Visualizando miniaturas de imagens no Windows

Para aqueles que querem ou não estão mais conseguindo visualizar as miniaturas de fotos no Windows, veremos aqui algumas dicas de configurações e soluções para que as veja novamente.

Ativando miniaturas de imagens

Abrindo o Explorer, um gerenciador de arquivos nativo do Windows, podemos visualizar as miniaturas das fotos e imagens que temos no computador. Para isso, basta acessar o diretório onde estão às imagens e em seguida clicar em:

No Windows XP vá em Ver -> Miniaturas.

Ativando miniaturas imagens Windows XP

No Windows Vista e Windows 7 clique no “Mais opções” e em seguida escolha uma das opções de tamanho de visualização de miniatura.

Ativando miniaturas imagens Windows 7

Pronto, as miniaturas das fotos deverá aparecer e você poderá visualizar mais facilmente as fotos que tem no computador.

Miniaturas de imagens no Windows

Resolvendo problemas de visualização de miniaturas

Caso não esteja conseguindo visualizar as miniaturas, mesmo escolhendo as opções acima em seu Windows, é provável que a opção de visualizar os ícones das imagens em vez das miniaturas das mesmas esteja ativado.

Então se está aparecendo ícones como da imagem abaixo, você deverá ativar a opção de thumbnail que supostamente está desativada devido a instalação de algum programa recente.

Problemas visualização de miniaturas de imagens no Windows

Ativando miniaturas de imagens no Windows XP

No Explorer, vá em Ferramentas >Opções de Pastas e desmarque a opção “Não criar caches para miniaturas”.

Ativando miniaturas Windows XP

Ativando miniaturas de imagens no Windows Vista e 7

No Explorer vá em Organizar > Opções de pastas e pesquisas e na aba “Modo de visualização”, desmarque a opção Sempre mostrar ícones, nunca miniaturas.

Ativando miniatura no Windows 7

Agora vá ao menu iniciar do Windows e em seguida busque por sysdm.cpl e aperte “Enter”.

Isso irá abrir as “Propriedades do sistema”. Clique na aba “Avançado” e em seguida em Desempenho clique no botão “Configurações”.

Propriedades do sistema avançado

Agora, na janela “Opções de desempenho”, clique na aba “Efeitos visuais” e marque a opção “Mostrar miniaturas em vez de ícones”. Pronto, clique em “Ok” para confirmar as opções e poder voltar a ver as miniaturas das imagens.

Efeitos visuais windows