Recuperando a senha de acesso ao roteador em caso de perda

Aprenda com dicas simples como recuperar o usuário e a senha da área de configuração do roteador

Os roteadores protegem sua interface e configurações com senhas padrões que podem posteriormente serem alteradas e assim possa ter acesso às configurações de rede, controle dos pais, roteamento de portas e demais configurações importantes para sua rede e internet funcionar adequadamente.

Recuperando senhas perdidas do roteador

Mas se você colocou aquela senha complicada de descobrir a anos atrás e agora precisa ter acesso às configurações do roteador e a perdeu ou esqueceu.  Ou ainda comprou um roteador usado com senha já definida e precisa resetar a senha do roteador iremos dar algumas dicas importantes, mas fáceis de se conseguir acesso novamente as configurações do aparelho.

Normalmente o acesso a estas configurações do roteador podem ser acessadas pelo navegador digitando o endereço:

Acesso a área de configuração do roteador

Como encontrar o usuário e senha padrão do roteador

A primeira dica para descobrir a senha padrão de um roteador é tentar encontrar da seguinte forma:

  • Se tiver o manual do roteador, leia-o, pois poderá estar lá estas informações. Mesmo que tenha um manual de outro modelo ou fabricante, poderá tentar usar a senha padrão, pois muitas vezes elas são iguais.
  • Se não tem o manual, tente procurar em um buscador pelas palavras chaves do modelo do roteador junto com a palavra senha (password) e padrão (default). Exemplo: D-link 500g password default
  • Veja se no roteador não tem algum adesivo onde descreve o modelo e outros dados técnicos além da senha de acesso padrão ao mesmo. Principalmente isso é comum em roteadores fornecidos pela própria operadora de telefonia.
  • Tente usar o usuário padrão utilizado na maioria dos aparelhos roteadores, como usuário admin e senha admin. Ou um nome de usuário em branco, assim como sua senha em branco.
  • Utilize um site chamado Router Passwords. Lá você encontra uma infinidade de usuários e senhas padrões para diversos modelos e fabricantes de roteadores. O site pode ser acessado em http://www.routerpasswords.com/

Site Router Passwords

Se a dica de utilizar os usuários padrões não funcionou, vamos para a próxima etapa.

Resetar o roteador para os padrões de fábrica

Os roteadores vêm com um botão que pode ser pressionado para redefinir as configurações para os de fábrica. Isso redefinirá as alterações que foram feitas no software do roteador, resetando tudo para a forma original.

Infelizmente com este processo você irá remover todas as configurações feitas de login de acesso à internet, portas abertas, configurações parentais, de rede, etc. Tendo que refazer novamente elas depois. Mas o bom é que o usuário e a senha voltaram para os padrões utilizados em fábrica e poderá usar as dicas do tópico anterior para conseguir acesso.

Bem, primeiramente terá que encontrar o botão do resete, que varia conforme o modelo e fabricante do roteador. Se tiver o manual em mãos, basta consultar para lhe explicar direitinho onde está localizado.

No entanto o botão de resete é praticamente igual em todos os modelos de roteadores e até outros tipos de aparelhos, sendo semelhante a um buraquinho.

Então olhe atrás do roteador (ou na parte inferior) que você encontrar este orifício bem fininho (conhecido como “pinhole”) onde só cabe um arame fino, prego ou algo semelhante. Você pode usar o arame de um clips, tendo que enfiar e pressionar por 10 ou 30 segundos com o aparelho ligado.

Botão de reset dos roteadores

Depois de soltar o botão o roteador irá reiniciar para as configurações de fábrica. Agora basta usar os dados padrões de login deste aparelho e ter acesso novamente a interface administrativa.