Novo Xbox One: Especificações e detalhes de hardware divulgado

Com um hardware praticamente igual ao do PS4, Microsoft exibe informações mais detalhadas do seu novo console que estará substituindo em breve o Xbox 360.

Sim, o novo Xbox se chamará Xbox One e terá um visual diferenciado dos demais videogames da empresa. A proposta é além de possibilitar que jogadores usufruam da sua finalidade principal que é jogar, também possa ser uma central multimídia para a sala de estar.

A aparência lembra um HTPC (Home Theather Personal Computer), tendo pouca altura e mais largura com profundidade. Um visual mais atraente para se colocar na sala, parecendo um player de Home Theater em tons escuros. Ou como muitos sitaram, um visual de videocassete!

Especificações carcaça Xbox One

Processadores e gráficos

Não se sabe realmente a marca do processador, mas tudo indica que é da AMD, chamado de Jaguar. É um octa-core (processador de 8 núcleos), uma GPU (processador gráfico) adaptado para gráficos do DirectX 11.1 e 32MB de banda larga incorporado a memória ESRAM.

O chip tem apenas 28nm de tamanho e vai consumir em torno de 100 watts. Um pouco mais “gastão” que os atuais Xbox 360 Slim e PS3. Mas isso é comum e com o tempo e novas versões dos processadores sendo lançados o consumo irá diminuir. E não se preocupe com o calor gerado, a Microsoft promete que esta geração do Xbox será até 4 vezes mais silenciosa que seu antecessor.

Memória e armazenamento

É semelhante ao do Playstation 4, com 8GB de RAM, mas do tipo DDR3 em vez do GDDR5 da Sony (que possui menor latência porém com menor velocidade de transferência). O disco rígido será de 500GB e de velocidade ainda desconhecida.

Áudio e vídeo

As saídas e o Xbox One suportam resoluções de 1080p e 4K. O som será Surround de 7.1 canais.

Media e conectividade

O drive será um combo de DVD e Blu-ray. A saída HDMI será do tipo 1.4 com algumas portas USB 3.0. Entrada de rede Ethernet padrão e três Wi-Fi 802.11, permitindo o acesso a internet sem fio, comunicação com o controle e outros dispositivos, como tablets e smartphones com Windows.

Kinect

Já virá junto com o console, contendo um sensor infravermelho de profundidade de 250.000 pixels e uma webcam de 720p.

Xbox One Kinect Controle

Infelizmente o Xbox One não rodará os jogos de Xbox 360, pois seu processador tem uma certa arquitetura diferente, mais baseadas em PCs X86.