Depois de ter sido lançado durante o segundo semestre de 2007 com 500 MB de espaço em disco, a Microsoft têm vindo progressivamente a dar mais capacidade de armazenamento ao seu serviço e chegou agora aos 5 GB (10 vezes mais do que era dado inicialmente).

Após cinco meses em fase "Beta", finalmente a Microsoft concluiu que o seu SkyDrive deveria passar a versão final, estando a partir de agora disponivel com a capacidade máxima em inumeros paises, incluindo o Brasil.

Backup

Eis a lista de paises onde o Windows Live SkyDrive está disponivel :
Argentina, Australia, Austria, Belgica, Bolivia, Brasil, Canada, Chile, Colombia, Dinamarca, Republica Dominicana, Equador, El Salvador, Finlandia, França, Guatemala, Honduras, Italia, Japao, Mexico, Holanda, Nova Zelandia, Nicaragua, Noruega, Panama, Paraguai, Peru, Puerto Rico, Portugal, Corea do Sul, Espanha, Suecia, Suiça, Tailandia, e Turquia.

Para os que ainda não conhecem o  Windows SkyDrive [ex-Windows Live Folder] é um sistema de armazenamento de informação com uma capacidade para 5 GB  e com um limite de 50 MB por cada arquivo.

Segundo indicações da Microsoft este serviço poderá ser utilizado, por exemplo, para guardar pastas pessoais, como por exemplo backups de arquivos importantes, facilidade de acesso em qualquer computador a pastas/arquivos colocadas neste serviço, pode ainda publicar os arquivos publicamente através de links e distribuir os arquivos que entender.

Para além desta atualização de limite de capacidade de armazenamento, houve ainda algumas melhorias no serviço, a destacar :
 

  • Inclusão de sistema RSS para arquivos publicos, permitindo assim aos cadastrados acompanharem (quase que em tempo real) a atualização do conteudo do SkyDrive.
  • Identificação do "uploader".
  • Adicionar contato através do Windows SkyDrive.

 

Depois de entrar no Windows Live SkyDrive, você estará no comando

Para cada pasta criada, você decide quem poderá acessá-la. Adicione novas pastas, renomeie-as ou mude as permissões de acesso em qualquer ocasião.

Sempre onde você precisar deles

  • 5 GB de armazenamento online gratuito, disponível em qualquer computador com acesso à Internet.
  • Crie pastas pessoais, compartilhadas e públicas - você decide quem terá acesso a cada pasta.
  • O Windows Live SkyDrive funciona bem em qualquer computador Windows ou Macintosh com o Firefox 1.5 ou superior ou com o Internet Explorer 6 ou superior.

Como ajudamos a proteger os seus arquivos

  • As suas pastas pessoais são protegidas por senha com o seu Windows Live ID e, portanto, só você terá acesso a elas.
  • Quando você criar uma pasta compartilhada, os amigos com quem compartilha precisarão se conectar com seus próprios Windows Live IDs e senhas.
  • Assim como acontece com o seu banco online, todas as transferências de arquivos são protegidas com SSL (Secure Socket Layers).

Pessoal

  • Use pastas pessoais para fazer backup de arquivos importantes que só você poderá ver.
  • Obtenha seus arquivos em qualquer computador com acesso à Internet ao conectar-se com o seu Windows Live ID.

Compartilhado

  • As pastas compartilhadas facilitam a colaboração com colegas de trabalho e de escola.
  • Você decide quanto controle cada pessoa terá sobre cada pasta compartilhada. Algumas só precisarão ler o que está lá; outras poderão adicionar e excluir arquivos.
  • Todos que estiverem compartilhando usarão seus próprios Windows Live IDs.

Público

  • Com as pastas públicas, todos na Internet poderão ver os seus arquivos, mas não poderão alterá-los.
  • Deseja mostrar seus arquivos públicos para as outras pessoas? Basta enviar um link para elas! Cada pasta e arquivo possuem seu próprio endereço na Web.

 

Esses serviços de backup on-line são interessantes e muito úteis para armazenar informações e arquivos importantes que você pode eventualmente perder em seu computador local devido a falhas de hardware, vírus, etc.

Para acessar o site de backups on-line grátis da Microsoft, acesse:

http://skydrive.live.com/

 

Fonte: Windows Live Skydrive e Wintech.