Wii é dominado por jogos da Nintendo

Durante muito tempo, desenvolvedoras como a Electronic Arts, Activision Blizzard e Ubisoft tiveram dificuldade para criar jogos e acertar a casa no console da Nintendo, o Wii. Enquanto isso, a própria Nintendo não teve nenhum problema e venho com tudo, lançados grandes titulos de sucesso como New Super Mario Bros, Wii Fit Plus, Mario Kart Wii, Wii Sports Resort e Super Mario Galaxy.

Vendas Jogos Nintendo Wii

Agora, os dados divulgados ao público por Michael Pachter, que é um analista do setore trabalha para Wedbush Morgan, mostra como é grande o fosso entre a Nintendo e os outros desenvolvedores.

Somando toda a renda da empresa japonesa (Nintendo), metade é proveniente dos jogos para Wii. O NPD Group está dizendo que os 1,53 bilhões de dólares foram ganhos pela Nintendo, que é de 47% do total de 3,23 bilhões do mercado. Curiosamente, a maioria dos títulos que a Nintendo faz são também mais caros do que os de outras empresas, principalmente por causa de periféricos como o Balance Board.

Pachter também ofereceu dados que demonstram que, por exemplo, títulos como "Just Dance da Ubisoft, Cabela's Big Game Hunter, Deal or No Deal, The Biggest Loser e Jillian Michaels Fitness Ultimatum 2009 conseguiram um melhor desempenho no Nintendo Wii de Guitar Hero World Tour. A razão é que os jogadores que estão interessados em títulos do Wii são provavelmente jogadores iniciantes que estão começando a entrar no mundo dos games.

Outros titulos que tiveram um bom desempenho em 2009 são: EA Sports Active, Lego Star Wars, Madden 10, Tiger Woods 10, Deca Sports e Game Party. Os jogos comercializados especificamente para o público mais hardcore, como Dead Space: Extração e Resident Evil: The Chronicles Darkside, não foram bem recebidos e nunca fez um impacto nos gráficos.

Pachter diz que cerca de 75% das pessoas que possuem o Nintendo Wii pode ser classificado como gamers "casuais", com o resto que compõem os chamados "hardcore".