Unindo imagens para criar fotos panorâmicas de qualidade

Faça fotos panoramicas juntando várias imagens existentes em sua camera fotográfica ou smartphone com aparência profissional facilmente.

Fotos panorâmicas tem a finalidade de ampliar a quantidade de objetos, itens, animais e pessoas exibidas em uma única foto. Existem câmeras fotográficas e até smartphones que tiram fotos panorâmicas montando as imagens na própria câmera.

Mas a qualidade vai depender muito do quanto o aplicativo usado para esta finalidade está ajustado e bem programado. Existem câmeras onde você tem que tirar fotos uma a uma para depois usar um software a parte para montar as mesmas. O bom é que normalmente ficam com uma qualidade até superior do que as panorâmicas montadas nas câmeras e smartphones, já que muitas vezes há limitação de memória RAM do equipamento e com isso as fotos panorâmicas ficam com resoluções menores ou até mesmo com as “juntas” mal feitas.

Criando fotos panoramicas

Mesmo que seu equipamento não tenha este recurso, você pode também tirar fotos para criar sua panorama depois. Basta fotografar sem o flash e em um modo diferente do automático para que a câmera ou celular não mude as configurações e cada foto saia com contrastes e brilhos diferentes.

Montando as fotos no estilo panorama

Após ter tirados as fotos, coloque a sequencia em um diretório ou renomeie os arquivos para “parte1”, “parte2”, etc. Assim ficará mais fácil juntá-las.

Baixe o programa gratuito da Microsoft chamado de Microsoft Image Composite Editor. Você encontra a versão de 32 ou 64 bits aqui:

Após a instalação do programa, abra-o e vá à opção “File > New Panorama”. Ou aperte Ctrl + O.

criando-novo-panorama-imce

Agora selecione as imagens que compõem o panorama e que deseja uni-las e em seguida clique em “Abrir”.

selecionando-imagens-panorama

Pronto, a imagem panorâmica será montada automaticamente.

imagem-panoramica-criada-imce

Se quiser você pode definir outro efeito de montagem caso sua foto não tenha ficado legal e esteja muito distorcida, basta escolher uma das opções do “Stitch”. Mas normalmente a opção “Automatic” já escolhe a melhor para os ângulos das fotos tiradas pela sua câmera ou smartphone.

imce-stitch

O panorama ficou perfeito? Agora basta recortar para que não apareçam as bordas feias do processo de montagem. Clique em “Automatic crop” que o programa vai definir o recorte exato.

automatic-crop-imce-panoramica

Pronto, agora é só salvar a imagem clicando em “Export to disk...” salvando em seu computador. Ou se quiser, pode compartilhar na Photosynth.net, um local onde você encontra diversas fotos panorâmicas em 2D, 3D e interativas.