As vantagens do LED em monitores

Atualmente quando vamos pesquisar por uma compra de um bom monitor, notebook/netbook ou outro aparelho de informática as telas estão vindo com a tecnologia LED em vez do CCFL (as telas de LCD comuns que usam lâmpadas fluorescentes).

Foi se o tempo em que telas com iluminação LED eram muito mais caras que as de CCFL/HCFL/LCD e hoje está até complicado encontrar no mercado as telas com a antiga tecnologia CCFL, sendo o principal motivo as vantagens que a tecnologia LED e sua iluminação trazem de benefícios para os usuários.

Vantagens das telas LED

LED Backlight

LED significa Light Emitting Diode ou Luz Emitida por Diodo. Existem dois tipos de iluminação em telas de LED que ficam atrás da tela de cristal liquido, onde pode ser a mais comum (Edge LED) onde as lâmpadas de LED ficam espalhadas ao redor da tela (mais em conta e encontrada na maioria das telas LED) ou as mais complexas (Full LED) onde as lâmpadas ficam espalhadas em por toda tela, permitindo um melhor contraste e nitidez.

Edge LED vs Full LED

Existe também o OLED, que é um diodo orgânico emissor de luz ou também chamado de fotoemissor, tecnologia criada pela Kodak em 1980.

Esta tecnologia é que se tem de melhor em LED para TVS e monitores, onde é possível criar telas super finas e leves, além de ser possível curvar ou flexionar a tela. A vantagem do OLED em relação aos LEDs de diodos convencionais é que a molécula pode ser aplicada diretamente na superfície da tela, semelhante ao método de impressão, além de não precisar de luz de fundo ou lateral como nos cristais líquidos, pois possui luz própria.

Tela de OLED

Muitos consideram o OLED como a tecnologia real em telas LED, já que os outros usam ainda o cristal liquido para que a imagem apareça, ficando assim muito semelhante ao CCFL. Fora que com o OLED consegue-se obter o verdadeiro “preto real” e mais detalhes nas imagens.

OLED vs LCD

O problema atual do OLED é que não se consegue ainda obter grandes telas com esta tecnologia e seu preço é muito mais caro do que as TVs e monitores que usam o cristal liquido.

Cores

As telas com iluminação em LED oferecem um brilho mais intenso se comparado com as telas fluorescentes CCFL e LCD. Isso se deve ao LED ter uma maior gama de cores vivas, uma vez que são internamente coloridos. Telas de LED também produzem maiores detalhes em áreas escuras, tornando-as mais nítidas do que as telas que usam iluminação por lâmpadas fluorescentes (CCFL).

LCD, LED e Edge LED

Vida útil da bateria e consumo de energia

Os monitores e televisores de LED usam consideravelmente menos energia, chegando a ser em média 40% menos do que as de LCD/CCFL. Isso faz com que gaste menos com energia elétrica ou possa utilizar o notebook por mais tempo na bateria. Isso se deve ao LED já ser colorido internamente e assim consegue-se usar menos eletricidade.

Não é a toa que praticamente todos os notebook, netbooks, tablets e outros portáteis só estão vindo com “tela LED”, já que a duração da bateria nestes equipamentos é algo importante para o usuário.

Tela LED Colorida

Custo e Benefícios das telas LED

Uma lâmpada LED é bem mais barata do que uma lâmpada CCFL/HCFL, mas como uma lâmpada LED não basta para iluminar toda a área da tela, são necessárias várias delas para que a qualidade fique boa e consiga-se projetar as imagens de forma definida. Com isso os monitores e TVs que usam a iluminação LED, são um pouco mais caras do que os que usam as lâmpadas CCFL.

Mas as vantagens da iluminação LED é infinitamente superior (para falar a verdade, não há desvantagens em relação ao CCFL). “Telas de LED” duram muito mais tempo e se precisar ser substituído, pode ser trocar apenas uma lâmpada.

Ângulo de visão das telas LED

Normalmente as “telas de LED” possuem ângulos de visão muito mais expansivos, podendo ser vistas de um ângulo horizontal de 170 graus ou superior.  Isto é uma grande melhoria sobre as telas de exibição, onde você não precisa ajustar a tela para que fique em um ângulo mais centralizado aos seus olhos, já que aquele efeito da tela começar a esbranquiçar quando vemos de lado está ficando cada vez mais raro.

Angulos das telas LED

Video demonstrando a diferença do preto entre iluminação LED e CCFL

Video demonstrando o contraste entre LED e LCD

Impressionante a diferença entre LCD (tanto LED ou CCFL) para as OLED (verdadeiras telas LED)