Removendo imperfeições, objetos e pessoas das fotos facilmente

Aprenda a remover rapidamente e sem dificuldades objetos e imperfeições de fotos atuais ou antigas deixando-as do jeito que você quer.

Programas pagos como o Photoshop possuem funções como o Content-Aware que auxilia na remoção de manchas e outros problemas em fotografias de forma rápida e fácil. Então a eliminação ou correção de marcas em fotografias antigas, remoção de objetos ou pessoas indesejadas, verrugas, acnes, marcas d’agua e outros elementos pode ser feita por pessoas que não entendam de programas mais técnicos.

removendo objetos fotos

Mas para quem não possui o Photoshop, que é um programa caro e mais utilizado por profissionais da área de edição de fotografias poderemos usar o Inpaint, programa destinado apenas para isso.

Bem, baixado e instalado o programa pelo link http://www.theinpaint.com/download.html abra para começarmos a utilizar.

1. Clique no ícone de abrir para selecionar a foto que deseja remover a imperfeição ou objeto.

abrindo-foto-inpaint

2. Na foto de exemplo que abrimos, iremos remover o balão de ar que está no meio da cena. Você deve utilizar as ferramentas de “Selection Tools” que estão na lateral esquerda do aplicativo que podem ser:

  • Marcador: Utilize como um pincel para marcar a área desejada que queira remover;
  • Magic Wand: A varinha mágica seleciona certos pixels de mesma cor da imagem. Pode ser impreciso em certas fotos, só que é a mais rápida para selecionar;
  • Laço: Com o laço você pode selecionar partes da imagem como se estivesse usando uma caneta, criando uma seleção a mão livre;
  • Laço poligonal: Cria uma seleção poligonal podendo ser bem precisa;

Na parte superior direita você definir o tamanho do marcador e também a tolerância da varinha mágica de acordo com a quantidade de cores que devem ser selecionadas a cada clique.

utilizando-ferramentas-inpaint

3. Selecionando a parte da imagem a ser removida, clique no botão de Restaurar a imagem. O processo poderá demorar um pouco dependendo da complexidade da foto ou tamanho da mesma.

selecionando-imagem-removida-inpaint

Pronto, objeto removido e nesta foto ficou praticamente perfeito.

imagem-removida-inpaint

Agora basta salvar a imagem e pronto, a imperfeição ou objeto indesejado foi removido da foto.

É claro que em certos casos onde a imagem é mais complexa, a remoção não ficará tão perfeita aparecendo borrões e anunciando que a foto foi alterada, mas para a maioria das situações funcionará corretamente.

Como funciona o Inpaint

O Inpaint é um software de restauração de fotos que reconstrói a área da imagem selecionada utilizando pixels que estejam perto da mesma. Assim você consegue remover objetos indesejados de sua imagem, tais como logotipos, marcas d’agua, linhas de energia em postes, pessoas, textos, datas de fotos e quaisquer outros objetos indesejados.

Normalmente em outros programas temos que ficar utilizando a ferramenta Clone para corrigir este tipo de problema, só que na maioria das vezes acaba ficando um trabalho amador estragando a foto. Diferente no Inpaint onde se consegue tal proeza de forma fácil e profissional.

Em que situações utilizar o Inpaint para remover imperfeições de fotos

Há inúmeras situações onde podemos utilizar o Inpaint para remover o que não gostamos das fotos. Entre elas podemos destacar:

  • Reparar fotografias antigas que estejam rachadas, comida por traças e outros defeitos;
  • Apagar linhas;
  • Remover marcas d’agua;
  • Retocar faces removendo rugas, sardas, acnes, verrugas, pintas, manchas de pele e outros;
  • Remover objetos indesejados;
  • Remover turistas e outras pessoas de suas fotos;
  • Remover selos e datas de fotografias;
  • Preencher áreas prestas de um panorama;
  • Fazer um panorama ampliando a largura das fotos;
  • Remover textos e logotipos de imagens;
  • Entre outros;