Remova ou recupere senhas HDD PASSWORD (senha de HD)

Está com problemas na inicialização do computador, onde aparece uma tela pedindo uma senha de HDD? Veja alguns passos e programas para remover a password do HD.

Se você colocou uma senha em seu HD ou comprou um notebook usado e ao ligar o aparelho está aparecendo à mensagem ENTER HDD PASSWORD ou semelhante e não sabe como remover esta mensagem para prosseguir com o boot?  Iremos ver alguns passos e programas para retirar este password.

Removendo senhas bios hdd

Algumas BIOS de notebooks e computadores possuem uma função de Set Hdd Password que nada mais é do que colocar uma senha de acesso para utilizar o disco rígido e assim carregar o sistema operacional.

Só que se você não tiver a senha, ai a situação complica, pois sem ela não terá como prosseguir e utilizar seu computador.

O que é HDD Password?

Todos os discos rígidos modernos (que é a parte do hardware em seu computador que armazena as informações de arquivos) têm a possibilidade de definir uma senha de hardware, tornando-o completamente inacessível a menos que uma senha correta seja fornecida durante o teste de POST BIOS.

Quando você define uma senha no seu notebook, a unidade torna-se bloqueada também. Até consoles como o Xbox e PS3 possuem igualmente este recurso de bloqueio ao disco rígido.

Isso geralmente é chamado de senha de disco rígido ou password ATA.

Usando o programa para remover a senha do HD

Vamos ver neste passo como tentar recuperar a senha do seu HD para prosseguir no boot do sistema. Este programa só funciona em sistemas Windows 32 bits. Se você usa um sistema de 64 bits tente usar uma máquina virtual com um sistema Windows x86.

1. Você precisa baixar e descompactar o programa-remover-senhas-HDD.zip. Em seguida serão fornecidos dois arquivos,  hdd_pw.exe e Removedor-de-Senhas-HDD.cmd.

2. Clique duas vezes sobre o arquivo Removedor-de-Senhas-HDD.cmd para que ele seja executado. Como o programa hdd_pw.exe foi escrito em 16 bits (DOS) possivelmente irá aparecer uma mensagem de habilitação de Suporte de Aplicativo de 16 Bits. Basta clicar no botão Habilitar.

janela-windows-suporte-aplicativo-16bits

3. Escolha uma das opções mostradas na tela.

  • 0 : você sai do programa.
  • 1 : o programa irá lhe fornecer uma senha padrão.
  • 2 : são gerados senhas em maiúsculas com base nos códigos ASCII.
  • 3 : são gerados senhas em minúsculas com base nos códigos ASCII.

opcoes-unlock-hdd-password

Você deve anotar estas senhas e tentar usar no boot quando o sistema abrir a janela pedindo o ENTER HDD PASSWORD.

enter-hdd-password

Se não funcionar as senhas geradas pelo programa?

Se as senhas geradas por este programa não funcionarem, faça o seguinte:

1. Abra o Prompt de Comando (CMD) e vá até onde o programa hdd_pw.exe está localizado. Neste caso eu coloquei o programa em minha área de trabalho, então eu digitei o seguinte comando e apertei a tecla Enter para chegar até lá:

cd Desktop

2. Em seguida abra o programa hdd_pw.exe pelo Prompt de comando, digitando o nome do programa, espaço, o código de erro que aparece quando se erra a senha, espaço e o número zero. A tela onde aparece o código é esta:

codigo-falha-senha-hdd

E o comando com o código de erro de exemplo seria este:

hdd.pw.exe 138F090602C50B640C 0

3. Selecione as opções 2 e 3 para que o programa lhe forneça as senhas. Anote-as e tente para ver se irá conseguir ter acesso ao HD.

gerando-senhas-liberar-hd

Removendo a senha do HDD na BIOS

Se conseguir descobrir a senha, parabéns. Agora você poderá remover ela em definitivo pela própria BIOS da placa mãe.

Para isso, basta acessar a BIOS. Se você não sabe, veja: Teclas de acesso a BIOS de placas mãe

1. Na BIOS, vá até a parte de segurança. Pelo menos na BIOS usada nos Acer é em Security. Você deve usar as setas do teclado para navegar nas opções.

bios-security-acer

2. Você verá a opção Set HDD Password ou algo parecido.

bios-set-hdd-password

3. Coloque a senha correta e nos outros campos deixe em branco, confirmando no final com Enter.

mudando-senha-hdd

4. Pronto, agora é só sair da BIOS (aba Exit) e salvar as alterações.

Usando o HDD Unlock

Existe também um programa chamado HDD Unlock que é uma aplicação com interface amigável e serve para remover facilmente as senhas de disco rígido IDE ou SATA.

Normalmente este programa é usado na remoção de dados criptografados por BitLocker e semelhantes. Mas em alguns casos foi possível remover as senhas de boot do HD.

O HDD Unlock suporta desbloqueio em unidades desktop, Xbox e unidades portáteis de 2,5 polegadas.

O desbloqueio em uma unidade de 80GB demora cerca de 25 minutos, sendo que nas unidades portáteis (2,5 polegadas usadas em notebooks) precisam de um pouco mais de tempo.

O único problema é que você precisa remover o HD do computador ou notebook e colocar em outro como segundo disco rígido para que possa executar a ferramenta por um Windows que esteja funcionando.

O HDD Unlock pode ser encontrado aqui: http://www.hddunlock.com/