Windows 10 já está disponível para download e atualização grátis

Windows 10 é oficialmente lançado hoje sem muito alarde e está sendo muito aguardado pelos usuários que não gostaram do Windows 8.

Como havíamos mencionado anteriormente, o Windows 10 versão final RTM build foi lançado oficialmente hoje ao público, dia 29/07/15 e agora está disponível para download ou atualização gratuitamente.

Quem tem o Windows 7 ou 8.1 genuíno e ativado poderá atualizar para o Windows 10 sem pagar nada. Mas deve ficar atento que essa atualização gratuita será até o dia 28 e julho de 2016, ou seja, deverá se decidir se deseja passar seu sistema atual para a nova versão em até 1 ano a partir de hoje.

Atualizando Windows 10 gratuitamente

Como faço para atualizar meu Windows 7 ou 8.1 para o Windows 10?

Na área de notificações da barra de tarefas do Windows (ícones que ficam perto do relógio) deve aparecer um ícone com o símbolo do Windows totalmente branco.

icone-atualizacao-windows-10

Dê um duplo clique neste ícone e uma janela com informações sobre a atualização para o Windows irá aparecer.

janela-baixe-windows-10

Agora é só clicar no botão “Reserve sua atualização gratuita” e aguardar.

Como saber se a atualização do Windows 10 está sendo baixada?

A partir do momento em que você clica em “Reserve sua atualização gratuita” parece que nada acontece em seu computador e nenhuma barra de download é mostrada.

Isso ocorre por que você reservou a atualização e ela será baixada conforme a demanda e disponibilidade de banda nas redes CDN da Microsoft, que devem estar congestionadas nos primeiros dias da atualização.

Mas para saber quando a atualização está começando a ser baixada, basta abrir o Explorer (aperte no teclado à tecla Windows e E) e ative a opção para mostrar “Arquivos, pastas e unidades ocultas”, para isso:

  • No Windows 7: Clique em “Organizar” e depois em “Opções de pastas e pesquisas”. Na aba “Modo de Exibição” procure “Pastas e arquivos ocultos” e marque a opção “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”.
  • No Windows 8: Clique em “Windows(C:)”, depois em “Exibir” e marque a opção “Itens ocultos”.

Acessando a unidade C: (Disco Local (C:) ou Windows (C:)) um diretório chamado $Windows. ~ BT" ou "$Windows. ~ WS" deverá aparecer. Isso significa que o Windows 10 está sendo baixado e em breve deverá atualizar o seu sistema. Caso não apareça, deverá esperar sua vez, pois a Microsoft está disponibilizado para todos aos poucos o sistema, mesmo tendo contratado redes CDN com 40 Tbps.

mostrando-diretorio-temporario-windows-10