Fim da transmissão da TV analógica acontecerá em 2018

Por conta da prorrogação da extinção do sinal analógico de TV, internet móvel 4G poderá demorar ainda mais para se popularizar em todo o Brasil.

Previsto para ocorrer inicialmente em 2016, o Ministério das Comunicações comunicou hoje que estará alterando o decreto que regulamenta a transmissão de TV digital em nosso país para que a transmissão analógica ocorra apenas em 2018.

O governo parece estar bem indeciso nisso, pois em fevereiro de 2013 queria acabar com o sinal já em 2015 e agora está adiando em 2 anos este fim.

tv-antiga-sinal-analigico

Segundo o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, esta alteração se deve as necessidades das famílias brasileiras, principalmente aquelas que possuem menor renda.

Como uma grande porcentagem da população no Brasil ainda está usando o sinal analógico de TV, não seria correto desligar este tipo de sinal para o próximo ano e nem para 2016.

Projeto Bolsa Novela

Para popularizar o sinal digital de TV no Brasil, o governo pretende doar conversores digitais para que a população mais carente possa continuar assistindo a sua programação e as emissoras quando o sinal analógico chegar ao fim.

Para isso estão fazendo um estudo de quanto sairia para os cofres públicos este projeto. Por fim será submetido a presidente Dilma Rousseff aprovar ou não esta “bolsa”.

bolsa novela

O objetivo para a maior parte da população não será em dar os aparelhos e sim oferecer benefícios fiscais, facilitar o crédito e subsidiar a compra dos conversores ou até mesmo das próprias TVs com conversores digitais embutidos. Então é de se esperar que estes aparelhos fiquem mais baratos nos próximos anos.

A doação dos conversores de forma integral só aconteceria para quem está cadastrado no programa Bolsa Família.

O que acontecerá com a frequência analógica?

A frequência de 700 MHz usada atualmente pelos canais UHF será leiloada para as operadoras de telefonia para a implantação da nova rede de internet 4G.

A razão do uso desta frequência é que ela permite uma expansão mais rápida e barata para a quarta geração de internet móvel, que é até 10 vezes mais rápida que a atual 3G.

Internet 4g

A frequência de 700MHz possui 6 canais e é como uma rodovia. Três canais estão sendo usados pela TV digital e os outros três pelo sinal analógico. Com o fim da transmissão analógica, estes três canais livres ficarão disponíveis para a distribuição móvel da internet 4G.