Dicas para fazer a bateria do laptop (notebook) durar mais

O site Friedbeef's Tech publicou algumas dicas de como economizar a energia da bateria de seu notebook. Essas dicas são importantes para quem deseja ou precisa ter uma maior autonomia do laptop.

economizar bateria do notebook

1. Desfragmente o hard disk freqüentemente

O computador gasta mais energia quando precisa de mais processamento. Assim, mantenha todas as operações básicas funcionando sem desperdícios. Como, por exemplo, desfragmentando o HD.

2. Diminua o brilho do monitor

Há laptops que permitem inclusive desligar manualmente o monitor quando você não o está usando. Já ajuda muito diminuir o brilho até o limite em que não atrapalhe seu trabalho.

3. Mantenha abertos somente os programas que você realmente está usando

Livre-se dos programas desnecessários que carregam logo que o computador é iniciado (MSN, por exemplo). É possível fazer isso via Winconfig do Windows ou nos próprios aplicativos. Mas recomendo que só usuários avançados mexam nisso. Para os que conhecem menos as mumunhas do sistema da Microsoft, uma boa saída pode ser usar o Startup Manager.

Não esqueça de também passar um bom antispyware para livrar-se de aplicativos indesejados que consomem processamento sem que você os perceba. Usuários de Linux e Mac não precisam se precocupar muito com isso.

4. Desligue produtos conectados via USB

Não está usando o HD externo e o pendrive? Desligue-os. Pode se virar no trackpad em vez de usar um mouse USB? Faça isso.

5. Adicione mais memória RAM

E tudo o que puder ajudar a melhorar o desempenho geral do computador.

6. Limpe os conectores da bateria

É só remove-la e passar suavemente um papel toalha nos conectores de energia a cada 3 ou 6 meses. Não tente desmontar nada. É só evitar acúmulo de pó.

7. Hiberne o PC, em vez de deixá-lo no modo de espera

Há quem goste de deixar o micro ligado eternamente. Ou quem não saiba que standby é um vampiro de energia. De modo geral, se não estou usando algo, tiro até da tomada. A não ser que seja o Hal 9000.

8. Mantenha o sistema de refrigeração do laptop limpo

Basta usar um cotonete para tirar o pó das aberturas de ventilação. Tente usar o lap numa posição em que a refrigeração esteja sempre desobstruída.

9. Planeje seu consumo de recursos

Responder emails enquanto um jogo ou DVD está pausado pode ser uma péssima idéia. Recursos multimídia consomem muito processamento. Tente fazer uma coisa de cada vez.

10. Ajuste suas configurações de consumo de energia no Windows

Vá para o menu iniciar / Painel de controle / Opções de energia / Esquemas de energia. Lá, escolha a opção Maximizar bateria. Você pode inclusive personalizar alguns procedimentos do sistema para adaptá-lo melhor ao seu jeito de trabalhar.

Fonte: Magaiver / Friedbeef's Tech