Tenha vários desktops (áreas de trabalho) virtuais no Windows

Que tal ter no Windows várias telas de desktop (áreas semelhante ao usado no Linux e MAC OS?).

Um dos recursos que mais sinto falta no Windows e que tem no Linux e Mac são os desktops virtuais, onde podemos ter várias áreas de trabalhos separadas e que podem ser acessadas rapidamente.

Desktops virtuais no Windows

Este tipo de recurso ajuda a organizar suas tarefas, podendo realizar vários trabalhos ao mesmo tempo em que deixa cada programa ou assunto em áreas de trabalho diferentes. Por exemplo, em uma área de trabalho você pode usar para acesso a internet e comunicações, em outro seus programas de trabalho, em outro jogos e lazer, etc.

O programa Finestra Virtual Desktop tem a missão de tornar isso possível, mesmo que não seja perfeito em sua tarefa. O programa é Open Source (código aberto) e gratuito e que cria inúmeras áreas de trabalhos.

O programa inclui:

  • Funcionalidades de arrastar e soltar
  • Indicador da área em que está mostrando o número atual da área de trabalho
  • Possibilidades de criar quantidades ilimitadas de desktops virtuais
  • Suporte a vários monitores
  • Os ícones da barra de tarefas são configuráveis para cada área de trabalho

Você pode baixar o programa aqui http://www.dicasparacomputador.com/files/finestra-virtual-desktop.zip ou no site do desenvolvedor aqui: http://vdm.codeplex.com/releases/view/73511

Após instalar o programa e executá-lo, escolha a opção “Just start using Finestra!” (Começar a usar o Finestra).

Iniciando Finestra Virtual Desktop

Por padrão são criados 4 áreas de trabalhos virtuais, mas é possível criar mais desktops se quiser. Para isso, clique com o botão direito do mouse no ícone do programa Finestra e escolha a opção “Options”. Em seguida clique na aba “Desktops” para poder configurar a quantidade desejada.

Quantidade áreas de trabalho

Com o comando Win+Z, você poderá visualizar em miniatura todas as áreas de desktop disponíveis, podendo com um clique transitar entre elas facilmente.

Finestra Win+Z

Há outras opções para você deixar o programa mais amigável e personalizado na opção “Options”, como configurar as teclas de atalho, velocidade de transição, regras para certos programas e muito mais.

Opções do Finestra

AnexoTamanho
finestra-virtual-desktop.zip1.04 MB