Recupere o Windows 7 com problema na atualização KB2823324

Atualização KB2823324 instalada via Windows Update causa problemas nos Windows 7 32 bits em português e deixa milhares de pessoas com erro no sistema aqui no Brasil.

A Microsoft lançou uma atualização chamada KB2823324 no dia 09/04/2013 onde quem instalou via Windows Update ou baixando do site da Microsoft para seu Windows 7 versão 32 bits, teve graves problemas para reiniciar o computador.

O KB2823324 é importante na atualização do Kernel do Windows, um dos corações do sistema, mas na versão em português está dando este bug onde o computador não consegue iniciar mais, reiniciando antes que a conclusão da instalação do update chegue ao fim (loop infinito) ou aparecendo às telas azuis de erro.

Recuperando Windows 7 do KB2823324

Qual a versão do Windows é afetada pelo KB2823324?

Apenas versões do Windows 7 x86 (32 bits) em português está sendo afetado por este bug. Quem tiver versões em outros idiomas ou 64 bits do sistema operacional não terá problemas na instalação deste update.

Para saber qual a versão do seu Windows, veja esta dica: Como saber a versão do seu Windows.

Como resolver o problema do KB2823324?

Para desespero de muitas pessoas com estes problemas a solução dada anteriormente era de formatar o computador e ter que reinstalar todo o Windows 7 novamente. Mas felizmente surgiram algumas dicas para solucionar este bug. Vamos a elas:

Se você ainda não atualizou seu Windows 7

Se você é um dos felizardos que ainda não atualizou o Windows 7, desative por enquanto as atualizações do Windows. Para isso, vá ao painel de controle, bastando clicar no menu Iniciar em seguida Painel de controle.

windows7-painel-controle

Em seguida busque por update e clique na opção Ativar ou desativar a atualização automática.

painel-controle-windows-update

Escolha a opção Procurar atualizações, mas permitir que eu escolha quando baixa-las e instalá-las.

windows-update-opcoes

Assim o Windows irá lhe avisar quando novas atualizações estiverem disponíveis e poderá escolher qual ou quais instalar. Se aparecer durante o uso do Windows 7 aparecer a tela com a lista de updates, desmarque a opção (KB2823324).

lista-updates-windows-7-KB2823324

Tentando usar o ponto de restauração do sistema

Se você, como milhares de pessoas aqui no Brasil já instalou o update e está com o problema, tentaremos usar um ponto de restauração do sistema para que possa recuperar o Windows 7 para uma data em que estava funcionando perfeitamente.

  1. Ligue ou reinicie o computador, e fique apertando rapidamente a tecla F8 quando o computador estiver ligando.
  2. Você irá acessar as opções de inicialização avançada. Escolha o item Reparar seu computador.
  3. O sistema vai lhe perguntar qual o tipo de teclado que usa e o idioma. Selecione as opções e clique em Avançar.
    1. Se o sistema pedir nome de usuário e senha, basta fornecer as devidas informações, se possível de um usuário do tipo Administrador, pois precisará de certos privilégios para reparar o Windows 7.
  4. Na tela, clique em Restauração do sistema e em seguida no botão Avançar.
  5. Vai aparecer na tela uma lista com os pontos de restauração disponíveis separados por data e hora. Basta escolher o último ponto de restauração realizado antes de este problema acontecer.
    1. Se após selecionar o ponto de restauração aparecer uma mensagem de que a restauração não poderá ser interrompida, clique em Sim para continuar.
    2. Você deve aguardar todo o processo de restauração que pode demorar algum tempo. Se aparecer um erro no final deste processo, não fique preocupado, pois esta mensagem era esperada no sistema. Clique em fechar para que seu computador seja reiniciado.
  6. Na reinicialização o Windows fará uma verificação no disco. Deixe o processo acontecer até o final.
  7. Prontinho, o Windows voltará a funcionar e de acordo com o ponto de restauração escolhido.
  8. A Microsoft já removeu este update problemático de seus servidores. Portanto se quiser, poderá usar o Windows Update novamente para instalar as atualizações sem risco de acontecer novos problemas.

Forçando a remoção dos updates pendentes

Caso você não tenha nenhum ponto de restauração disponível (muitos desabilitam este recurso no Windows para economizar espaço no sistema), temos a possibilidade de remover os updates pendentes e que está causando o problema, neste caso o KB2823324.

  1. Reinicie o computador (ou ligue-o) e fique apertando repetidamente a tecla F8 para que apareça o menu de Inicialização Avançada.
  2. Escolha a opção Reparar seu computador.
  3. Em seguida configure o teclado e idioma caso seja perguntado ou necessário.
  4. Clique na opção Prompt de Comando.
  5. Agora digite o comando abaixo apertando Enter em seguida;
dism /image:C:\ /get-packages
dism /image:C:\ / remove-package /packagename:package_for_kb2823324~31bf385ad364e35~x86~6.1.1.1

O comando acima pega a lista de pacotes instalados no Windows 7 e em seguida desinstala apenas o package_for_kb2823324~31bf385ad364e35~x86~6.1.1 que é a atualização problemática.

Se não funcionar, vamos tentar apagar todos os pacotes que estão pendentes na atualização, que incluiria o kb2823324.

dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions

Se não funcionar ou der algum erro, provavelmente seu Windows 7 não está instalado no drive C, então mude o C:\ por D:\.