Como utilizar e instalar o sistema operacional SteamOS

SteamOS é o sistema operacional da Valve feito para rodar o Steam em seu futuro aparelho que será lançado em breve.

SteamOS é o sistema operacional da Valve (empresa reconhecida pelos seus títulos Half-Life, Counter-Strike, serviço Steam entre outros). A Valve estará lançando em breve seu próprio sistema de games, provavelmente um sistema com hardware próprio em que possa plugar na TV como um vídeo game.

O SteamOS terá a missão de gerenciar tudo, já que é um sistema operacional baseado no Linux Debian com desktop Gnome.

instalando SteamOS computador

Apesar de ainda estar em fase beta, podemos instalar uma variação chamada Stephenson's Rocket.

Baixando o SteamOS

Como iremos utilizar a versão Stephenson's Rocket do SteamOS clique no link abaixo para poder ir até a página do desenvolvedor e poder baixa-lo usando o torrent:

Instalando o SteamOS

Caso você queria fazer uma instalação dual boot (quando queremos ter vários sistemas operacionais no mesmo computador) você pode gravar a imagem do SteamOS em um DVD ou pen drive e ao reiniciar o computador instalar este novo sistema operacional.

Nestes passos de instalação eu mostrarei como instalar em uma máquina virtual, como o VMware. Mas o processo de instalação é o mesmo de instalar diretamente no HD via boot, desde que siga do passo 6 em diante. Lembre-se de fazer um backup de seus arquivos e não nos responsabilizamos se o SteamOS apagar alguma configuração do seu sistema (no caso de uma instalação via boot, pois pela máquina virtual usando o VMware ou VirtualBox esse perigo não ocorre).

Você também pode utilizar o VirtualBox que possui um processo semelhante de instalação do VMware.

Seu processador tem que ter suporte a 64 bits (x64), pois o sistema roda somente com instruções 64 bits.

Passo 1: Assim que baixar a imagem do SteamOS, abra o VMware e clique em “Create a new virtual machine” e na janela que abriu, selecione “Installer disc image file (iso)” e selecione o arquivos .iso que acabou de baixar. Após, clique em “Next”.

wmware-instalando-novo-sistema-steamos

Passo 2: Na próxima janela, selecione “Linux” e em version escolha “Debian 7 64-bit”.

selecionando-sistema-operacional-vmware

Passo 3: Em Virtual machine name coloque um nome para o sistema operacional e em Location pode deixar como está em sua janela ou escolher outro local onde será instalado o SteamOS.

local-instalacao-steamos

Passo 4: Especifique a capacidade limite de uso do disco. Pode deixar como padrão (20GB) ou usar menos. O restante deixe coo está.

especificando-capacidade-disco-vmware

Passo 5: Finalize as etapas e o nome do sistema operacional vai aparecer na lista do VMware.

Vamos ter que configurar as opções aqui. Clique em “Edit virtual machine settings”. Coloque a memória (memory) com 1000MB ou 2000MB.

aumentando-memoria-vmware

Em processadores (Processors) você pode colocar a opção “2” em Numver of processor cores (caso tenha esta possibilidade). Em Tela (Display) poderá marcar a opção Accelerate 3D graphics para melhorar a velocidade de vídeo.

Após clicar em “OK”, basta clicar em “Play Virtual Machine”.

play-virtual-machine-vmware

Passo 6: Após alguns segundos, vai aparecer na tela as opções de instalação e recuperação do SteamOS. Selecione “Automated install (WILL ERASE)” para iniciar a instalação automaticamente formatando o HD. Se você está instalando via boot (pelo DVD ou pen drive) aqui, saiba que o sistema irá apagar tudo nele com esta opção. Isso não será problema se você está instalando pela máquina virtual, pois o sistema simula uma partição no HD não apagando nada do seu sistema operacional.

Para obter maior controle da instalação via boot, escolha a opção “Power User Install”. Assim terá como criar uma partição especifica para o sistema SteamOS em afetar os outros sistemas operacionais que estão no computador.

Após criar a partição usando a instalação via boot, no passo que o SteamOS perguntar se deseja instalar o GRUB, escolha “yes” caso possua outro sistema operacional instalado no computador e assim possa selecionar qual sistema usar quando ligar o mesmo.

Se a inicialização demorar muito, provavelmente ocorreu um erro. Então reinicie o computador ou máquina virtual e faça a inicialização da instalação novamente selecionando a outra opção “Expert install” para poder visualizar o erro que ocorre.

selecionando-opcoes-boot-steamos

Passo 7: Aguarde o Loader Installer Components carregar todos os dados de instalação e instalar o sistema básico no HD.

steamos-loader-installer-components

Passo 8: Após a instalação irá aparecer a tela de login do sistema digite steam tanto para o usuário quanto para a senha.

tela-login-steamos

Pronto o SteamOS acabou de ser instalado. Como ele é baseado no Linux Debian, é um sistema bem fácil de utilizar.

Clicando em “Activities” você pode ver a lista de aplicativos já instalados.

O navegador para a internet é o Iceweasel que tem um ícone de uma esfera azul com urso polar.

steamos-desktop

Se clicar no ícone “Return to Steam” localizado na área de trabalho, poderá abrir o Steam para adquirir ou jogar seus jogos, com a interface de como deverá estar no novo aparelho da Valve.