Serial OEM: O que significa e o que é SLP (Sistema Fechado Pré-instalado)

Como funciona o SLP, a ativação do Windows em computadores OEM e como deixá-lo sempre original

Muitos falam sobre Serial OEM sendo uma chave para validação e ativação do Windows em um computador de determinada marca que distribui grandes quantidades de aparelhos de informática com Windows pré-instalado.

SLP OEM Chave Serial do Windows

Na verdade isso se chama SLP (System Locked Pre-installation), no português Sistema Fechado Pré-instalado. Ou seja, é uma cópia do Windows que ao ser instalado em uma determinada BIOS de placa-me, não é necessário colocar nenhuma serial key para ativá-lo, sendo que isso é feito automaticamente, deixando o Windows original para aquele computador.

As placa-mãe de grandes fabricantes como HP, Dell, Lenovo, Acer, Sony e outras no mercado vem introduzidas em suas BIOS uma sequencia de textos e códigos que ao ser instalado o Windows, o sistema operacional irá verificar estes códigos da placa mãe em conjunto com a serial pré-determinada do fabricante e ai sim ativar ou não o Windows, deixando-o original.

Este processo é automático e por isso não precisamos recolocar a serial que temos em nosso manual ou embaixo do notebook novamente quando reinstalamos o Windows original de fábrica. Não estou falando da recuperação do sistema, onde é utilizado arquivos de uma partição própria para deixar novamente o Windows original de fábrica e sim do próprio uso do DVD de instalação do Windows com possibilidade de formatação do HD.

Atualmente estamos na versão SLP 3.0 para ativação OEM BIOS. Veja a tabela das versões SLP:

Versão

Windows

SLP

Windows XP , Windows Server 2003

SLP 2,0

Windows Vista , Windows Server 2008

SLP 2,1

Windows 7 , Windows Server 2008 R2

SLP 2,2

Windows Server 2012

SLP 3,0

Windows 8

Se eu tiver problemas com a placa mãe e a trocar por outra, o Windows será ativado?

Não. Se você trocar a placa mãe por uma de outra marca ou fabricante o Windows deixará de ser original e ficará lhe solicitando que o ative, pois a placa mãe não irá fornecer o mesmo código que está na BIOS para a versão OEM do Windows instalado no computador.

Então sempre use a mesma placa mãe (mesmo modelo e fabricante) para não ter este tipo de problema, senão terá que comprar outra licença para usar no Windows.

Posso usar uma outra versão do Windows em meu computador usando a serial que venho junto?

Não é possível usar a mesma serial que venho junto na aquisição do seu computador pois ela é apenas para a versão do Windows OEM do fabricante e este Windows sempre verifica na inicialização do sistema o código que está na placa mãe para ser validado como original.

Então deverá usar sempre a mesma versão do Windows distribuída pelo fabricante e a mesma placa mãe sempre. Se trocar um dos dois por outro diferente, terá que adquiri uma nova licença para a versão do Windows que está utilizando.

O fabricante não me forneceu o DVD do Windows. Como faço para obtê-lo?

Se você precisar reinstalar o Windows original que venho em seu computador e a recuperação não está funcionando, você terá que contatar o fabricante para que o mesmo lhe envie o DVD com o Windows.

Normalmente eles não cobram nada por isso, já que deveriam distribuir e vender junto com seu equipamento este DVD. E como cada fabricante tem sua própria versão do Windows que verifica o código que está na placa mãe, é muito mais fácil pedir a eles este DVD do que encontrar na internet a.iso adequada do Windows para seu computador.

É por isso que os programas ativadores (crak) do Windows conseguem habilitar qualquer Windows pirata?

Sim. Os espertos hackers conseguiram elaborar e criar um bootloader no GRLDR da máquina para que quando ligar o computador seja primeiro executado este bootloader com o código emulado da placa mãe de algum fabricante e assim o Windows pense que está instalado em um computador com determinada placa e BIOS deste fabricante OEM, fazendo que fique ativado e funcionando como se fosse original.