Suporte ao Windows XP terminará em 2014

A Microsoft estará terminando seu suporte ao Windows XP no ano que vem. Saiba o quais serão as mudanças e o que deve fazer caso realmente ainda precise utilizar este sistema operacional.

O Windows XP conseguiu de fato ser um sistema operacional aclamado e bem mais estável que o Windows 98 na época em que foi lançado. Claro que inicialmente teve certos problemas de desempenho por causa das máquinas que não acompanhavam suas exigências de hardware. Mas conforme os usuários percebiam que não era tão problemático com telas azuis como em suas versões anteriores, foi agradando e até hoje tem pessoas que não o largam.

Windows XP antigo

O Windows XP é o segundo sistema operacional mais utilizado no mercado (o primeiro é o Windows 7) e apesar da Microsoft ter adiado esta finalização do suporte, tudo indica que o prazo final será no dia 08 de abril de 2014.

O suporte base, que é aquele onde novas implementações são adicionados ao sistema operacional já terminou em 2009, mas o suporte estendido que é onde a empresa presta serviço de atendimento, suporte e fornece patch de segurança, ainda está ativo. Mesmo já sendo um sistema com mais de 12 anos de idade.

O problema em usar um sistema tão desatualizado assim, é que não seria ideal instalar em máquinas atuais devido ao sistema operacional não prover compatibilidade com certos tipos de recursos mais novos. Assim, desempenho e recursos podem ficar debilitados.

O que acontecerá com o fim do suporte ao Windows XP em 08/04/2014?

A partir de 08 de abril de 2014, o Windows XP não receberá mais atualizações de segurança, ficando vulnerável para as novas ameaças que tiverem após esta data. A Microsoft também não vai mais oferecer apoio técnico para o Windows XP.

O sistema não vai deixar de funcionar. Você poderá continuar usando podendo baixar as atualizações que já saíram, mas infelizmente não as novas.

windows-xp-updates

Como muitos desenvolvedores de programas e jogos já não se preocupam muito com a compatibilidade de seus softwares no XP, logo após esta data o XP será como foi no Windows 98, um sistema órfão que aos poucos foi deixando de ser utilizando em casa e principalmente nas empresas.

Portanto para quem está “agarrado” ao sistema, uma boa ideia é ir se preparando para adquirir o Windows 7 (ou Windows 8).

Se você ainda precisa do Windows XP

Se por algum motivo você não pode migrar para um novo sistema operacional e precisa continuar no XP mesmo com os problemas de vulnerabilidades futuras, infelizmente ficará cada vez mais difícil manter este sistema em seu atual computador e principalmente em um novo, devido ao hardware estar ficando atualizando e o sistema operacional não. Até mesmo as versões atuais do Firefox já não suportam mais o Windows 98, onde quem ainda utiliza este sistema está usando uma versão desatualizada do navegador.

Uma dica é adquirir um novo sistema operacional, como o Windows 7 e usar uma máquina virtual para poder instalar o Windows XP. Assim você possuirá um sistema mais atualizado e seguro como principal e poderá usar a maquina virtual com o sistema antigo apenas para o uso em algo que realmente lhe prenda ao mesmo.

windows-xp-mode

Se possível, dê preferencia para o Windows 7 versão Professional, Enterprise ou Ultimate, pois eles possuem o Modo Windows XP, um recurso que permite facilmente a execução de uma máquina virtual com a versão do XP.

O Windows 7 terá suporte pela Microsoft até 2020.