Como jogar jogos do Gamecube e Wii no computador

Instale e configure o emulador Dolphin para poder jogar os jogos de Game Cube e Wii em seu computador usando o teclado, mouse ou mesmo os controles originais.

Use o emulador Dolphin para poder jogar os games de Wii ou Gamecube em seu computador emulando os jogos com a mesma ou maior qualidade que nos consoles.

Se você possui alguns jogos de Nintendo Gamecube ou mesmo do Nintendo Wii, saiba que é possível emular estes jogos em computadores mais modestos podendo se divertir com os games que marcaram época novamente.

emulando jogos de Gamecube e Wii no computador

Precisaremos para isso basicamente de um computador decente, com bom processamento, memória RAM e se possível uma boa placa gráfica, o programa emulador Dolphin e uma ISO de algum jogo do Gamecube ou Wii.

É possível melhorar os gráficos dos jogos originais podendo rodar em Full HD 1080p, usar filtros anti-aliasing, Anisotropic e muito mais.

Sobre o Nintendo Gamecube

O videogame Gamecube foi lançado em 14 de setembro de 2001 como sucessor do Nintendo 64 e concorreu diretamente com o Sony Playstation 2, Xbox e Sega Dreamcast como console de 6º geração.

O console usava mini DVDs (em vez dos habituais DVDs utilizados pelos concorrentes), tinha um design de cubo e seus gráficos eram considerados melhores que os outros consoles de 6ª geração, fazendo com que fosse também o aparelho mais caro. Vendeu cerca de 22 milhões de unidades em todo o mundo.

Sobre o Nintendo Wii

O Wii já faz parte de 7º geração de consoles e foi lançado em 19 de novembro nos EUA. Como seus concorrentes temos o Sony Playstation 3 e o Xbox 360. Em termos gráficos o Wii perde feio para eles, mas o que se destacou no console desde seu lançamento foi à maneira que jogamos.

Os controles do Wii têm sensores de movimentos e isso mudou a forma como jogávamos e atraíram outros tipos de gamers, os casuais e até membros da família que se divertiam com os jogos e os movimentos necessários para se jogar.

O Wii está sendo substituído pelo seu sucessor, o Wii U e até o momento já vendeu mais de 75 milhões de unidades em todo o mundo!

Como emular os jogos do Wii e Gamecube no PC

Existe um emulador chamado Dolphin (codinome dado para o primeiro nome do Gamecube) que possibilita a execução de jogos do Nintendo Wii e do Gamecube em seu computador.

Para isso será necessário baixar o emulador Dolphin pelo link abaixo:
http://dolphin-emulator.com/download.html?lang=pt

Se você possui um sistema operacional de 64 bits, pegue o emulador na versão 64 bits também, pois se tem um melhor desempenho com esta versão. Caso não saiba a versão do Windows que utiliza, leia: Como saber a versão do meu Windows.

O emulador vem compactado (zipado). Então extraia todos os arquivos para um diretório.

dolphin-extraindo

Você precisará também de um jogo de Gamecube ou Wii para poder jogar. Você pode colocar o game no drive de seu computador ou então transformar ou baixar algum jogo em formato de arquivo .iso da internet.

É recomendado criar um diretório chamado “roms” na mesma pasta onde está o emulador e colocar o jogo neste diretório. Neste caso eu coloquei a ROM do Mario Kart Double Dash para Gamecube onde tenho o jogo original em mini DVD e o transformei em uma .iso.

dolphin-rom

Requisitos para rodar o Dolphin

Antes de abrir o emulador recomendo que verifique se o seu computador tem os programas e o hardware necessário para emular satisfatoriamente os jogos.

Requisitos do sistema

O emulador precisa de um processador dual core no mínimo. Processadores single core não rodarão os jogos. Além disso é necessário no mínimo:

  • Windows XP ou superior, Linux ou Mac OSX (Intel);
  • Um processador rápido com no mínimo SSE2;
  • Placa de vídeo com Pixel Shader 2 ou superior. Se a placa de vídeo for onboard, algumas versões poderão não funcionar. É necessário suporte a DirectX 9, no mínimo.

Biblioteca de execução necessárias

Se você tentou executar o emulador e deu erros como a falha na inicialização do VCOMP100.dll, saiba que é necessário ter algumas bibliotecas básicas para executá-lo corretamente. Normalmente estas bibliotecas de execução já vêm instaladas em certas versões do Windows, mas em algumas é necessário instalar a parte. São elas:

Driver para sua placa de vídeo

É recomendado que tenha instalado os drivers atualizados para sua placa de vídeo. Ela tem que ter suporte ao OpenGL 2 ou Direct3D 9.0c. Você pode entrar nos sites da ATI, Nvidia, Intel ou de outro fabricante para procurar e instalar os drivers para o modelo da sua placa.

Executando e configurando o Dolphin

Agora podemos executar e abrir o emulador dando um duplo clique em Dolphin.exe.

dolphin-executando

Primeiramente iremos configurar a parte gráfica do emulador. Ela é a que mais utiliza recursos do seu processador e dependendo das configurações realizadas os jogos poderão ou não ficar lentos.

Configurando os gráficos do Dolphin

Para abrir a janela de configurações gráficas do emulador, basta clicar no ícone Gráficos ou ir em Opções > Configurações de Gráficos

dolphin-graficos

Na primeira aba Geral você pode escolher a API gráfica que o emulador irá usar (recomendo Direct3D9 se você está usando no Windows ou OpenGL caso esteja usando em outro sistema operacional), o adaptador (placa de vídeo), resolução em tela cheia e outros recursos.

Se por acaso der erro do emulador fechar inesperadamente, tente mudar o "Backend" para OpenGL ou Direct3D9.

dolphin-graficos-geral

Aba Improvisos você poderá ativar algumas opções improvisadas. Recomendamos que em um primeiro momento você deixe o Anti-Aliasing como “Nenhum” e a Filtragem Anisotrópica como “1X”. É que estas opções consomem muitos recursos da CPU e recomendamos que inicialmente fiquem com baixos valores para ver como será a emulação. Depois você poderá aumentar gradativamente e ver se não haverá alterações na velocidade, já que quanto maior o valor, melhores serão os gráficos.

dolphin-graficos-improvisos

Aba Hacks é possível selecionar, ativar ou desativar certas opções para “consertar” certos defeitos que venham aparecer em determinados jogos.

Para ajudar na velocidade do jogo, recomendo que deixe habilitado a opção "Não permitir o acesso da CPU ao EFB", pois se deixar desabilitado em certas cenas poderão ocorrer lentidão.

dolphin-graficos-hacks

Aba Avançados eu não recomendo mexer a não ser que saiba o que está fazendo e saiba para que sirva cada opção. Se passar o mouse em cima de cada uma delas, poderá ver uma descrição.

dolphin-graficos-avancado

Configurando o áudio do Dolphin

Para configurar as opções de som do Dolphin, clique no ícone DSP ou vá em Opções > Configurações do DSP.

É possível mudar a engine de emulação, volume, backend de áudio, taxa de amostragem e outras. Recomendo deixar como está.

dolphin-dsp

Configurando os controles do Gamecube no Dolphin

Se você irá jogar um game de Gamecube, clicando em GCPad ou indo em Opções > configurações de controle do Gamecube é possível alterar o que cada tecla irá realizar no jogo, emulando os botões do controle do Gamecube.

dolphin-gcpad

Configurando os controles do Wii no Dolphin

Para os jogos do Wii podemos alterar os controles, inclusive a emulação do Wii Remote pelo mouse. Basta clicar em Wiimote ou vá em Opções > Configurações de Wiimote. Na primeira tela de configuração você poderá alterar a posição da “barra do sensor”, sensibilidade, volume do auto falante e outros.

dolphin-wiimote

Se você clicar em Configurar do “Wiimotes” poderá ver mais opções dos sensores, botões A e B e muitos outros.

dolphin-wiimote Sensor

Configurações dos atalhos do Dolphin

Os atalhos são uma “mão na roda” para podermos executar certas funções rapidamente no emulador, como abrir a rom, mudar o disco durante um jogo, atualizar a lista, reiniciar, salvar, carregar, etc. Você pode configurar as teclas de atalho indo em Opções > Configurações de atalho.

dolphin-hotkey

Configurações gerais do Dolphin

Nas configurações gerais é possível escolher certas opções importantes para quem tem processadores dual core, como ativar o modo de dois núcleos, engine de emulação do CPU, separar as tarefas em núcleos, pular a BIOS, etc.

dolphin-opcoes-gerais

Abrindo o jogo no Dolphin

Agora vamos a melhor parte, jogar!

Se você usará um jogo baixado da internet ou transformado em um arquivo .iso, coloque eles no diretório “roms” que criou na pasta onde está o emulador.

Agora vá em Arquivo > Procurar por ISOs...

E selecione o diretório onde estão os jogos em formato ISO.

dolphin-localizando-iso

O nome do jogo com sua imagem deverá aparecer na tela principal do Dolphin. Caso coloque mais jogos no diretório “roms”, basta clicar no ícone Atualizar para que o programa atualize a listagem de jogos.

dolphin-listagem-roms

Bem, agora é só clicar duas vezes em cima do jogo para poder abri-lo e jogar a vontade.

Mas se você está usando o mini DVD do Gamecube ou o DVD de algum jogo do Wii no drive do seu computador, deverá ir a Arquivo > Carregar a partir do drive de DVD... e selecionar a letra correspondente do drive onde está localizado o disco.

dolphin-carregar-jogo-drive

E assim o jogo inicia, podendo inclusive os gráficos serem melhores do que nos consoles devido aos plug-ins gráficos e ao processador de seu computador ter mais recursos para implementar novas funções nos visuais dos jogos.

dolphin-mario-kart-dash

dolphin-new-super-mario-bros

Vídeo de como melhorar a performance do Dolphin e outras configurações

Os vídeos abaixo ensinam a configurar o emulador para tentar extrair o máximo de velocidade em seu computador, caso as configurações demonstradas neste artigo não surtam tanto efeito.