TV Digital pela Rede Elétrica

A TV Digital é uma realidade que está cada vez mais presente e crescente em nosso país devido à popularização das TVs de LCD, Plasma e LEDs que em sua maioria já possuem conversor digital embutido (DTV).

Mas para a população mais afastada das grandes cidades a transmissão deste novo padrão de sinal que nem de longe lembra a analógica devido à qualidade da imagem ser nítida e sem chuviscos, além de resolução da imagem ser maior, é problemática, pois o alcance das transmissões são mais limitados e com isso não se consegue atingir a todos.

TV Digital DTV pela Rede Elétrica

Só que pesquisadores brasileiros e europeus estão estudando uma forma das transmissões da TV Digital serem estendidas pela rede elétrica. Isso mesmo, pela rede por onde passa a alimentação de energia e que chega a sua casa.

Esse tipo de transmissão alternativa já está sendo estudado a alguns anos para internet, como pode ver no artigo Internet pela rede elétrica e agora querem elaborar o mesmo para a transmissão de sinal digital de TV.

Esta tecnologia se chama PLC (Power Line Communications) e no Brasil foi batizado de SAMBA (Advanced interactive digital television and Mobile services in Brazil).

Os pesquisadores fizeram testes durante 3 meses na cidade de Barreirinhas, no Maranhão, considerada uma das cidades mais pobres do país e que não possuía sinal DTV, Banda larga e nem TV por assinatura.

Vamos ver como esta tecnologia se encaminhará no futuro e esperamos que saia de somente projeto e seja mais rápida sua implantação para que aqueles que já adquiriram Tvs mais modernas possam usufruir desta tecnologia.