Windows: Solucionando problemas de compatibilidade em programas e jogos
Aprenda a usar as funções de compatibilidade do Windows para solucionar problemas em aplicativos.
Se ao instalar um aplicativo em seu computador você perceber que ele não está executando corretamente e está dando problemas ou erros, veja como solucionar problemas de compatibilidade.
Isso é muito comum em programas ou jogos mais antigos que temos que ao tentarmos instalar e rodar nos Windows mais modernos apresentam erros, problemas gráficos, travamentos e outros sintomas que não aconteciam nas versões anteriores do sistema operacional.
É que a cada nova versão do Windows, algumas funções ou bibliotecas são alteradas ou melhoradas podendo fazer com que a programação de um aplicativo execute de forma incorreta.
Para tentar solucionar este problema, a Microsoft lançou desde os tempos do Windows XP, onde teve uma grande mudança em seu kernel e bibliotecas, uma função de compatibilidade para tentar sanar e usar bibliotecas mais antigas que são especificas para o programa ou jogo em execução.
Esta dica serve para qualquer versão do Windows a partir do XP, como o Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e possivelmente outros que virão.
Sobre o Serviço Auxiliar de Compatibilidade de Programas
O Serviço Auxiliar de Compatibilidade de Programas é um serviço que é ativado pelo Windows quando tentamos instalar algum aplicativo. Ele tem a finalidade de verificar se o aplicativo em questão é compatível com a versão do Windows e se não tem nenhum problema critico de compatibilidade não deixando que o mesmo seja instalado para que não haja problemas em seu computador.
Este tipo de serviço dá suporte ao PCA (Auxiliar de Compatibilidade de Programa), onde o PCA monitora os programas instalados e executados pelos usuários do Windows, detectando problemas de compatibilidade conhecidos.
Se clicar em “Verificar por uma solução online” (Check for solutions online) o Windows verificará na internet se já não existe alguma solução ou patch que possa ser instalado para que o aplicativo possa ser instalado sem problemas.
Outra ocasião em que o serviço auxiliar de compatibilidade de programas pode agir é quando tentar instalar um drive que seja de outra versão do Windows, por exemplo, ao tentar instalar um drive de Windows Vista no Windows 7 poderá aparecer uma mensagem semelhante abaixo.
Desta forma você pode tentar clicar no botão Reinstalar usando as configurações recomendadas (Reinstall using recommended settings) que tentará localizar algum driver compatível, configuração apropriada, etc. Ou se quiser, pode tentar clicar em Este programa foi instalado corretamente (This program installed correctly) e ver se funciona em seguida.
Verificando se o Serviço Auxiliar de Compatibilidade de Programas está ativo
Se você nunca viu nenhuma das mensagens ou telas acima e até mesmo para verificarmos se realmente este serviço está ativado em seu Windows para que possamos prosseguir com os procedimentos a seguir de compatibilidade, vamos verificar se o serviço auxiliar de compatibilidade de programas está ativo.
Para isso, vá ao menu Iniciar do Windows e procure por: servi
Clique com o botão direito do mouse em Serviços e escolha Executar como administrador.
No Windows 8 você deve apertar no teclado Win e F ao mesmo tempo e procurar por: servi
Na listagem de serviços do Windows, encontre o Serviço auxiliar de compatibilidade de programas. Verifique na coluna Tipo de inicialização se está como “Manual”. E na coluna Status como em “Em execução”.
Se não estiver desta forma, clique com o botão direito do mouse em cima do nome do serviço e escolha Iniciar. Se escolher Propriedades ao clicar com o botão direito do mouse em cima do serviço poderá alterar também o tipo de inicialização que o recomendado é “Manual”.
Usando o Solucionar problemas de compatibilidade
O Solucionar problemas de compatibilidade é uma função do Windows que tenta auxiliar de forma automática os problemas de compatibilidade de aplicativos, programas, games e drivers mais antigos nos Windows mais novos.
O sistema consulta a internet em busca de problemas e soluções e lhe dá certas opções a serem tomadas para tentar fazer com que possa executar o aplicativo sem problemas.
Para usar esta função, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do atalho ou arquivo executável e selecionar a opção Solucionar problemas de compatibilidade.
Uma janela irá se abrir e após uma busca na base de dados da Microsoft na internet, irá mostrar algumas opções para que possa tentar solucionar os problemas com base nas configurações recomendadas ou tentando solucionar problemas do programa com base no que observa de estranho ou errado.
Eu recomendo que tente primeiro a opção de cima (Tentar configurações recomendadas) e caso nenhuma solução seja apontada, tente a outra (Solucionar problemas de programa).
Selecionando métodos de compatibilidade manualmente
Se pelo método automatizado acima não funcionou, tente escolhendo as opções de compatibilidade de forma manual.
Basta clicar com o botão direito do mouse em cima do atalho ou arquivo executável e selecionar Propriedades.
Clique na aba Compatibilidade e poderá executar algumas opções manualmente, como:
- Executar soluções de problemas de compatibilidade: abri o modo automatizado de resolução de problemas de compatibilidade descrito no tópico anterior;
- Modo de compatibilidade: você pode selecionar uma versão do Windows em que este programa é recomendado ou rodou perfeitamente;
- Configurações: Modo de cor reduzido (só se for programas muito antigos da época do Windows 95 ou 98), Executar em resolução da tela 640x480, Desativar dimensionamento da exibição em configurações de DPI alto;
- Nível de privilégio: Executa o programa como administrador;
Normalmente usando a primeira opção onde se escolhe o tipo de sistema operacional já resolve o problema de compatibilidade para a maioria das aplicações.
Tenho uma impressora HP psc 1310 desde 2004 quando adquirir e sempre usei nas versões do Windows sem problemas inclusive no Windows 10. Só que agora devido um problema com o computador, não estou conseguindo instalar a impressora que acusa problemas compatibilidade então, eu agradeço uma boa dica de como sair disso e concluir a instalação numa boa. Já solicitei o Answers da Microsoft e até agora nada. Obrigado.
Oi Jonas, a sua impressora é compatível sim com o Windows 10, tanto a versão 32 bits (x86) quando a 64 bits (x64).
Já tentou baixar o drive mais atualizado aqui? https://support.hp.com/br-pt/drivers/selfservice/hp-psc-1310-all-in-one-...
Quem sabe baixando este drive ele não mostra mais a mensagem de que a impressora é incompatível.
Fico no aguardo.
Enviar novo comentário