Stadia é o novo “videogame” do Google que roda via internet

Novo serviço de jogos via streaming do Google chamado Stadia venho para tentar substituir os consoles tradicionais para games AAA.

Google acaba de anunciar seu novo serviço de streaming de jogos via internet. Stadia não foca em trazer aos consumidores um console em si e sim uma plataforma de streaming com vários tipos de recursos.

Google Stadia

Após lançar seu Project Stream, um projeto ambicioso de streaming de alta qualidade, rodando inclusive jogos como Assassin’s Creed Odyssey em 1080p e 60 quadros por segundo, rodando direto do navegador Chrome onde toda a renderização e processamento é feito pelos servidores do Google, a empresa está apostando agora em uma variedade maior de jogos junto a seus parceiros para lançar o Stadia.

O foco é fazer com que você não precise mais investir em consoles de última geração que são atualizados frequentemente, mais compra de jogos e tudo mais. Basta ter uma internet rápida (de pelo menos 25 Mega), adquirir o Stadia (que basicamente é um controle) e conectar a sua TV. Os servidores do Google se empenharão a trazer a renderização em tempo real e de alta velocidade, graças a baixa latência de suas redes pelo mundo.

Nos testes realizados há alguns meses era possível jogar Assassin’s Creed Odyssey em uma aba do Chrome sem precisar de um computador de ponta e nem baixar o game. Tudo de forma praticamente instantânea e rápida.

jogo streaming stadia

Esta ideia não é nova, já foi tentada por outras empresas (inclusive pela própria LG e Samsung que tentaram trazer jogos de qualidade para rodar direto em suas TVs), mas falhou devido à latência da rede. Como o Google possui data center em quase todo o mundo, os responsáveis pelo projeto acreditam que podem sanar este problema (já que os jogos não rodam fluidamente em latência alta, ou seja, quando o data center está longe de você).

Recursos

Um dos recursos que achei interessante é a compra facilitada do jogo e a possibilidade de jogar de um streamer. Por exemplo, você está no YouTube ou Twitch assistindo um jogador mostrar o jogo para você. Ele está jogando online com outras pessoas. Se a desenvolvedora do jogo permitir você baixar um arquivo de salvamento, poderá comprar o jogo na hora e jogar diretamente com o pessoal que está fazendo o vídeo, pulando imediatamente para a partida.

participando jogadas online youtube

Você poderá dizer adeus a tela de carregamento e armazenamento dos jogos em seu computador ou TV. Tudo é online e armazenado lá, como é de costume da empresa.

Nos últimos anos o Google vem se empenhando em trazer as feras do mundo dos videogames como Phill Harrison (que trabalhava para o Playstation e Xbox) e grandes produtoras. Tudo para lançar um produto e serviço que realmente dê certo.

vários jogos Stadia

Preciso comprar o controle do Google Stadia para jogar?

Não, pelo que sabemos o controle (chamado de Stadia Controller) é apenas um “plus” para que possa jogar melhor os jogos. Ainda não temos uma informação definida se terá uma mensalidade pelo uso do serviço, mas o que sabemos é que pode jogar diretamente de um navegador Chrome, seja em seu celular, computador ou TV. Inclusive poderá jogar utilizando outros tipos de controladores, como o controle do Xbox, por exemplo.

controles Stadia

jogando celular Stadia

plataformas jogos Stadia

O poder de processamento do Stadia é maior que Playstation e Xbox?

Segundo informações do próprio Google, o poder de processamento do Stadia é bem maior que o do PS4 Pro e Xbox One X.

Enquanto o Playstation 4 Pro possui poder de processamento de até 4.2 teraflops e o Xbox One X 6.0 teraflops, o Stadia, que utiliza os servidores do data center do Google consegue alcançar até 10.7 teraflops no momento.

poder computacional Stadia Google

Segundo a empresa isso tendo a melhorar no futuro com o aprimoramento e melhorias de hardwares que os servidores vão tendo.

Parece ser realmente um serviço promissor que venho para concorrer também com o Xcloud da Microsoft, serviço de streaming de games (chamado de Netflix dos jogos) que será lançado em breve.

Quais os principais recursos do Google Stadia?

Entre os principais destaques desta tecnologia, que se der certo em termos de desempenho de streaming, poderá realmente ter sucesso entre os jogadores que não querem mais ficar investindo em consoles ou computadores de última geração, seriam:

  • Terá estúdios first part para a produção de games exclusivos;
  • O controle do Stadia (chamado de Stadia Controller) terá atalho para o assistente do Google e compartilhamento (para poder chamar seus amigos, por exemplo, para uma partida que você esteja jogando);
  • Se tiver dificuldades em passar de algum nível ou adquirir poderes, o assistente do Google dará dicas de como resolver ou conseguir o que quer no game;
  • Os jogos vão rodar diretamente do navegador Chrome, sem precisar de consoles de última geração ou computadores poderosos;
  • Poderá transmitir facilmente suas jogadas para o Youtube ou outros serviços de streaming. Além de poder participar em tempo real de alguma partida que esteja acontecendo;
  • É possível jogar os jogos diretamente na nuvem a 60 frames por segundo em 4K a partir de qualquer dispositivo com o Google Chrome. Futuramente os planos é expandir para 120 frames por segundo e 8K de resolução (se seu dispositivo também aceitar esta resolução, claro);
  • Não é necessário fazer upgrade de hardware e os jogos tendem a rodar com a qualidade máxima nos próprios servidores do Google;
  • Stadia será cross-plataform (possibilidade de interagir e continuar partidas a partir de um jogo em outra plataforma);

pedindo ajuda Google Assistent Stadia

O lançamento inicial será ainda neste ano de 2019 (mas sem uma data certa definida) nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa. No Brasil ainda não há previsão, mas acredito que se acessar usando uma VPN possa usar o serviço :)