Windows 8 - Verificando dias que faltam para ativação e como reativar

Se você instalou a versão do Windows 8 para testes e precisa obter maiores detalhes e informações da licença atual, ver quantos dias ainda faltam para a ativação ou reativá-lo (rearm), veja os comandos.

No Windows 8, podemos instalar o sistema operacional em nossos computadores e testar por um certo período de tempo antes que precisemos colocar uma serial válida e ativar o windows.

Esse período varia e depende da versão instalada. Normalmente o tempo de testes é de 90 dias sendo que após este período você é constantemente lembrando de comprar uma licença e ativá-lo. Se você está usando uma versão de testes do Windows 8 como a RTM ou versão para desenvolvedores que foi lançada no inicio e na metade de 2012, saiba que nestas variantes você poderá usar o Windows 8 até o dia 13 de agosto de 2013.

windows8-comandos-reativacao-licenca

Como saber se o período de testes do Windows 8 está terminando

Saber se o tempo de testes está terminando é importante para não “ficar na mão” e ter seu sistema bloqueado ou reiniciando a todo o momento por conta do processo obrigatório de ativação.

Para isso podemos ver alguns comandos abaixo para ver até que data o Windows 8 irá funcionar sem a ativação.

Usaremos o comando SLMGR: Que tem como objetivo gerenciar as licenças de software do Windows 8.

Você precisa abrir o Prompt de comando. Basta apertar a tecla win e F ao mesmo tempo e procurar por cmd.

windows8-encontrando-cmd

Verificando dados e informações da licença atual no Windows 8:

Verificar o nome, core, descrição, chave parcial, status da licença e razão da notificação no Windows 8:

slmgr.vbs /dli

windows8-slmgr-dli

Mostrar informações mais detalhadas da licença atual do Windows 8 como o nome do Windows, identificação, identificação da ativação, identificação da aplicação, PID estendido, identificação da instalação, url da licença de uso, url da validação, chave do produto, status da licença, razão da notificação, contagem da rearmação restante do Windows e hora confiável:

slmgr.vbs /dlv

windows8-slmgr-dlv

Para saber qual será a data de expiração da licença, se ela já expirou ou em que modo está:

slmgr.vbs /xpr

windows8-slmgr-xpr

Reativando o Windows 8 e prolongando seu uso:

Para rearmar a ativação e estender por mais tempo a licença do Windows 8, você terá que usar o prompt de comando como administrador. Basta apertar no teclado Win e F ao mesmo tempo, procurar por cmd e em seguida clicar com o botão direito em cima do aplicativo Prompt de Comando escolhendo a opção Executar como administrador.

windows8-abrindo-cmd-como-administrador

Agora digite o seguinte comando no prompt:

slmgr.vbs /rearm

windows8-slmgr-rearm

Pronto, basta reiniciar para poder usar o Windows 8 por mais algum tempo. É possível usar este comando 3 vezes ao longo do tempo de uso do Windows.

Erro: 0xC004F025 de acesso negado

Se por acaso ao fazer estes comando do SLMGR você se deparar com o erro de acesso 0xC004F025, significa que deve abrir o Prompt de Comando como administrador do sistema, pois seu usuário atual não tem permissão para executar tal ação.

windows8-erro-0xC004F025