Windows 8 será até 70% mais rápido na inicialização

Um novo post no blog oficial do Windows 8, revela que o Windows 8 poderá ser até 70% mais rápido na inicialização do sistema operacional.

Em uma pesquisa feita pela Microsoft, boa parte dos usuários do Windows ainda usam a função para desligar por completo o sistema, em vez de usar o hibernar ou dormir, pois o computador continua a consumir energia quando usado estas opções de desligamento.

Boot Windows 8

Então a Mcrosoft está testando uma inicialização hibrida chamada de “modo de inicialização hibrido” ou “boot hibrido”, onde vai misturar os benefícios do desligamento com a hibernação.

Com o boot hibrido apenas a sessão do usuário ativo será encerrada e os dados do kernel serão armazenados no disco rígido (HD) ou disco sólido (SSD) com o uso da tecnologia “Extensible Firmware”, com uma retomada mais ágil ao ligar o computador, não precisando o sistema operacional reconstruir as informações novamente (semelhante ao uso do modo hibernar) usando além desta tecnologia de software, a tecnologia de hardware atual também, como os processadores com mais de um núcleo.

O problema que existia no modo “dormir” que ao colocar um novo driver no computador o sistema não reconhecia (tendo que reiniciar ou desligar e ligar o computador para instalar o novo driver), não ocorrerá no boot hibrido, onde o sistema irá detectar os novos drivers sem problemas.

Realmente este é um ótimo recurso, pois ninguém gosta de sistemas lentos, principalmente quando inicializamos o sistema operacional onde queremos que o sistema e os programas estejam prontos para ser usado o mais rápido possível.

Veja o vídeo abaixo, onde uma engenheira da Microsoft mostra a inicialização do novo Windows 8 em um notebook com SSD. Realmente fiquei impressionado com a inicialização.

Fonte: http://blogs.msdn.com/b/b8/archive/2011/09/08/delivering-fast-boot-times-in-windows-8.aspx