Windows 7 (Seven) RC

A versão final do Windows 7 (Seven) está para ser lançada entre o final deste ano e o começo do 2010, mas muitos já apostam e afirmam que o Windows 7 final está disponível entre setembro e outubro deste ano. Mas nada foi oficialmente confirmado e pelo “andar” das atualizações, realmente deverá ficar pronto antes do fim do ano.

Muitas modificações foram feitas nesta versão RC, principalmente os acertos com bugs e outros detalhes e funcionalidades. Eu já achava a versão Beta bem estável e esta versão RC está melhor, mas não posso dizer nada ainda com relação às novas funcionalidades (como a “virtualização” do XP).

windows7-rc

O que melhorou da versão Beta para a RC:

Melhor suporte a telas sensíveis ao toque: Para tornar a tarefa de uso das telas sensíveis ao toque mais fácil e intuitiva aos usuários, a Microsoft melhorou a forma com que devemos tocar na tela para executar uma ação no sistema.

windows7-rc-touch

Device Stage nos dispositivos: A empresa atualizou o Device Stage para obter maior e melhor compatibilidade com os dispositivos mais antigos (celulares, máquinas fotográficas, etc). Inclusive mostrando uma imagem do aparelho para tornar a interface mais amigável.

windows7-rc-device

Autorun: O autorun esta executado sempre que colocávamos um CD, DVD, pendrive, celular ou qualquer outro dispositivo no computador (aquela janela de opções que pergunta se você quer abrir no Windows Explorer, galeria de fotos, etc). Essa funcionalidade só funcionará agora para mídias óticas (CD, DVD, etc). Isso é para evitar a contaminação e pragas que vinham de outros dispositivos.

Buscas no sistema: Houve uma sensível melhora na velocidade de busca e agora é possível incluir marcações nos resultados das buscas além das melhorias no agrupamento, cores e layout. Também é possível fazer buscas em computadores remotos.

windows7-rc-search

Windows Media Player: Um dos “vilões” da versão Beta do Windows 7, que fazia seus mp3 ficarem corrompidos sem a aplicação do patch que corrigia isso, agora é inicializado mais rapidamente e teve seu modo de visualização melhorado ficando mais compacto e “limpo”. E agora também é possível resumir a reprodução quando a mesma for interrompida.

windows7-rc-mediaplayer

Temas: Os temas foram melhorados novamente, até por que sabemos que não basta ter um sistema que funcione, é preciso “beleza” no visual para vender o produto. Por isso a Microsoft melhorou alguns temas, colocando novos papéis de paredes mais artísticos e fazendo combinações de cores com o Aero.

windows7-rc-theme

Remote Media Streaming: Esta é uma novidade incluída no Windows 7 RC. O Streaming Remoto consiste em associar 2 ou mais computadores com o Windows 7 RC ao Live ID (usando sua conta @hotmail.com ou @live.com) e assim poder acessar seus arquivos de mídia direto pela internet. Seria como o You Tube e outros sites de mídia streaming fazem, só que de seus arquivos direto pelo Media Player, não precisando baixar o arquivo para ver depois e sim rodar tudo direto da internet.

windows7-rc-streaming

XP Mode: Mais um recurso novo inserido no Windows 7 e muito comentado em sites, blogs e fórum da internet. Este recurso cria uma espécie de máquina virtual do Windows XP onde será possível executar aplicativos incompatíveis com o Windows Vista e Windows 7. Será muito útil em empresas que possuem softwares mais antigos e ainda não migraram para o novo sistema devido a estas incompatibilidades. O único porém, é que precisa que o computador tenha no mínimo 2GB de memória para que não fique muito lento.

windows7-rc-xpmode

Internet Explorer 8: Não é novidade, ainda mais que usuários do Windows XP e Vista podem obter via Download ou Update. Mas na versão do Windows 7 RC, como era de se esperar, usa a versão final do navegador.

windows7-rc-ie8

Bitloker: Este recurso disponível para as versões Professional, Enterprise e Ultimate do Windows 7 e que tem a função de criptografar os arquivos de seu computador afim de evitar roubo de dados (caso perda/roubem seu HD, Notebook, etc) foi melhorado e agora suporta discos removíveis e não somente os locais.

DirectAccess: Tem a função de simplificar a conectividade entre os usuários móveis, mantendo os mesmos conectados a rede corporativa dispensando a necessidade de uma VPN (Virtual Private Networks). Assim, isso promete simplificar o gerenciamento remoto dos computadores pela equipe de TI, além de permitir uma conexão mais ágil dos empregados a rede da empresa, aumentando a produtividade.

AppLocker: Essa função dá aos gerentes de TI maior controle do que cada usuário do Windows 7 pode ou não pode fazer na sua conta. É possível especificar melhor as diretrizes de grupo e assim resolver problemas com usuários que rodam ou instalam aplicativos não autorizados.

BranchCache: Esta função promete melhorar o acesso a rede e sucursais (termo semelhante a empresas matriz), fazendo uma cache dos arquivos no próprio computador do usuário, aumentando e muito a sua velocidade e economizando banda da rede.

Windows 7 upgrade advisor: Verifica antes da instalação ou atualização para o Windows 7 se sua máquina possui os requisitos mínimos para rodar o Windows 7. Isso é feito automaticamente quando você executar o setup de instalação do Windows 7.

Play to: Um sistema multimídia que permite aos usuários criarem músicas ou vídeos em seus computadores e depois rodarem suas criações ou edições na televisão.

windows7-rc-playto

windows7-rc-playto2

Bem estas são as principais novidades ou melhorias que foram implementadas na versão RC do Windows 7.

 

Requisitos mínimos do Windows 7 RC:

- Processador 1GHz ou superior 32-bit (x86) ou 64-bit (x64)

- 1GB de RAM (32-bit) / 2GB de RAM (64-bit)

- 16GB de espaço livre em disco (32-bit) / 20 GB (64-bit)

- Placa gráfica compatível com DirectX® 9 com WDDM 1.0 ou superior

 

Serial do Windows 7:

Caso não tenha a serial do Windows 7, você poderá adquirir a serial do Windows 7 aqui:

Serial do Windows 7

Como atualizar o Windows 7 Beta para o Windows 7 RC:

A Microsoft não recomenda isso, devido a alguns bugs estranhos que podem ocorrer, mas se você quiser fazer esta atualização, siga as dicas do link abaixo:

Atualizando o Windows 7 Beta para o RC

 

Download do Windows 7 RC:

A versão do Windows 7 RC 32 bits ou 64 bits podem ser baixadas aqui:

Download do Windows 7 RC