Russos inventam tela feita com vapor d’agua – Displair

Chamado de Displair Air touch system, a tela a vapor reconhece os gestos das mãos.

O protótipo mostrado na CES 2013 desta tela gerada por vapores da água foi uma das grandes atrações e gerou muitas curiosidades. Havia quem olhasse e dizia “parece mágica!”. Pois bem um russo chamado Maksim Kamanin de Astrakhan surgiu com esta ideia de projetar imagens no ar.

Displayer

Ele já a está desenvolvendo desde 2009 e foi graças a sua paixão em estudar a relação entre miragem e vapor que ele começou a por as ideias em prática onde o sistema consiste em um aparelho que fica soltando vapores e tem sensores em sua base voltados para cima e um projetor na parte de trás que transmite a imagem.

Assim, quando você encosta as mãos e as mexe na névoa fria, os sensores reconhecem seu movimento transmitindo as informações para o computador e em seguida o projeto gera as imagens com determinada ação.

O projeto ainda precisa de melhorias para que fique ainda mais sensível e reconheça melhor a velocidade dos dedos ou das mãos quando passamos sobre o vapor, pois as animações e respostas não são tão fluidas como nas telas.

Não é um aparelho fácil de desenvolver, pois ao contrário do Kinect que analisa e processam os dados dos seus movimentos usando uma câmera e sensores de profundidade, o Displair resolve um desafio maior que detectar e interpretar os movimentos mais sutis das mãos.

O atraso tem apenas 0,2 segundos de intervalo de tempo entre o gesto e a reação do computador, ante 0,1 segundos de atraso do Kinect para Xbox 360. Mas usa até 1500 pontos em seu sistema de tela multi-touch com uma precisão de 1 cm.

A Microsoft já está desenvolvendo algo semelhante em seu projeto chamado de Holodesk, usando holografia. Só que o projeto não está disponível comercialmente, diferentemente do Displair que já o utiliza em alguns locais como no tratamento de psicoterapia e terminais de recepção interativos.

É possível que seu valor fique entre US$ 4.000,00 e US$ 30.000,00 quando fabricando em larga escala e será possível criar com “telas” ou áreas de 40 a 140 polegadas.

Apesar de não estarem sozinhos nesta tecnologia de vaporware, já existe no mercado o Fog Screen e a Screenrental. Só que a Displair é a que tem melhor reconhecimento de toque até o momento.