Como rodar o Minecraft sem precisar do Java compartilhado

Nova versão no Minecraft tem Java próprio para executar o jogo. Saiba como alterar seu Minecraft para usar este novo recurso.

Uma das grandes queixas feitas pelos jogadores do Minecraft é que o game é executado com o Java, um problema por se tratar de um interpretador inseguro e que precisa ser frequentemente atualizado para evitar explorações na segurança.

Graças aos desenvolvedores, uma nova versão do lançador foi disponibilizada e agora você não precisa mais ter o JRE instalado em seu sistema operacional.

Minecraft sem Java

Sim, você não precisa mais ter instalado no sistema operacional o Java que é compartilhado com outros programas e navegadores, pois agora o Minecraft baixa e usa seu próprio interpretador Java.

Além de melhorar a questão de segurança, o Minecraft traz uma versão autônoma do Java em sua instalação que melhora também seu desempenho.

Quais foram às novas mudanças realizadas no Minecraft?

Nos últimos meses a empresa Mojang tem testado um novo lançador para versões Windows do Minecraft. A mudança principal e interessante é que o lançador agora transfere uma versão stand-alone do Java para o diretório do Minecraft.

Como a versão Java que é instalada no sistema operacional utilizada anteriormente (o JRE) tem muitas falhas na segurança e é usado pelo navegador e outros programas, quem jogava o Minecraft tinha que manter instalado este interpretador podendo fazer com que sua máquina fosse invadida ou acessada indevidamente quando estivesse fazendo outra coisa que não jogando.

Tecnicamente ainda é preciso ter o Java para rodar o Minecraft, mas não a versão que conhecemos. Desta vez ela é baixada pelo lançador e aberta somente quando você joga o Minecraft. Depois que você sai do jogo, o Java deixa de funcionar.

Melhor ainda é que agora é baixado o Java correto, na versão 32 bits ou 64 bits, conforme o suporte do seu sistema operacional ou hardware, trazendo ganhos significativos em desempenho, já que muitos instalavam o JRE versão 32 bits em computadores onde poderiam instalar a versão de 64 bits.

Como instalar e rodar o Minecraft sem o Java JRE

Primeiramente você deve pegar a última versão do Minecraft na página oficial em: https://minecraft.net/download.

pagina-download-minecraft

Você pode baixar tanto o Minecraft.msi quanto o Minecraft.exe. Você decide. A única dica que dou é que se você deixava o lançador diretamente na área de trabalho, eu aconselho agora que coloque em algum diretório, pois serão criados pastas e arquivos no mesmo local do lançador, poluindo assim seu desktop.

Quando você executar o programa, automaticamente será baixado da internet o Java que será utilizado apenas para o Minecraft.

minecraft-launcher-baixando-java

Após o download automático, novos diretórios e arquivos aparecerão, como o “game” que possui o launcher do Minecraft e o “runtime” que possui a última versão do Java para uso apenas no Minecraft.

arquivos-criados-minecraft

Se você já tinha o Minecraft instalado em seu computador, será necessário fazer uma pequena modificação para que ele comece a utilizar o Java próprio do Minecraft em vez de utilizar o JRE que tem instalado no computador e é usado por outros programas.

Basta selecionar o seu perfil e em seguida clique em “Edit Profile”.

editando-perfil-minecraft

Em Java Settings (Advanced) você deverá alterar o local do “Executable”.

antigo-executavel-java-minecraft

Para o local onde o novo Java especifico para o Minecraft foi baixado e que está dentro do diretório runtime onde colocou o instalado. Ficando parecido com isso:

novo-executavel-java-minecraft

Só verifique direitinho o local onde está o novo runtime do Java, pois senão o jogo não será aberto. Após as alterações basta clicar em “Save Profile”.

Posso desinstalar o Java do meu sistema operacional?

Se você usava o Java apenas para rodar o Minecraft e não utiliza para mais nada (outros jogos da internet, acesso ao home banking que exigem Java, etc), poderá desinstalar sem problemas.

Basta entrar no painel de controle do Windows e na opção de “Desinstalar um programa”  selecione as versões do Java JRE que tem instalado.

desinstalando-java-windows

Isso com certeza vão melhorar e muito a segurança em seu computador.