TV de LED, LCD ou Plasma: Qual a melhor compra?

Para quem está pensando em adquirir uma televisão HDTV seja HD (720p) ou Full HD (1080p) saiba mais sobre os tipos de tecnologia disponíveis no mercado

Atualmente ao comprar uma TV há vários aspectos e tecnologias empregadas a se considerar. As do tipo caixa (CRT) que são volumosas e ultrapassadas praticamente não existem mais a venda devido à transmissão de TV digital estar cada vez mais comum e pela sua tecnologia ultrapassada.

Então sobraram as TVs HDTV que oferecem comumente três opções distintas de tecnologia de exibição que são: LCD CCFL-backlit tradicional (com iluminação interna de lâmpadas fluorescentes), LCD LED-backlit (com iluminação interna de LED) e Plasma.

TV LED LCD Plasma

Quando as TVs de plasma surgiram com seu alto nível de contraste e qualidade de imagem, foi a tecnologia de tela plana que prevalecia no mercado. Mas aos poucos com a chegada das LCDs ainda mais finas e energeticamente mais eficientes, começaram a conquistar os consumidores.

A diferença entre as duas oscilou por algum tempo, onde cada um oferecia benefícios econômicos, estéticos ou visuais dependendo do modelo e também no peço e ciclo de vida das HDTVs.

E temos também as TVs de LED que é a meio termo entre as duas, tendo a melhor eficiência energética e qualidade de imagem próxima a de Plasma. Era a mais cara entre as três, mas atualmente está praticamente com o mesmo preço.

Qual a diferença entre LCD, LED e Plasma?

As três tecnologias são bem diferentes no tipo de iluminação que cada tela possui. Nas HDTVs de Plasma os fósforos é que criam a imagem de luz na tela, não precisando de iluminação de fundo.

Plasma TV Plasma

Nas HDTVs de LCD há uma iluminação interna para iluminar o cristal liquido que fica na frente e que não se “auto ilumina” requerendo uma fonte de luz separada.

Backlight LCD

As HDTVs de LED também são assim, mas a diferença é que nas LCDs CCFL (“LCD normal”) é usado luzes fluorescentes de cátodo frio para iluminar a tela e nas de LED, como seu próprio nome indica são usados diodos emissores de luz (LED) para iluminar a tela. E nas TVs de LED os diodos podem estar nas laterais (chamados de Edge-LED) ou em todo o painel traseiro (chamados de Full-LED). Os com iluminação nas laterais tem menor preço em comparação com as TVs que tem o LED em todo o painel traseiro, sendo as que reproduzem melhor qualidade visual.

Backlight TV LED

O que devo analisar antes de comprar uma HDTV?

Vários fatores devem ser analisados antes de comprar sua TV de alta definição, entre elas:

  • Espessura da tela: Caso goste de design e queira pendurar na parede como se fosse um quadro;
  • Brilho da tela: Quanto mais brilho, mais opções de regulagem poderá ter para seu gosto pessoal de imagem. Nas especificações do televisor o brilho é medido em cd/m2. Quanto maior, mais brilho pode ser gerado. Dica: cuidado ao usar muito brilho pois isso fará arder seus olhos em pouco tempo de uso da TV, então regule-a com um brilho satisfatório para seu ambiente, apenas;
  • Contraste da tela: Quanto mais contraste, mais detalhes poderá ver na imagem, principalmente em cenas escuras. Normalmente o contraste é medido em 30000:1, por exemplo. Quanto maior este valor, mais definição a TV terá;
  • Eficiência energética: O consumo da TV quando ligado e desligado (standy by) influenciará na sua conta mensal;
  • Preço: Preço é algo que muitos sempre levam em primeiro lugar na consideração de compra de uma HDTV. Mas aconselhamos analisar TVs com boa relação custo beneficio e que tragam satisfação conforme as suas necessidades, pois TVs muito baratas podem ter imagens ruins e TVs muito caras podem ser gastos desnecessários já que a tecnologia está sempre mudando;

Qualidade da imagem

É algo que todo mundo nota e é o que normalmente esperamos em uma TV nova. Poucos níveis de branco significam que as imagens podem ficar “lavadas” em cenas mais brilhantes enquanto níveis baixos de preto podem fazer com que sombras se misturem a parte das imagens em cenas mais escuras.

Aqui as TVs de plasma ganham. Apesar de não possuírem tanto brilho quanto as de LCD e LED, elas são imbatíveis no aspecto contraste mostrando todos os detalhes em cenas escuras, onde os filmes normalmente usam e abusam. E nas cenas de velocidade elas não produzem nenhum tipo de rastros ou fantasmas que normalmente ocorrem nas telas com cristal liquido (LEDs e LCDs).

As TVS de LED vêm em segundo lugar, apresentando um excelente brilho (que se deixar no máximo chega a “cegar”) e ótimo contraste, principalmente algumas novas LED e Full-LED que conseguem fazer com que determinado diodo se apague no local certo e evitando muito vazamento de luz se comparando muito as TVs de plasma.

As TVs de LCD CCFL tem bom brilho mas pecam no contraste se comparado ao TV de LED e Plasma, fazendo com que perca detalhes em várias cenas escuras.

Vazamento tela LCD

Tamanho e consumo

Espessura não é o aspecto mais importante em uma HDTV, mas deixa-as visualmente atraente, principalmente se for colocar em uma parede, ocupando menos espaço e ficando esteticamente bonita.

Neste quesito as TVs de LED são as melhores, pois são as mais finas e também mais leves. As de LCD CCFL também são finas e um pouco mais pesadas e a de Plasma é a menos fina e bem mais pesada.

No quesito eficiência energética as HDTVs de LED ganham novamente, tendo um consumo mais baixo que as de LCD CCFL e bem menor que as de Plasma que são as que consomem mais energia elétrica (normalmente 3X a 5X mais que a LED de mesmo tamanho).

Pros e contras de cada tecnologia de TV

TVS de LED

  • Prós
    • Tem ótima qualidade de imagem com bom índice de contraste na Edge-Led e excelente na Full-led. Oferece também brilho intenso;
    • Tem o menor consumo de energia elétrica;
    • Tem vida útil de aproximadamente 80.000 horas;
  • Contras
    • Em cenas de muito movimento, geram rastros na tela ou perda de detalhes;
    • São mais caras;

TVS de Plasma

  • Prós
    • É a que tem melhor qualidade de imagem, mesmo com brilho reduzido, pois o contraste é alto nesta tecnologia sendo ideal para cinéfilos;
    • Possui taxas de quadros por segundo elevada para as imagens fazendo com que qualquer tipo de filme (rápido ou lento) fique perfeito. Normalmente nas TVs de plasma a velocidade é de 600hz enquanto nas de LED e LCD é de 60hz ou 120hz;
    • Tem ótimo preço pelo tamanho de tela oferecido;
    • Tem vida útil médio de 20.000 a 60.000 horas;
    • É a mais fina das três;
    • Maior ângulo de visualização;
  • Contras
    • A maioria encontrada no mercado só oferece suporte a imagens HD. As com Full HD são importadas e bem mais caras;
    • Consome muita energia elétrica (em torno de 300w a 600w);
    • É preciso colocar em ambientes que tenham baixa iluminação ou seja controladas, pois sua tela reflete mais os objetos da casa;
    • Pode marcar a tela (famoso burn-in) caso algo fique por muito tempo estático na imagem;

TVS LCD

  • Prós
    • Tem o menor preço do mercado se comparado às outras tecnologias;
    • É facilmente encontrada em Full HD com bom preço;
    • É mais fina que a TV de plasma;
    • Tem vida útil de 60.000 horas;
  • Contras
    • Não tem tanta qualidade de imagem como as LED nem as de Plasma devido ao contraste ser bem menor;
    • Em cenas de muito movimento podem aparecer rastros ou fantasmas na tela;
    • Com o tempo de uso a iluminação (brilho) tende a ficar mais fraco em menos tempo de uso que os outros tipos de TVs;

Vale a pena investir em TV 3D?

Há um marketing muito grande nas TVs 3D e nos mercados e lojas sempre tem banners e outros chamativos para esta tecnologia.

Ela é interessante e possivelmente será bem utilizada daqui para frente. Mas devido aos óculos e outros recursos de velocidade que devem ser adicionados à tecnologia da TV, podem fazer seu preço ficar bem salgado.

Se você tem dinheiro para investir, gosta de jogar ou quer assistir os novos filmes em 3D, é uma boa pedida a aquisição desta tecnologia. Mas caso use a TV para assistir a transmissão normal de novelas e outras apresentações “normais”, esta tecnologia não será necessária.

Veredito e dicas para você escolher a sua HDTV

Bem, diante de fatos, características e tecnologia a TV de LED é a melhor escolha para a maioria das pessoas e que de forma geral não irá decepcionar devido à quantidade de pontos positivos se comparado aos outros tipos de TVs.

As TVs de Plasma são ideais para pessoas que querem a melhor imagem possível, com excelente contraste e sem rastros nas cenas mais rápidas. Mas são as que consomem mais energia (e esquentam mais). Elas têm também tendência a marcar a tela caso algo fique estático nas imagens (como as marca d’agua das emissoras) e precisam de um ambiente com iluminação mais amena e controlada por causa dos reflexos na tela.

Já a TV de LCD CCFL tem menos contraste e bom índice de brilho. É a que oferece o preço mais baixo entre as três, porém também com menos qualidade de imagem.

Em ambas as tecnologias, verifique se ela é HD ou Full HD. Normalmente as mais em conta são em HD e as Full-HD ficam bem mais caras. Porem com uma qualidade de imagem melhor para ver bluray ou jogar games. Se a diferença de preço não for muito grande ou puder pagar um pouco mais, com certeza fique com a tecnologia Full-HD.

As maiorias delas também já veem com receptor de sinal digital (DTV) embutido no aparelho e é altamente recomendável comprar uma TV com esta característica, senão terá que comprar um receptor externo que é um espaço a mais a ser ocupado, gasto e também alguns não tem a mesma qualidade das embutidas na TV.