Torne o novo visual do Firefox de volta ao antigo

Grandes mudanças no visual da interface do Firefox 29 pode ter deixado alguns usuários confusos. Saiba como reverter e utilizar o tema antigo.

Se você utiliza o Firefox e atualizou para a versão 29 que está disponível para todos os usuários desde o dia 29 de abril de 2014 deve ter percebido que seu design de menus, abas e outras características mudaram bastante em relação às versões anteriores.

Eu gostei das alterações, deixaram o navegador mais clean, mas há alguns usuários que se acostumaram ao jeito antigo do navegador e não gostaram das mudanças. Então veremos neste artigo como você pode voltar o Firefox ao design anterior.

Mudando tema do Firefox 29 para o antigo

Quais foram às mudanças do Firefox 29?

O Firefox Australis, como é conhecido, simplifica a interface principal do navegador e foi otimizado para ajudar usuários que o utilizam em telas touchscreen, fornecendo ícones grandes para ajudar nesta tarefa de navegação. Tanto que agora não tem mais a opção de mostrar os botões pequenos.

Ao reiniciar ou instalar o Firefox 29 você vai perceber de cara:

  • O botão Firefox que ficava no topo superior esquerdo sumiu. Ele está no lado direito e com apareceria do que os designers chamam de Burger (com três linhas um embaixo do outro).
  • As abas do navegador agora utilizam um design curvo.
  • A barra de plugins que ficava no rodapé do navegador sumiu, pois não existe mais este rodapé no navegador.
  • Os ícones das extensões são exibidos agora na barra de ferramentas principal do Firefox juntamente com a barra de endereço e de busca.

nova-tela-firefox-29

Como alterar o visual do novo Firefox para o antigo?

Se você não se acostumou a nova interface e quer voltar ao anterior, teremos que instalar uma extensão no Firefox.

1. Clique no ícone Burger para fazer as opções do Firefox aparecerem e em seguida clique em “Complementos”.

acessando-complementos-firefox-29

2. No campo de busca de complementos procure por: classic theme restorer

buscando-classic-theme-restorer

3. Clique no botão “Instalar” para instalar este tema. Após a instalação clique na opção “Reiniciar agora” para reiniciar o navegador e ativar o complemento.

instalando-classic-theme-restorer

4. Ao reiniciar, clique na aba “Extensões” que está à esquerda e na opção da extensão Classic Theme Restorer clique em “Opções”. Agora é só alterar as configurações para deixar o navegador Firefox como era antes.

opcoes-classic-theme-restorer