Windows 8: Como fazer uma limpeza geral de cache e arquivos

Fazendo uma limpeza geral em caches e arquivos temporários do Windows 8

Uma das coisas que ajudam a acelerar o seu computador é fazer uma limpeza na cache, que são arquivos armazenados temporariamente para uso futuro de algum aplicativo. Mas muitas vezes estes arquivos não são mais utilizados, fazendo com que ocupem espaço em seu HD e deixem o sistema operacional mais lento.

Fazendo uma limpeza no Windows 8

Embora a limpeza de cache não seja tudo que possa fazer para deixar o sistema mais rápido, ainda sim isso ajuda muito, principalmente no Windows 8 onde temos praticamente dois ambientes, a Área de trabalho e a interface moderna do Iniciar.

Então ensinaremos como limpar resíduos de arquivos e caches destes dois ambientes.

Limpando cache de programas da área de trabalho

Vamos começar limpando a Área de trabalho do Windows 8 e a maneira mais eficiente para isso seria o uso do programa CCleaner. Com este programa você poderá limpar a cache do navegador, cache de miniaturas, cache de fontes, cache de DNS e outros mais.

window8-ccleaner

Você pode limpar a cache de todos os navegadores em seu computador de uma única vez usando o CCleaner (em vez de ficar fazendo isso manualmente um por um).

Existe também o aplicativo nativo do Windows para limpeza do sistema chamado “Limpeza de Disco”. No Windows 8 ele não está visível no menu de aplicativos, mas tem um jeito para encontra-lo:

Aperte no Win + F no teclado e em seguida busque por Cleanmgr. Pronto, na guia “Aplicativos” irá aparecer o programa “Limpeza de Disco” para poder usar e limpar sua Área de trabalho.

windows8-cleanmgr

Você pode limpar arquivos de log de configuração, lixeira, arquivos temporários, arquivos de programas baixados, arquivos de internet temporários e principalmente as miniaturas, que normalmente são as que mais consomem espaço em disco. Se você clicar em “Limpar arquivos do sistema” irão aparecer ainda mais opções de limpeza para poder marcar.

Limpeza da cache de DNS e resolvendo problemas na internet

Muitas vezes quando temos problemas com a navegação na internet, mesmo sua conexão estando funcionando perfeitamente, provavelmente pode ser algum problema com a cache de DNS.

Para limpar a cache de DNS do Windows teremos que abrir o CMD (prompt de comando). Então aperte Win + F no teclado e em seguida busque por cmd.

windows8-cmd

Com o Prompt de comando aberto, digite o seguinte comando e dê Enter no teclado:

ipconfig /flushdns

windows8-cmd-ipconfig-flushdns

Limpando a cache no Iniciar Metro UI

A nova tela inicial Metro do Windows 8 possui seus próprios aplicativos e eles também geram caches e outros arquivos que podem ser tranquilamente apagados.

Limpando a cache do Internet Explorer Metro

A versão do Internet Explorer usada na área de trabalho e a versão usada na tela Iniciar são distintas entre si e cada uma usa sua própria cache, histórico de navegação, favoritos, configurações, etc.

Para limpar a cache do Internet Explorer Metro, vamos primeiramente abri-lo.

windows8-internet-explorer-metro

Agora “chame” a barra Charme apertando Win + C no teclado.

windows8-charme-internet-explorer

Clique em “configurações” e em seguida em “Opções da internet”.

windows8-internet-explorer-metro-opcoes-internet

Apague o histórico de navegação clicando no botão “Excluir”.

windows8-internet-explorer-metro-excluir-historico

Limpando a cache da loja do Windows

Se você constantemente usa a loja do Windows tanto para instalar novos aplicativos quanto para atualizar os já existentes é provável que já tenha uma boa quantidade de “lixo” e arquivos desnecessários no computador.

Para limpar a cache da loja do Windows, aperte Win + R e em seguida procure por WSReset.exe clicando em seguida em “OK”.

windows8-wsreset

O aplicativo da loja irá abrir já executando a limpeza da cache da mesma. Isso é importante também para resolver certos problemas que esteja tendo com a loja do Windows 8.

Limpando o histórico de busca

Como pode perceber, usamos bastante o sistema de pesquisas do Windows 8 para encontrar aplicativos, configurações ou arquivos em nosso computador. O Windows vai armazenando o histórico destas informações em cache para melhorar a respostas das buscas já realizadas.

Para a limpeza, “chame” a barra chame apertando Win + C no teclado, clique em “Configurações” nesta barra e em seguida clique em “Mudar configurações do computador”.

windows8-mudar-configuracoes-computador

Clique em “Pesquisar” e depois em no botão “Excluir histórico”.

windows8-excluir-historico-pesquisa

Limpando a cache dos blocos ao vivo do Metro UI

No Windows 8, os blocos de aplicativos são constantemente atualizados com informações provenientes de serviços da internet. Estas informações também ficam armazenadas em cache, para evitar uso abusivo da internet. Mas as vezes parece que estes blocos não ficam mais “tão vivos” assim, mostrando informações atrasadas.

Então uma limpeza na cache irá resolver os problemas. Chame novamente a barra Charmes (Win + C), clique em “Configurações” desta barra e em seguida em “Blocos”.

windows8-configuracoes-blocos

Agora clique no botão “Limpar” para que as informações de cache sejam limpas e os blocos solicitem novas informações dos serviços que os utilizam.

windows8-limpando-blocos

Você perceberá que os blocos ficam sem informações momentaneamente. Basta entrar neles para que elas sejam atualizadas.