Quais as novidades e características do novo iOS 7 da Apple

Apesar dos usuários inicialmente não gostarem da ideia de mudanças no design, iOS 7 supera as expectativas com a nova interface e ainda melhora vários serviços.

Esta semana a Apple divulgou as novidades que o novo sistema usado nos iPhones, iPods e iPads terá. Praticamente será uma versão totalmente remodelada do iOS que conhecemos trazendo novidades interessantes em tarefas móveis.

Bem, uma das mudanças que haviam até causado certo espanto é a da alteração do design dos ícones e programas do sistema. Jony Ive e sua equipe de design realmente alteraram o design do iOS 7 deixando com um look mais plano e simplificando, evitando sombreamento e texturas da vida real, dando uma aparência mais moderna e light ao iOS.

novidades novo iOS 7

Fora o design simplificado, eis aqui as outras novidades do iOS 7:

Centro de controle: O novo menu de configurações do iOS irá controlar recursos como Wi-Fi, Bluetooth, som, brilho de tela e outros recursos comumente utilizados. É bem semelhante ao usado no Android só que em vez de acessar as configurações arrastando da parte superior da tela do smartphone, os usuários do iOS 7 arrastarão de baixo para cima.

Multitarefa: Agora todos os aplicativos serão multitarefas. Isso irá permitir que aplicativos interajam com o sistema operacional e também com outros programas. Uma nova interface de programação (API) permitirá que todos os apps possam ser executados em segundo plano, permitindo aos usuários alterarem entre os aplicativos. O iOS 7 vai compreender quais os apps o usuário utiliza mais e manter eles em segundo plano.

ios7-multitarefa

AirDrop: Esta é uma nova forma de compartilhamento sem fios. O AirDrop permitirá compartilhar conteúdos com seus contatos que estiverem perto de você. Basta selecionar a pessoa e em seguida o conteúdo que quer compartilhar que o sistema fará isso rapidamente para você. Isso seria algo semelhante ao NFC, uma tecnologia de troca de dados entre dispositivos que estejam pertos.

airdrop-ios7

Centro de notificação: O centro de notificação suspensa estará disponível na tela de bloqueio do seu iOS e vai lhe fornecer detalhes do seu dia, como compromissos do calendário, previsão do tempo e outros.

centro-notificacoes-ios7

Novas funções para a câmera: A Apple é conhecida por trazer funções bacanas para o aplicativo de fotos do iPhone e iPad. É previsto quatro modos de câmera para os novos dispositivos onde temos atualmente o modo vídeo, fotos normais e panorama. E o novo se chamará Square, onde aparecerão na tela a imagem com vários efeitos em tempo real para que escolha o ideal.

modos-fotos-ios7

Safari: O novo navegador tem boas atualizações, sendo mais rápido, com sistema de pesquisa simplificada e uma nova interface para as guias do navegador baseado em blocos de giro. Além de aprimoramentos nos controles dos pais e gerenciamento de senhas com o iCloud Keychain.

safari-ios7

Rádio iTunes: A Apple também lançou seu serviço de streaming de músicas e será semelhante ao Pandora ou Spotify. É destinado a descoberta de músicas e será gratuito para os usuários. Se você for assinante do iTunes o app não mostrará nenhum tipo de propaganda.

radio-itunes

Galeria de fotos: As melhorias no sistema de galeria de fotos do iOS 7 são muitas e significativas, uma delas e ter um sistema de armazenamento nas nuvens pessoal com o iCloud e o iCloud Photo Stream que une todas as suas fotos ao longo dos anos em uma linha do tempo interessante. O iCloud Photo Stream também irá permitir que os usuários compartilhem facilmente qualquer foto com outros usuários do iCloud.

Atualizações automáticas para os aplicativos: Para não deixar os aplicativos pendentes em novidades e segurança, agora o sistema irá automaticamente atualizar os apps que tenha instalado em seu dispositivo.

Siri: O assistente virtual da Apple ficou um pouco melhor. O Siri ganhou conexão direta com o Twitter, Wikipedia e Bing. Os usuários também serão capazes de controlar recursos como ativar ou desativar Wi-Fi, ajustar o brilho da tela e outros. O Siri também terá vozes masculinas e femininas, bem como estar disponíveis em outros idiomas, tendo uma novidade para quem gosta de falar ao celular dentro de veículos.

siri-ativando-bluetooth-ios7

Além destes destaques, podemos também citar um novo sistema de rastreamento de bloqueio do dispositivo em caso de roubo, impedindo que utilizem seu telefone roubado ou acessem suas informações.

Existirá também um modo noturno onde o aparelho irá responder a luz ambiente ajustando o brilho da tela para melhorar sua visibilidade.

A Apple também informou que tem existem mais de 1.500 novidades em seu SDK, uma ótima noticia para quem programa e desenvolve apps para o iOS.

Realmente o novo iOS 7 terá novidades marcantes e importantes que deixarão a Apple atualizada com seus concorrentes. Além disso, o iOS 7 já está disponível para download em uso de forma beta. Se você quiser testar em algum iPhone ou iPod Touch, veja o tutorial de como instalar o iOS 7 no iPhone e iPod.


Vídeo demonstrando as novas funcionalidades do iOS 7.