Quais os novos recursos e benefícios do Windows 10

Está com dúvidas se deve ou não migrar para o Windows 10? Veja alguns recursos interessantes deste sistema operacional que está sendo aprovado pela maioria dos usuários.

Desde o lançamento oficial do Windows 10 no dia 29 de julho de 2015, milhares de usuários começaram o processo de migração ou instalação do Windows 10 em seus sistemas. E diferentemente do que ocorreu com o Windows 8, parece que a Microsoft conseguiu agradar a quase todos com seu novo SO.

Anteriormente haviamos feito um artigo descrevendo algumas das novidades do Windows 9 (que mudou depois para Windows 10).

Poucas pessoas não gostaram do Windows 10. A maioria avaliou positivamente como sendo um sistema rápido e muito fácil de usar. Apenas quem teve problemas de compatibilidade com algum hardware é que avaliou de forma negativa o sistema (que foram pouquíssimos).

Se você ainda está usando o Windows 7, 8 ou 8.1 e gostaria de ter alguns motivos para partir para o novo sistema, vamos dar alguns que poderão lhe agradar.

Melhorias do Windows 10

Gratuito para a maioria dos usuários

Para muitas pessoas a atualização para o Windows 10 não vai custar nada. Se você está executando o Windows 7 ou superior, deve ter recebido uma notificação perto do relógio, na barra de tarefas que permite que faça sua reserva e atualize de forma gratuita seu sistema.

Essa notificação ficará disponível por um ano. Apenas quem possui uma versão pirata ou anterior ao Windows 7 terá que comprar a licença que custa por volta de US$ 119,00.

Fica a dica: Você pode comprar uma chave original do Windows 7 ou 8 no mercado por preços mais em conta. Basta instalar o sistema operacional correspondente e depois atualizar para o Windows 10.

Grade atualização Windows 10

Esta será a última versão do Windows

Segundo informações, aparentemente o Windows 10 será a última versão do Windows. Isso ocorre porque a Microsoft está mudando a forma de versões em seus sistemas provendo assim upgrades contínuos ao longo do tempo, mantendo o mesmo nome do produto.

Pense em um serviço online como o Facebook ou Gmail, que muda de aparência e adiciona novos recursos regularmente, mas sempre com o mesmo nome.

Diferente do que ocorre com os sistemas anteriores, as atualizações agora serão obrigatórias para que a empresa possa garantir de forma fácil a compatibilidade com os aplicativos e igualmente seguro para todos. Teoricamente isso significa que o Windows 10 poderia ser constantemente evoluído e adaptado para adicionar novos recursos.

windows-versao-final

Cortana

Cortana é um recurso existente no Windows Phone e que agora está vindo também para o Windows 10. A empresa quer que Cortana seja um assistente pessoal inteligente, fornecendo informações relativas para você ao mesmo tempo que interage e aprende.

Com ela, poderá ver informações de tráfego, recomendar os melhores lugares para comer nas proximidades, informar sobre as ultimas noticias e muito mais.

Você pode interagir com a assistente digitando ou falando, como adicionar um lembrete, ler e-mails, ver a previsão do tempo, etc.

Se você já usou o Siri ou Google Now sabe como isso funciona. A versão em português ainda não está disponível, mas é provável que até o final do ano seja lançado.

Auxiliar de encaixe de janelas (Snap Assist)

A possibilidade de posicionar as janelas ao lado das outras surgiu no Windows 7, mas no Windows 10 recebeu algumas melhorias. Você pode encaixar as janelas verticalmente ou horizontalmente e quando fazê-lo será solicitado para selecionar a outra janela que deseja colocar no espaço vazio.

Pode parecer um recurso insignificante, mas ajuda e agiliza muito esta tarefa, do que ter que ficar “catando” a outra janela que pode estar atrás de tantas outras.

Além disso é possível alinhar 4 janelas em 2x2 na mesma tela usando o teclado o mouse, acelerando assim ainda mais a produtividade.

Navegador Microsoft Edge

O Internet Explorer teve seus problemas e caiu no esquecimento devido as melhorias feitas pelo Firefox e Chrome, oferecendo melhor experiência na internet.

A solução da Microsoft para tentar resgatar seu navegador foi lançar o Microsoft Edge (conhecido antes como Projeto Esparta).

Sendo este um navegador totalmente novo que ainda está sendo desenvolvido, atualmente faltam certas características para que possa cair de vez no “gosto” dos internautas, como a modo de navegação anônima, por exemplo.

No entanto ele vem com algumas ferramentas puras, que dá a você a possibilidade de pesquisar resultados diretamente na página da web. Também é muito leve, abrindo rapidamente e renderizando as páginas “como um foguete”. Esperamos que continue assim.

microsoft-edge

Aplicativos multi-plataformas

Foi se o tempo em que programas e jogos eram desenvolvidos apenas para ser utilizados no desktop. Agora você pode encontrar o mesmo programa em tablets e celulares com Windows 10 e até mesmo no Xbox. Tudo para trazer a mobilidade e poder continuar o seu trabalho ou jogo onde estiver.

Para os desenvolvedores foi facilitada a criação, pois agora é possível desenvolver algo para a área de trabalho e poder dispor para dispositivos móveis e até no videogame, não causando assim uma desconexão entre os seus programas e jogos favoritos.

windows-10-multiplataforma

Continuum

Uma das principais críticas incidentes sobre o Windows 8 foi a aparição do Metro, uma área de trabalho com blocos enormes e destinadas para dispositivos como tablets em aparelhos que não se tinha a usabilidade de toque na tela, como os computadores e muitos notebooks.

O menu iniciar foi descartado e isso gerou muitos transtornos para quem já estava acostumado com aquilo. A Microsoft claramente aprendeu com seus erros e oferece agora um recurso chamado Continuum.

Esse recurso permite ao Windows se adaptar para o desktop e tablete facilmente. Desconecte o teclado do tablet e ele vai perguntar se deseja otimizar o sistema para uso pelo toque usando assim a área de trabalho Metro. Conectou o teclado, volta para a área de trabalho padrão.

Informações atualizadas no menu iniciar

Enquanto os blocos dinâmicos não eram muito elogiados no Windows 8, isso não significa que o menu iniciar não tem espaço para melhorias. Então a Microsoft uniu no menu a tradicional listagem de programas com os blocos dinâmicos para lhe oferecer as informações em tempo real.

E o melhor é que pode personalizar, fazendo com que o menu abra na tela toda, remova ou ordene os blocos, etc.

menu-iniciar-windows-10

Compatibilidade com o Xbox

Microsoft repetidamente disse que os jogos são importantes para eles no PC. Como o “Games for Windows Live” não teve muito sucesso, a Microsoft está tentando uma nova abordagem trazendo os benefícios do Xbox para o computador.

O aplicativo Xbox vai vir já instalado com o Windows 10, dando-lhe um fluxo de atividade que mostra o que seus amigos estão jogando e que partida. Você também pode enviar mensagens entre os sistemas.

Um dos mais interessantes é a transmissão dos jogos de Xbox para seu computador. Ou seja, você pode jogar os exclusivos do console direto no Windows 10. Alguns jogos como Fable Legends serão mesmo multiplayers multi-plataforma e graças a isso outros desenvolvedores devem apoiar esta ideia no futuro.

DirectX 12

DirectX 12 será exclusivo para o Windows 10, fato este que trará os gamers hardcore para o novo sistema. Os principais benefícios do DirectX 12 em relação ao DirectX 11 é o menor consumo de energia e melhor taxa de quadros nos jogos.

Placas gráficas mais potentes e modernas oferecerão suporte ao DirectX 12, com apenas a atualização do drive de vídeo.

Recursos futuros

A Microsoft estará disponibilizando ao longo dos meses mais novidades para o Windows 10, que serão instaladas automaticamente em seu sistema.

Essa medida de atualização visa oferecer as novidades sem precisar trocar de versão, mantendo seu sistema operacional mais atualizado para as novidades tecnológicas que surgem rapidamente.