Resolvendo problemas da área de trabalho que some no Windows

Se está tendo problemas com o Explorer e a área de trabalho não está mais aparecendo no Windows, saiba como resolver isso para que tenha de volta a barra de tarefas, ícones e o menu iniciar.

Se você já teve o problema de iniciar o Windows e não aparecer nada na tela, ficando apenas o papel de parede e sem os ícones dos programas e barra de tarefas com menu iniciar, provavelmente está com erro no registro do Windows que está impedindo do explorer.exe de gerenciar as principais funções cotidianas de seu computador.

A corrupção no registro do Windows pode levar a vários tipos de problemas, fazendo inclusive que nenhuma área de trabalho apareça. É que quem gerencia isso é o explorer.exe e se ele não iniciar os usuários mais leigos ficam travados na tela, pois estão habituados a abrir programas e usar o Windows pelos ícones e menu iniciar.

Problema com Explorer área de trabalho

Um dos maiores causadores de problemas no registro do Windows são os vírus. Em tais situações onde seu Windows XP, Vista, 7, 8 ou 10 não inicie o explorer.exe automaticamente poderemos resolver da seguinte maneira:

Executando o Explorer manualmente

Como o Explorer não iniciou, vamos ter que forçar sua inicialização para que possa ver a área de trabalho. Basta apertar no teclado Ctrl, Shift e Esc ao mesmo tempo para abrir o Gerenciador de tarefas do Windows.

Estando com ele aberto, clique no botão "Nova tarefa...", digite explorer.exe e clique em "Ok".

Isso fará com que a área de trabalho volte a funcionar.

inicializando-explorer-area-trabalho

Entrando no modo de segurança e fazendo verificações

Agora deveremos verificar os motivos do explorer.exe não estar iniciando. Sugiro que reinicie o Windows em modo de segurança (Em Windows versões anteriores ao 8 você deve reiniciar e quando o computador estiver reiniciando naquelas telas pretas, comece a apertar repetidas vezes a tecla F8. Em seguida selecione "Modo de segurança". No Windows 8 ou superior veja a dica de como iniciar o Windows 8 em modo de segurança usando F8).

Se ao iniciar no modo de segurança a sua área de trabalho aparecer e funcionar corretamente, então podemos constatar que algum programa, complemento ou malware instalado recentemente está fazendo com que o Explorer não inicie. Estando ainda no modo de manutenção, sugiro que faça:

  • Uma varredura em todo computador usando seu antivírus;
  • Verifique se algum programa ou componente foi instalado recentemente e que possa estar causando o problema. Muitas vezes programas que se integram ao Explorer e que possuem extensões shell de terceiros podem causar estas falhas;
  • Visualize os shell de terceiros que estejam integrados ao Explorer para poder retirar os programas que não fazem parte do Windows ou que tenham sido instalados recentemente. Você pode usar o programa ShellExView para isso. Baixe a versão para sistemas 32 bits aqui e 64 bits aqui.

Bem, agora tente reiniciar para ver se o Windows voltou ao normal. Caso contrário, volte ao modo de segurança e siga outros procedimentos:

Utilizando a restauração do sistema

Verifique se você possui alguma restauração do sistema mais recente para poder utilizar e voltar o Windows do jeito que estava antes quando funcionava bem. Basta apertar as teclas Win (símbolo do Windows) e R e digitar rstrui ou shell:::{3f6bc534-dfa1-4ab4-ae54-ef25a74e0107}.

Fazendo verificação de arquivos no Windows

Faça um escaneamento no Window. Abra o Prompt de Comando como administrador. Basta apertar no teclado Win (tecla Windows) e R e em seguida digitar: C:/Windows/System32

Quando você for para o diretório "System32", procure pelo cmd.exe e clique com o botão direito do mouse em cima escolhendo Executar como administrador.

cmd-executando-administrador

Em seguida digite o comando:

Sfc/scannow

verificacao-arquivos-cmd

Assim a verificação de arquivos será iniciada.

Verificando o Registro do Windows em busca de problemas com o Explorer

Agora vamos verificar e tentar corrigir o registro do Windows. Só faça esta etapa se realmente as anteriores não funcionaram.

Primeiro recomendamos que faça o backup do registro do Windows. Em seguida abra o Regedit apertando no teclado Win (tecla com o símbolo do Windows) e R. Em seguida digite regedit e clique em "Ok".

Em seguida vá em:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Winlogon

No lado direito verifique se o valor de "Shell" está com o valor "explorer.exe". Certifique-se clicando duas vezes em "Shell" e veja se somente o "explorer.exe" está no campo "Dados do valor". Se tiver outras informações, apague e deixe apenas o explorer.exe.

regedit-shell-explorer

Em seguida saia do Editor de registros e reinicie o computador.