Windows XP Service Pack 3 (SP3) Download PT-BR Português

O Service Pack 3 do Windows XP é a atualização mais esperada para este primeiro trimestre e foi lançada hoje.

Neste tópico vocês obterão mais informações oficiais sobre o SP3 e também como baixar o SP3 do Windows XP.

Windows XP SP3

Introdução

A Microsoft trabalha para aprimorar continuamente o desempenho, a segurança e a estabilidade do sistema operacional Windows. Como parte deste esforço, a Microsoft desenvolve atualizações, correções e outras melhorias que tratam problemas relatados pelos clientes e parceiros da empresa. Para facilitar a obtenção dessas atualizações e melhorias para os clientes, a Microsoft as combina periodicamente em um único pacote e torna esse pacote disponível para todos os clientes do Windows. Esses pacotes são chamados service packs.

O Windows XP Service Pack 3 (SP3) contém todas as atualizações do Windows XP lançadas anteriormente, incluindo atualizações de segurança e hotfixes. Ele também contém versões fora de banda selecionadas e um pequeno número de novas melhorias, o que não altera significativamente a experiência dos clientes com o sistema operacional.

SP3 XP

O Windows XP SP3 fornece uma nova linha de base para clientes que ainda estão implantando o Windows XP. Para clientes com instalações existentes do Windows XP, o Windows XP SP3 preenche a lacuna nas atualizações que eles possam ter perdido; por exemplo, recusando atualizações individuais ao usar o Windows Update.

O Windows Vista oferece o recurso mais avançado de segurança e gerenciamento, mas para PCs que não podem ser atualizados para Windows Vista agora, o Windows XP SP3 garante que eles tenham todas as atualizações disponíveis e permite que esses PCs aproveitem alguns dos novos recursos do Windows Server 2008, como NAP (Proteção de Acesso à Rede).

 

O que há de novo no Service Pack 3

O Windows XP SP3 contém todas as atualizações do Windows XP lançadas anteriormente, incluindo hotfixes e atualizações de segurança e versões fora de banda selecionadas. Por exemplo, o service pack inclui recursos lançados anteriormente como atualizações, como o MMC (Microsoft® Management Console) 3.0 e o MSXML6 (Microsoft Core XML Services 6.0).

A Microsoft não está adicionando recursos significativos de novas versões do Windows, como o Windows Vista, ao Windows XP por meio do XP SP3. Por exemplo, o Windows XP SP3 não contém o Windows Internet Explorer 7, embora o Windows XP SP3 contenha atualizações para o Internet Explorer 6 e o Internet Explorer 7 e atualize qualquer versão que esteja instalada no computador. Para obter mais informações sobre o Internet Explorer 7, visite a home page do Internet Explorer.

Uma exceção notável é que o SP3 não contém a NAP (Proteção de Acesso à Rede) para ajudar organizações que usam o Windows XP a aproveitar os novos recursos do sistema operacional Windows Server® 2008.

O artigo da Base de Dados de Conhecimento 936929 lista todos os outros artigos da Base de Dados de Conhecimento associados às atualizações incluídas no Windows XP SP3. As seções a seguir também fornecem uma descrição de alto nível da funcionalidade incluída no Windows XP SP3.
 

 

Funcionalidades lançadas anteriormente

A funcionalidade que a tabela abaixo descreve já está disponível para Windows XP em atualizações autônomas. Porém, os administradores de sistema devem optar por instalar cada uma dessas atualizações. O Windows XP SP3 as inclui por padrão.

 

Funcionalidade

Descrição

Gerenciamento

MMC 3.0

O MMC 3.0 é uma estrutura que unifica e simplifica as tarefas de gerenciamento de sistema cotidianas no Windows fornecendo navegação, menus, barras de ferramentas e fluxo de trabalho comuns em diversas ferramentas. O artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft 907265 descreve detalhadamente essa funcionalidade.

MDAC

MSXML6

O MSXML6 oferece melhor confiabilidade, segurança e conformidade com as recomendações W3C XML 1.0 e XML Schema 1.0. Ele também fornece compatibilidade com o System.XML 2.0.

MSI

Microsoft Windows Installer 3.1 v2 (3.1.4000.2435)

O Windows Installer 3.1 é uma pequena atualização do Windows Installer 3.0, que a Microsoft lançou em setembro de 2004. O Windows Installer 3.1 contém funcionalidade nova e aprimorada. Além disso, o Windows Installer 3.1 aborda alguns problemas que a Microsoft encontrou no Windows Installer 3.0. O artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft 893803 descreve essa funcionalidade.

Sistema de rede

Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano (BITS) 2.5

O BITS 2.5 é exigido pelo Microsoft System Center Configuration Manager 2007 e pelo Windows Live OneCare. O BITS 2.5 ajuda a aprimorar a segurança. Se você usar o BITS para transferir dados, os novos recursos também aprimorarão a flexibilidade. O artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft 923845 descreve o BITS 2.5.

Atualização de Diretiva Simples do IPSec para Windows Server 2003 e Windows XP

Esta atualização ajuda a simplificar a criação e manutenção de filtros de IPSec, reduzindo o número de filtros que são necessários para a implantação de um isolamento de servidor e domínio. A Atualização da Diretiva Simples remove o requisito de filtros de permissão da infra-estrutura de rede explícita e introduz o fallback aprimorado ao comportamento sem criptografia. O artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft 914841 descreve com mais detalhes essa atualização lançada anteriormente.

Serviço de Gerenciamento de Identidade Digital (DIMS)

O DIMS possibilita aos usuários efetuar logon em qualquer computador associado ao domínio para acessar silenciosamente todos os seus certificados e chaves privadas de aplicativos e serviços.

Protocolo PNRP (Peer Name Resolution Protocol) 2.1

Esta atualização habilita programas baseados em Windows XP SP3 que usam PNRP a se comunicarem com programas do Windows Vista que usam PNRP. O artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft 920342 descreve essa atualização lançada anteriormente.

Protocolo RDP 6.1

O protocolo RDP usado para comunicação entre o Terminal Server e o cliente do Terminal Server. O RDP é encapsulado e criptografado no TCP. Essa atualização facilita a comunicação entre máquinas que executam o Windows XP e o Windows Vista. O artigo da Base de Dados de Conhecimento 186607 descreve o RDP. O artigo da Base de Dados de Conhecimento 951616 descreve o RDP.

Wi-Fi Protected Access 2 (WPA2)

Esta atualização do Windows XP fornece suporte a WPA2, a mais recente solução de segurança sem fio baseada em padrões derivada do padrão IEEE 802.11i. O artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft 893357 descreve essa atualização.

 

 

Funcionalidades novas ou aprimoradas

 

 

 

Funcionalidade

Descrição

Sistema de rede

Detecção de roteador de "buraco negro"

O Windows XP SP3 contém melhorias à detecção de roteador de buraco negro (detectando roteadores que estão descartando pacotes silenciosamente), ativada por padrão.

NAP (Proteção de Acesso à Rede)

NAP é uma plataforma de aplicação de diretiva incluída no Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows XP SP3 com a qual é possível proteger melhor os recursos da rede, impondo a conformidade com os requisitos de integridade do sistema. Usando NAP, é possível criar diretivas de integridade personalizadas antes de permitir o acesso ou a comunicação; atualizar automaticamente os computadores compatíveis para garantir a compatibilidade contínua; e, opcionalmente, confinar os computadores não compatíveis a uma rede restrita até que eles se tornem compatíveis. Para obter mais informações sobre NAP, consulte Network Access Protection: Frequently Asked Questions (em inglês).

 

 

 

CredSSP Security Service Provider

O CredSSP é um novo SSP (Security Service Provider) que está disponível no Windows XP SP3 por meio da SSPI (Security Service Provider Interface). O CredSSP permite que um aplicativo delegue as credenciais do usuário do cliente (pelo SSP do cliente) ao servidor de destino (por meio do SSP do servidor). O Windows XP SP3 envolve somente a implementação do SSP do cliente e está sendo usado atualmente pelo RDP 6.1 (TS), embora possa ser usado por qualquer aplicativo de terceiros que deseje usar o SSP de cliente para interagir com aplicativos que executem implementações de servidor do SSP em servidores Vista/LH.

Há uma especificação técnica desse SSP disponível no Centro de Download da Microsoft.

Observe que CredSSP está DESATIVADO por padrão no Windows XP SP3. Para habilitar o CredSSP, os administradores podem modificar as seguintes chaves do Registro:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Lsa]

Ao valor “Security Packages” de tipo REG_MULTI_SZ, adicione “tspkg”, além dos dados específicos do SSP já presentes.

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders]

Ao valor “SecurityProviders” de tipo REG_SZ, adicione “credssp.dll”, além dos dados específicos do SSP já presentes.

Segurança

Interface de usuário descritiva de Opções de Segurança

O painel de controle Opções de Segurança no Windows XP SP3 agora tem mais texto descritivo para explicar configurações e evitar a configuração de definições incorretas. Figura 1 mostra um exemplo dessa nova funcionalidade.

P:\Microsoft\WINXP_SP3\work\Roman\Finished_screenshots\PNG\BR_screenshot.png

SP3 do windows

Segurança aprimorada para entradas de administrador e de diretiva de serviço

No System Center Essentials para Windows XP SP3, as entradas de Administrador e Serviço estarão presentes por padrão em qualquer nova instância da diretiva. Além disso, a interface de usuário para o direito de usuário Representar um Cliente após Autenticação não poderá remover essas configurações.

Módulo criptográfico da Microsoft

Implementa e oferece suporte aos algoritmos de hash SHA2 (SHA256, SHA384 e SHA512) na validação de certificado X.509. Esse recurso foi adicionado ao módulo de criptografia rsaenh.dll.

Os módulos de criptografia XP SP2 Rsaenh.dll/Dssenh.dll/Fips.sys foram certificados de acordo com as especificações FIPS 140-1. O padrão FIPS (Federal Information Processing Standard) 140-1 foi substituído pelo FIPS 140-2, e esses módulos foram validados e certificados de acordo com esse padrão. Para obter mais informações, consulte Microsoft Kernel Mode Cryptographic Module (em inglês).

Instalação

Ativação do Windows

Como no Windows Server 2003 SP2 e no Windows Vista, os usuários agora podem concluir a instalação do sistema operacional sem fornecer uma chave de produto durante uma instalação completa e integrada do Windows XP SP3. O sistema operacional solicitará ao usuário a chave de produto mais tarde, como parte das Vantagens do Windows Original.

Como com os service packs anteriores, nenhuma chave de produto é solicitada ou necessária ao instalar o Windows XP SP3 usando o pacote de atualização disponível por meio do Microsoft Update.

Observação   As mudanças na Ativação do Windows XP SP3 não são relacionadas ao Serviço de Gerenciamento de Chaves (KMS) do Windows Vista. Essa atualização afeta somente novas instalações do sistema operacional que utilizem a fonte de mídia integrada. Essa atualização afeta apenas a mídia de instalação e não é uma alteração na forma que a ativação funciona no Windows XP.

 

Resumo

O Windows XP SP3 combina todas as atualizações de desempenho, segurança e estabilidade lançadas anteriormente. Ele também fornece um número limitado de funcionalidades novas e aprimoradas, embora não altere significativamente a experiência do Windows XP ou forneça funcionalidade de novas versões do Windows ao Windows XP. Os objetivos do Windows XP SP3 são:

  • Fornecer uma nova linha de base para clientes que ainda estejam implantando o Windows XP, para ajudá-los a evitar a inconveniência de aplicar atualizações individuais.
  • Preencher lacunas nas atualizações que os usuários possam ter perdido, recusando atualizações individuais ao usar as Atualizações Automáticas, e fornecer atualizações que não estavam disponíveis por meio do Windows Update.
  • O Windows Vista oferece o recurso mais avançado de segurança e gerenciamento, mas para PCs que não podem ser atualizados para Windows Vista agora, o Windows XP SP3 garante que eles tenham todas as atualizações disponíveis e permite que esses PCs aproveitem alguns dos novos recursos do Windows Server 2008, como NAP (Proteção de Acesso à Rede).

 

Instalando o Windows XP SP3

O Windows XP SP3 estará disponível por meio do Windows Update e do Centro de Download da Microsoft. O service pack também estará disponível para clientes de Licenciamento em Volume, assinantes do TechNet e assinantes do MSDN®.

Usando o Windows Update, o tamanho do download varia, mas é geralmente 70 MB (megabytes), dependendo da configuração do computador. Usando o Centro de Download, o tamanho do download é aproximadamente 580 MB.

A implantação do Windows XP SP3 funciona fundamentalmente da mesma forma que as implantações do SP1 e do SP2 para o Windows XP:

  • O SP3 é cumulativo, por isso os usuários podem instalar o SP3 no Windows XP SP1 ou SP2.
  • O Windows XP SP3 oferece suporte aos mesmos idiomas que o Windows XP ofereceu em sua versão inicial.
  • Você pode executar o pacote de atualização SP3 em qualquer edição do Windows XP SP1 ou SP2. Por exemplo, você pode executar o pacote de atualização SP3 em um computador que execute o Windows XP Media Center Edition com SP1. As exceções são as edições Embedded para XP.
  • As ferramentas e as orientações para administradores de sistema não foram alteradas fundamentalmente em relação ao Windows XP SP2. Para obter informações abrangentes, visite os sites Deploy Windows XP Professional e Windows XP Service Pack 2 Deployment Information (ambos em inglês) no Microsoft TechNet.
  • Você pode implantar o SP3 usando o Microsoft Systems Management Server 2003, Microsoft System Center Configuration Manager 2007 ou soluções de terceiros. O processo não foi alterado fundamentalmente.
  • O Windows XP SP3 se aplica apenas a edições x86 (32 bits) do Windows XP. As edições x64 (64 bits) do Windows XP foram servidas pelo Windows Server 2003 SP2. Para obter informações adicionais, vá para Windows Server 2003 Service Pack 2 (em inglês).

 

Download do Windows XP SP3 PT-BR

 

Dúvidas e sugestões basta comentar.