Windows 8: Voltando para as opções de inicialização (F8) clássica

Saiba como ativar a clássica tela de Opções Avançadas de Recuperação do Windows 8, podendo acessá-la no boot ao apertar o F8.

O Windows 8 mudou a tela e algumas opções que haviam no modo de segurança (ou opções avançadas de inicialização) quando ficávamos apertando F8 seguidamente ao ligar o computador. Você pode fazer com que o acesso a estas opções voltem a ser como era antes.

Como a Microsoft alterou muitos itens da interface, ela também planejou melhorias gráficas na interface de recuperação e diagnóstico do sistema, para que usuários não se ficassem assustados com aquela interface semelhante ao DOS.

antigas opcoes inicializacao windows 8

Mas o problema é que não conseguimos acessar estas opções usando o F8. Temos que acessar o Windows 8 e selecionar isso nas configurações ou usando o DVD do sistema operacional para recuperar o sistema.

Eles também reduziram a quantidade de tempo que o usuário fica aguardando para selecionar uma das opções. E voltando para a interface antiga, você terá mais tempo para a escolha das mesmas e acessá-las com o F8 facilmente.

Ativando a tela de opções de inicialização avançada antiga

1. Inicie normalmente o Windows 8 e vá para a área de trabalho clássica e aperte a combinação de teclas Win + X para abrir o menu iniciar e escolha a opção Prompt de comando (admin).

prompt-comando-admin-windows-8

2. No Prompt de comando, digite:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

prompt-comando-bootmenupolicy

3. Agora reinicie o computador e fique apertando a tecla F8. Será mostrado a tela de inicialização avançada do Windows 8 em modo clássico.

opcoes-inicializacao-avancado-classico

Se você quiser desfazer esta tela e voltar para a moderna, basta executar o prompt de comando (Admin) novamente e digitar:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard

voltando-bootmenu-moderno