O que são Crapware, Bloatware ou Programas pré-instalados?

Saiba o significado de Bloatware, Crapware e o que os programas pré-instalados tem a ver com isso.

Software pré-instalado (também conhecido como pacote de software, crapware ou bloatware) são programas já instalados e licenciados em um computador ou smartphone adquiridos de um fabricante de equipamento original (OEM).

Crapwares é um termo genérico usado para identificar quaisquer tipos de softwares ou programas que utilizam valiosos recursos do HD, ocupando espaço com programas desnecessários. Geralmente qualquer programa que não é essencial para a função do sistema e não é utilizado pelo proprietário do computador pode ser chamado de crapware.

bloatware crapware programas pré-instalados

Alguns exemplos deste tipo de software incluem componentes instalados no sistema quando compramos um novo computador ou outro dispositivo. Existem também aqueles que são baixados da internet sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

A meta destes programas é fazer com que você veja ou clique em propagandas que são mostradas toda vez que abre um determinado aplicativo ou executa uma ação. Por isso o nome crapware ou craplets que tem um significado de porcaria.

Em computadores

Os próprios fabricantes de computadores, notebooks ganham comissões para cada programa pré instalado que seus clientes efetuarem nas máquinas. Ou em caso de contratações de serviços.

Isso está aumentando cada vez mais a ponto de alguns fabricantes já venderem aparelhos lentos ou com algum tipo de malware de fábrica.

Benefícios de ter os programas pré-instalados

  • A aquisição do hardware e do software juntos pode ter boa relação de custo e benefício pelos descontos oferecidos pelos aplicativos (desde que realmente o programa lhe interesse);
  • A pré-instalação traz o benefício de você já ter instalado muitas vezes os melhores aplicativos e os mais utilizados, tais como sistemas operacionais ou processadores de textos;

Desvantagens de ter programas pré-instalados

  • Ele geralmente é licenciado para uso apenas no computador em foi instalado e não é possível transferir para outros sistemas;
  • Na maioria das vezes não vem com nenhum tipo de mídia física para que possa reinstalar futuramente;
  • Algumas funcionalidades podem ser limitadas ou por certo tempo para forçar o usuário a comprar a versão completa;
  • Pode consumir recursos do sistema, mesmo que você não esteja utilizando ativamente, afetando negativamente o tempo de resposta de todo o sistema;
  • Certos aplicativos substituem o navegador padrão ou configurações do sistema para lhe mostrar anúncios específicos;
  • Alguns são difíceis ou impossíveis de se remover, mesmo usando o desinstalador padrão do sistema operacional (os programas do Baidu são um exemplo);

bloatware-pc

Mas não é somente nestes casos em que você encontra um crapware em seu sistema. Ao baixar determinados programas, principalmente os mais conhecidos e em sites de downloads que não sejam do próprio desenvolvedor, no passo a passo da instalação você é convidado a instalar programas que muitas vezes não tem nada a ver com o que baixou. E em muitos casos isso fica “camuflado” onde você pensa que é para aceitar os termos de uso do programa e na verdade está aceitando o termo de instalação destes crapwares.

Como resultado você instala o programa que realmente queria e mais alguns outros que possuem finalidades diversas e que você nem sabe para que serve.

Atualmente existem antivírus que verificam o arquivo baixado e já lhe avisam se este é um crapware que tentará lhe enganar para instalar outros programas. Sites de buscas como o Google também já estão investindo em fazer com que sites especializados em fornecer programas que instalam crapwares em seu computador desapareçam da listagem dos resultados de buscas.

Em smartphones

A prática não está limitada apenas a computadores pessoais. Telefones celulares, principalmente com Android, normalmente já veem com apps pré-carregados fornecidos pelo seu respectivo provedor ou operadora.

Algumas vezes tais apps não podem ser removidos completamente do sistema sem que você tenha que ligar para o suporte.

blotware-smartphone

Muitos destes apps podem ser executados em segundo plano, consumindo a vida útil da bateria e também duplicando funcionalidades já fornecidas pelo smartphone ou tablet.

O Android 4 tentou solucionar este problema permitindo aos usuários desativar estes apps, que os impede de “fugir” ou se esconder da listagem de aplicativos.  Mas isso não impediu que sua desinstalação fosse mais complicada ou que não ajam resquícios do app no sistema.

Em abril de 2014 a Coréia do Sul implementou novas diretrizes regulatórias para a indústria da telefonia móvel que proíbe os sistemas de terem apps previamente instalados, já que estavam abusando fazendo inclusive com que tais apps fossem baixados assim que o usuários ativasse o celular e acessasse a internet.

Na internet

Veja um exemplo abaixo, onde ao buscar pelo player “vlc” você se depara com anúncios de sites onde fornecem o programa, mas com possibilidade de instalar outros que nem sabe para que servem (os crapwares):

sites-instaladores-crapwares

O cuidado que você deve ter ao buscar por tais programas na internet é tentar baixar apenas do site do programador ou fornecedor. Isso reduz os riscos de que programas desnecessários sejam instalados em sua máquina.

Preste também atenção quando estiver instalando o app ou software. Durante o passo a passo (wizard) de instalação leia cuidadosamente e verifique se realmente as opções que está marcando não sejam para adicionar estes crapwares. Isso é fundamental pois foi-se o tempo em que executávamos o instalador e clicávamos no botão “próximo” (next) de olhos fechados.

Como exemplo temos o aplicativo de download do CNET que na primeira etapa do processo de instalação lhe sugere a instalar uma barra no navegador para mostrar ofertas e produtos.

cnet-crapware

Neste caso se uma pessoa mais desatenta ou criança clicar em "Accept" (aceitar), pensando estar instalando o programa desejado, na verdade estará instalando este bloatware ou crapware sem querer.