Novo teclado da Microsoft reconhece gestos das mãos

Teclado que está sendo desenvolvido pela Microsoft pode ser o primeiro a reconhecer os movimentos das mãos.

A divisão de pesquisas e desenvolvimento da Microsoft está criando um teclado que pode interpretar gestos básicos das suas mãos, semelhante ao que fazemos nas telas touch screen.

Esta nova tecnologia de reconhecimento de movimentos pelo teclado foi apresentada na Conferência de Interação entre Humanos e Computadores (CHI) em Toronto. O protótipo o teclado apresentado possui 64 sensores que detectam o movimento das mãos e a direção que ela está indo. Assim é possível integrar-se facilmente com o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, abrindo menus laterais com o movimento das suas mãos.

teclado sensivel gestos microsoft

O principal objeto é fazer com que os usuários se integrem e utilizem de maneira mais fácil ao Windows 8 e futuras versões do sistema operacional, não precisando retirar as mãos do teclado até o mouse ou tela touch para abrir menus ou rolar as telas.

Alguns gestos inclusive podem substituir atalhos de teclados existentes como a combinação do Alt e Tab para alternar entre os aplicativos.

As telas se tornam touch sensíveis ao movimento das mãos e até alguns mouses já tem reconhecimento de movimento. Infelizmente o teclado ficou estagnado e parado no tempo e a Microsoft quer trazer novidades para este tradicional método de entrada.

software-analisa-gestos-teclado
Software que analisa os gestos do teclado.

A equipe está envolvida há mais de um ano e meio no projeto. Os sensores do teclado trabalham em pares emitindo luz infravermelha e recebendo-as de volta, semelhante ao utilizado no Kinect.

Ainda não há previsão de quando este teclado será comercializado.