Revelado o processador Quad-Core Tegra 3 da Nvidia

A Nvidia revelou que estará lançando um novo processador de 5 núcleos reais, sendo o primeiro com esta tecnologia para dispositivos móveis, chamado de Tegra 3. O chip possui um processador ARM A9 de base e 12 núcleos GeForce e será lançado em 2012.

O Nvidia Tegra 3 oferece cerca de três vezes mais desempenho do que a geração anterior, o Tegra dual-core.

Nvidia Tegra 3

Muitos irão pensar que estes cores a mais farão com que a bateria de smartphones e tablets durem menos e realmente seria uma preocupação se a Nvidia não utilizasse a tecnologia Symmetric Multi-Variável (vSMP), que é uma espécie de “Turbo Boost” da Intel, onde os núcleos somente serão usados se realmente for necessários, economizando assim energia da bateria e aquecendo menos o dispositivo.

O primeiro aparelho a usar este novo chip da Nvidia, será o Asus Eee Pad Transformer Prime que é um versão melhorada do tablet Transformers existente.

O Tegra 3 realmente terá 5 núcleos reais de processamento (e não 4 como um quad-core seria) sendo este “core companheiro” utilizado para atividades de baixo desempenho e otimizado para economizar energia. Foi baseado em arquitetura de baixo consumo e eficiência, já que na maioria das vezes utilizamos os portáteis de forma amena, sem necessidade de muito processamento.

Chip Nvidia Tegra 3

A Nvida diz que as melhorias de desempenho de seu chip serão obvias e sentidas no uso de rolagem suave de páginas da web, vídeos com melhores taxas de quadros e definições, HTML5 e Web GL, nas edições de fotos, jogos, etc. E não é para duvidar que com seus 12 núcleos totais o processador realmente dê conta destas tarefas facilmente.

O Asus Eee Pad Transformer Prime será lançado agora em dezembro (usará o chip antes de seu lançamento oficial devido à parceria entre as duas empresas) e terá preços a partir de US$ 499,00. Mas se o processador for realmente bom, com certeza outras empresas estarão utilizando-o em 2012.

Asus Eee Pad Transformer Prime