No Windows 8 ajuste e mude o papel de parede, tiles e animações

Mude o papel de parede (wallpaper), temas e ajuste outros efeitos dos blocos Tiles e animações presentes no visual do novo Windows 8.

A tela inicial do Windows 8 tem uma característica que é a divisão de opiniões, onde uns gostam e outros odeiam. Não é para menos que muitos utilitários que visam mudar estas características do novo sistema operacional da Microsoft foram lançados. Então veremos aqui as formas de personalizar os itens da tela inicial (Metro) e área de trabalho do Windows 8.

Bem, os papeis de parede todos já conhecem e são aquelas imagens de fundo que ficam na tela do seu computador. Os tiles são aqueles blocos que ficam na primeira tela inicial do Windows 8 chamada de Metro onde aparecem as últimas notícias, fotos, o que está acontecendo nas redes sociais e outros.

Personalize papel de parede, tiles e outras configurações visuais no Windows 8

Personalizando a área do Metro no Windows 8

O próprio Windows 8 possui opções para que possa alterar as cores, fundos e outras características do Metro. E quando o sistema é instalado você escolhe alguma destas opções.

Se você possui o Windows 8 ativado, poderá alterar estas propriedades facilmente.

Para isso, basta teclar: Win (tecla com o símbolo do Windows) + C para abrir a barra Charms, escolhendo em seguida a opção Configurações que apareceu no canto direito da tela.

charms-configuracoes

Em seguida clique em Mudar configurações do computador.

charms-mudar-configuracao-computador

Na tela de opções do Windows 8, clique em Personalizar para ter acesso a várias seleções visuais e de alerta do sistema, como:

Tela de bloqueio:

Aqui você poderá escolher o fundo da primeira tela que aparece antes do login do sistema, assim como aplicativos de alerta como quando recebe novos e-mails, comentários de redes sociais e outros, sem precisar se logar para visualizar estes eventos.

Tela inicial:

Você pode alterar as cores de fundo, tema e também as imagens que aparecerão na tela Metro, onde aparecem aqueles Tiles (blocos ou ladrilhos) com informações diversas. Há vários tipos disponíveis e é possível instalar novos temas.

Imagem da conta

Você pode colocar uma imagem para sua conta de algum arquivo localizado em seu computador ou ainda tirando uma foto com sua webcam, deixando a conta de seu usuário ainda mais personalizada e destacada.

personalizacao-tela

Programas para alterar o visual do Metro no Windows 8

Se você não ativou o Windows 8 (necessário para usar as personalizações que vem com o sistema) ou quer ter mais opções para deixar o Windows 8 e sua tela Metro ainda mais diferente, existem alguns programas de terceiros que podem servir para isso. Entre eles destacamos:

Start Screen Animations Tweaker

Você provavelmente já notou uma ligeira animação que apare ao iniciar a sessão do seu usuário no Windows 8, onde a imagem do seu usuários, blocos e outros se movem quando faz o login.

starter-screen-animation-tweaker

Isso pode ser alterado pelo programa Start Screen animations Tweaker. Assim a imagem do usuário, abertura dos programas e os Tiles podem ficar com a velocidade e tamanho que desejar.

A opção Tune up the Parallax effect... Tem a finalidade de alterar a velocidade de rolagem da imagem de fundo na tela Metro quando a move para a direita ou esquerda.

Onde baixar: http://winaero.com/comment.php?comment.news.146 (grátis)

Decor8

Este utilitário foi criado pela Stardock, já conhecida desde os tempos do Windows XP por desenvolver programas que alteram as características visuais do Windows.

Decor8 não é gratuito, mas mesmo em sua versão trial é possível utilizar vários recursos e testar realmente o programa.

Ele é bem completo e ideal para aqueles que não conseguem personalizar o visual do Windows por não terem ativado sua licença. Entre as opções podemos destacar a possibilidade de escolher papéis de parede para o fundo de tela no Metro e com possibilidades de mudar de tempos em tempos automaticamente.

decor8

Aplicar efeitos diferentes nos menus drop-down, rolagem e até o parallax scrolling (rolagem do fundo de tela). Colocação de um útil relógio na tela inicial e muito mais.

O utilitário custa por volta de US$ 4,99 e se você gostar de suas funcionalidades vale a pena adquirir a licença para poder utilizar o aplicativo por completo.

Onde encontrar:  http://www.stardock.com/products/Decor8/ (trial)

Metro Scaler

Se precisar alterar o número de linhas e Tiles exibidos na tela inicial, o utilitário Metro Scaler tem a única finalidade de fazer isso em seu sistema.

metro-scaler

É muito simples de usar bastando apenas utilizar os controles deslizantes para indicar o tamanho da tela que está usando e o Metro Scaler irá ajustar o número de linhas em conformidade.

Onde encontrar: http://touchmote.codeplex.com/releases/view/101682 (grátis)

Windows 8 Start Screen Customizer

No utilitário ModernUIStartScreen você tem uma gama de opções de ajustes da opacidade da tela inicial, Tiles e outros tweakers, podendo ajustar diversos níveis de transparência do botão entre a área de trabalho e a Metro.

Para usar este aplicativo você precisar extrair o arquivo ModernUIStartScreen.ex_ e em seguida renomear para ModernUIStartScreen.exe. Assim ele se tornará executável. Depois  abra o programa clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção Executar como administrador.

windows-8-start-screen-customizer

Onde encontrar: http://vhanla.deviantart.com/art/Windows-8-Start-Screen-Customizer-v1-3-beta-337308916 (grátis)

Conclusão

Naturalmente a maioria destes ajustes poderiam ser feitos editando os registros do Windows 8. Mas como são muitos tweakers e customizações seria bem mais trabalhoso do que apenas baixar e utilizar estes aplicativos comentados no artigo.

Espero que tenham gostado e se tiverem dicas, opiniões ou dúvidas, basta comentar.