Remova os chuviscos (noise) e melhore a qualidade de fotos de celular

Atualmente quase todos os celulares possuem câmera fotográfica e com a popularização da internet e redes sociais aliados à facilidade e mobilidade do aparelho, são os que mais produzem fotos hoje em dia. Mas infelizmente, mesmo os celulares mais modernos muitas vezes deixam a desejar na qualidade fotográfica produzindo muito noise.

Deixando fotos de celulares com qualidade

Noise são uma espécie de chuviscos que deixam as imagens das fotos com má qualidade. Elas normalmente aparecem quando tiramos fotos em locais com baixa iluminação e principalmente são comuns em celulares e smartphones devido à câmera ter um sensor muito pequeno e mais em conta e enxuto que uma máquina fotográfica padrão.

Então que tal remover ou diminuir um pouco estes pontilhados que muitas vezes deixam as fotos feias e sem qualidade? Assim as imagens fotográficas tiradas por celulares poderão ficar um pouco mais nítidas e bonitas para todos visualizarem.

Mas “nem tudo são flores” e o problema em usar estes recursos abaixo é que as imagens perderão um pouco dos detalhes em certos pontos da fotografia. Recomendo que faça uma cópia das fotos antes de editar para que possa ter as originais consigo, principalmente caso dê algum problema durante as edições.

Usando o PhotoScape para remover o noise das fotos

O PhotoScape é um ótimo programa editor fotográfico para iniciantes e é totalmente gratuito. Com eles poderemos deixar as fotos com um aspecto bem melhor em passos rápidos e bem simples. Caso não tenha o programa é possível baixar e instalar por este link: http://www.photoscape.org/ps/main/download.php?lc=pt

Abra o PhotoScape e clique no ícone “Editor” para entrar no modo de edição de imagens.

photoscape-introducao

Agora navegue até o diretório onde estão as imagens na parte esquerda do programa e em seguida clique na imagem para entrar em modo de edição.

photoscape-escolhendo-imagem

Ao ampliar 100% uma imagem que foi fotografada em celulares ou em baixas condições de iluminação é normal aparecerem os efeitos noise (chuviscos) como pode ver na imagem de exemplo abaixo:

photoscape-noise-zoom

Antes de iniciarmos, saiba que é possível desfazer cada etapa dos processos com o botão Desfazer.

photoscape-desfazer

Se sua imagem está com muito mais chuviscos que a imagem mostrada acima, então passe para o próximo passo, pois aqui iremos aumentar os detalhes da foto e assim irá prejudicar sua foto. Para aumentar os detalhes escolha a opção “Afina” e em seguida um dos valores. Neste caso eu escolhi “13”.

photoscape-afina

Agora iremos diminuir o noise (pontilhados da imagem) para que ela fique mais lisa. Basta clicar na opção Filtro > Redução de ruído (Apaga visual) > Alto.

Você notará que a imagem ficará bem lisa, mas perderá detalhes. Se ficar muito lisa ou embaçada, desfaça o processo e tente as opções baixo ou médio.

photoscape-filtro-reducao-ruido

Neste momento a imagem já deve ter melhorado bastante o seu visual em relação ao original, ficando mais nítida (sem tanto noise) e sem estar embaçada (efeito blur). Veja abaixo:

photoscape-comparacao-noise

Agora é opcional, mas irá deixar a imagem com melhores cores e contraste, deixando a imagem mais bonita.

Clique no botão “Auto Nivel” para o programa nivelar as cores.

photoscape-autonivel

Clique no botão “Auto Contraste” para nivelar os níveis de contraste da imagem.

photoscape-autocontraste

Agora vamos dar uma melhorada nos tons das cores e iluminação. Para isso clique no botão “Avivar”. Com isso irá abrir uma janela onde poderá melhorar ainda mais o aspecto da imagem. O padrão mostrado na imagem já está ótimo, mas poderá definir as opções conforme sua necessidade.

photoscape-avivar

Pronto, agora basta salvar a imagem clicando no botão “Salvar” para que possamos salvar a imagem editada. Irá abrir uma janela, onde poderá clicar nas seguintes opções:

Salvar: Salva a imagem. Recomendo deixar a opção “Backup the original photo at ‘Originals’ folder before overwriting”. Com isso a imagem original será salva em um diretório chamado “Originals” junto com esta que acabou de alterar.

Salvar na pasta designada: Salva a imagem em outro diretório.

Salvar como: Salva a imagem com outro nome e pode ser também salva em outro local.

photoscape-salvar-imagem

Após escolher uma das opções de salvamento acima, vai aparecer uma tela para que possa escolher a qualidade da imagem. Recomenda-se que a porcentagem da qualidade fique em no mínimo 80% ou mais. Se você for colocar esta foto no Facebook ou quer que fique com a máxima qualidade, deixe em 100%.

photoscape-qualidade-imagem

Veja a diferença entre a foto original e a modificada usando este tutorial.

photoscape-comparacao-final