inicialização para o idioma:

bcdboot %WinDir% /l pt-BR

Arquivos de inicialização do Windows criado

Pronto, a etapa com o prompt de comando foi concluída. Feche o prompt digitando o comando exit ou então pela própria janela.

Para finalizar teremos que apagar um registro do Windows. Para isso, basta ir ao menu iniciar e em seguida buscar por regedit. Novamente clique com o botão direito do mouse em cima do nome do programa regedit.exe e escolha “Run as administrator” ou “Executar como administrador”.

encontrando regedit no Windows

Agora encontre “UILanguages” que está localizado acessando as seguintes pastas hierárquicas:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\MUI\UILanguages

Vá clicando nas setinhas para ir abrindo outras pastas conforme está sendo indicado acima.

No “UILanguages” você terá duas pastas, “en-US” e “pt-BR”. Você deve excluir o diretório “en-US” e deixar somente o “pt-BR”. Para excluir basta clicar com o botão esquerdo do mouse em cima da pasta “en-US” e excluir (Delete).

regedit encontrando uilanguages

Prontinho, agora ao reiniciar, seu Windows 7 Home Basic, Windows 7 Home Premium ou Windows 7 Professional deverá estar em português do Brasil.

Para quem usa o Windows 7 Ultimate ou Enterprise, veja este artigo: Mude o idioma do Windows 7 Ultimate e Enterprise