Testando o site ou blog em vários navegadores da web

Uma das principais preocupações que a maioria dos desenvolvedores profissionais (ou até mesmo amadores) que criam sites e blogs é com a acessibilidade e a compatibilidade com os mais diferentes navegadores.

Browser Shots

Apesar dos mais usados serem o Internet Explorer, Firefox, Opera e Safári respectivamente, existem outros como o Konqueror, Seamonkey, Dillo, etc. E você deveria se preocupar com isso, já que um site que não é visualizado por um navegador pode ter fama de má desenvolvido e “queimar” sua apresentação na web, fazendo com que o usuário reclame e não volte mais (muito menos o recomende para outros).

 

Para isso, você não precisa ter instalado todos os navegadores e suas versões em seu computador e nem precisa ter todos os sistemas operacionais. Existe um site chamado Browser Shots, que tira uma screenshot (captura de tela) do endereço que inserir no campo deste site com os mais diversos navegadores e versões existentes para vários sistemas operacionais.

 

E você pode também selecionar a resolução de tela, qualidade de cor, se tem o javascript, Java ou flash ou a versão desejada do mesmo.

 

Este serviço é livre e de código fonte aberto, e foi projetado por Johann C. Rocholl.

 

No site também tem algumas opções interessantes, como a possibilidade de ver os últimos sites e screenshots que os usuários estão solicitando, a quantidade de requisições em espera, os computadores voluntários que estão fazendo as capturas de telas, possibilidade de baixar o código fonte para você melhorar o código ou usar em suas aplicações e até mesmo você ser um voluntário e ajudar o sistema.

 

Lembre-se de aguardar um pouco a captura de tela ser gerada para você, pois pode ter outras requisições na frente e o sistema faz isso em fila. Para isso, basta atualizar a página de tempos em tempos que novas screens de seu site irão aparecer.

 

Caso queira conferir como é que as pessoas visualizam seu site ou blog quando acessam o mesmo, clique aqui para acessar o Browser Shots.