Windows 8 - Melhore o acesso e interação ao Windows Defender

Melhore o monitoramento e o acesso ao anti malware Windows Defender que já vem instalado com o Windows 8, mas fica oculto de nossa “visão”.

O Windows Defender é um programa anti vírus e anti malware que barra e previne que seu computador seja infectado por pragas virtuais. Este programa é derivado do ótimo anti vírus Microsoft Security Essentials (MSE) e oferece grandes soluções contra estas pestes que tentam infectar os computadores.

Colocando notificação status do Windows Defender

O problema é que no Windows 8 o Windows Defender está mais oculto e não sabemos como está seu status  ou mesmo não temos acesso ao rastreamento pelo menu de contexto. Por isso esta dica visa deixar o programa amostra colocando um ícone de notificação de status e também a implementação da opção de varredura do Windows Defender nas seleções encontradas quando clicamos com o botão direito do mouse.

Colocando o ícone de notificação do Windows Defender na barra de tarefas

Para que seja colocado um ícone onde você possa monitorar o status do Windows Defender no Windows 8 usaremos um aplicativo chamado Windows Defender Status Manager.

Este aplicativo usa as APIs padrões do Windows Defender para monitorar o status do anti vírus em segundo plano. Ele é bem pequeno, com cerca de 340 KB e precisa que tenha instalado e rodando o Framework .Net 3.5.

Você pode baixar o Windows Defender Status Manager aqui:
http://www.dicasparacomputador.com/files/windows-defender-status-manager.zip

Basta descompactar e instalar executando o arquivo installwdmgr.exe.

windows-defender-status-manager-instalacao

Durante a instalação você poderá escolher se quer que a opção de rastrear um arquivo ou pasta apareça no menu de contexto. Eu aconselho que escolha Yes.

windows-defender-status-manager-menu-contexto

Instalando o .NET Framework 3.5 para o ícone do status funcionar

Se após a instalação do Windows Defender Status Manager o ícone na barra de tarefas estiver com um “X” vermelho indicando que o programa não está funcionando, mesmo com o Windows Defender ativo e rodando perfeitamente, é provável que o .NET Framework 3.5 não esteja ativado ou instalado no Windows 8.

Você pode baixar e instalar acessando o site abaixo:
http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=21

Adicionando a opção de verificação de vírus do Windows Defender no menu de contexto

OBS: Só execute este arquivo .reg caso não tenha instalado o Windows Defender Status Manager com a opção de colocar a opção de varredura no menu de contexto, pois senão ficarão duas entradas no menu.

O menu de contexto é aquele que aparece quando clicamos com o botão direito do mouse na tela ou em cima de um ou mais arquivos, tendo a finalidade de mostrar opções rápidas e as mais utilizadas para uma determinada ação.

O Windows 8 já vem com o Windows Defender instalado em seu sistema, mas não foi colocado uma opção de acesso rápido para que possamos rastrear diretórios ou arquivos mais facilmente.

Se você quer apenas colocar esta opção de rastreamento de vírus e outras pragas do Windows Defender em seu menu de contexto sem precisar instalar o Windows Defender Status Manager, basta baixar, descompactar e rodar o arquivo .reg abaixo:
http://www.dicasparacomputador.com/files/adicionando-rastreamento-windows-defender-menu.zip

adicionando-varredura-antivirus-menu-contexto

Pronto, agora ao clicar com o botão direito do mouse em cima dos arquivos você terá a opção de poder fazer uma varredura com o Windows Defender.

menu-contexto-scan-with-windows-defender

Desinstalando a opção de varredura do menu de contexto

Caso queira apagar ou desinstalar, basta abrir o programa regedit.exe e em seguida apagar as seguintes entradas de registro:

[HKEY_CLASSES_ROOT\*\shell\scanwithwindowsdefender

removendo-registro-varredura-menu-contexto