Zorin OS é o Linux com área de trabalho semelhante ao Windows

Para quem não utiliza o Linux por que acha complicado e diferente do Windows, conheça o Zorin OS que tem sua interface baseado no sistema operacional da Microsoft.

Linux é o sistema operacional com maior quantidade de variações disponíveis para os usuários e muitos deles são até demasiados. E para quem gostaria de usar o Linux, mas tem receios do seu ambiente, já que está acostumado com o Windows, Zorin OS é um sistema que foi trabalhado para se parecer ao máximo com o Windows 7.

Linux parecido Windows Zoren OS

Zorin OS é ideal para quem precisa do Linux e quer ter a área de trabalho muito parecida com o Windows. O sistema operacional é baseado no Ubuntu (atualmente Ubuntu 14.04 LTS), que possui melhorias significativas principalmente no aspecto de estabilidade e itens que melhoraram a funcionalidade do sistema em um todo.

O navegador padrão que vem no sistema operacional é o Firefox, mas pode ser alterado, se quiser para outro como o Chrome, Opera e Midori usando o aplicativo Zorin Web Browser Manager.

Você também pode escolher outros ambientes de trabalho, caso não goste do modelo padrão. Use o programa Zorin Look Changer para escolher entre o estilo do Windows 7, Windows XP e o novo Gnome 2.

menu-iniciar-zorin-os

Principais vantagens

Como mencionamos o Zorin OS dá melhor experiência aos usuários acostumados com o Windows com a vantagem do sistema operacional Linux que seriam:

  • Não há riscos de pegar vírus;
  • É super rápido e precisa de poucos recursos de sua máquina para funcionar;
  • Possui desktop similar ao Windows sendo amigável de usar;
  • A área de trabalho pode ser alterada e personalizada facilmente;
  • É robusto e estável;
  • Praticamente todos os programas que você usa no Windows tem versões semelhantes no Linux;
  • Softwares de código fonte aberto podendo ser personalizado por programadores;
  • Disponível em mais de 55 idiomas;

Posso utilizar programas ou jogos do Windows no Linux?

O Zorin OS já vem com vários programas instalados, como Office, navegadores web, comunicadores, visualizadores e editores de vídeos e imagens, entre outros.

Se você tem um programa que não pode ser substituído e não tem versão semelhante no Linux ou ainda quer jogar algum jogo, você pode tentar utilizar o Wine e PlayOnLinux que de certa forma “emulam” algumas bibliotecas do Windows para que os aplicativos pensem estar nesta plataforma.

central-programas-jogos-zoren-os

Posso usar o Windows e o Linux Zorin OS no mesmo computador?

Sim, você pode instalar o Zorin OS em modo dual boot instalando o sistema em outra partição do HD para que possa usar os dois sistemas operacionais no mesmo computador. Assim quando você ligar o sistema poderá escolher entre seu sistema operacional padrão ou o Zorin OS.

Download e instalação do Zorin OS

Zorin OS é distribuído em duas versões:

As versões “Premium” são pagas e custam 9,99 euros. A diferença entre a versão grátis é que possuem programas escolhidos a dedo para usuários avançados ou empresas.

Mas a grátis é ideal para a maioria dos usuários, principalmente para aqueles que querem conhecer este sistema.

Basta baixar uma das versões disponíveis, gravar a imagem em um pen drive ou CD/DVD, entrar na BIOS (Setup) do computador e fazer com que o primeiro boot seja pelo drive do CD/DVD ou USB (pen drive). Assim quando ligar o computador com o CD/DVD no drive ou pen drive, a instalação poderá ser inicializada.


Vídeo com a demonstração do Zoren OS