Próximo sistema operacional da Microsoft se chamará Windows 10

Microsoft quer se redimir do Windows 8 e lançar um sistema operacional mais avançado que una os benefícios do Windows 7 e do Windows 8 para agradar principalmente as coorporações.

Para quem esperava que a Microsoft lançasse uma versão chamada Windows 9 para dar continuidade as versões anteriores deve ficar atento pois em um evento realizado hoje a Microsoft divulgou as novidades do Windows 10!

Joe Belfiore mostrou as inovações do Windows 10 em um pequeno evento para a imprensa. A decisão do Windows ter pulado da versão 9 para a 10 é que a empresa quer seguir a mesma versão do próximo Windows Phone, que será a 10.

Lançamento do Windows 10

O Windows 10 será projetado para a empresa, disse o presidente executivo do grupo do sistema operacional da Microsoft Terry Myerson. O sistema terá uma interface familiar seja para quem está acostumado com o Windows 7 tanto para quem já se acostumou com o Windows 8. Os usuários encontrarão todas as ferramentas  que estão acostumados a encontrar, como aplicativos e ferramentas habituais.

O novo sistema operacional também será compatível com gerenciamento de dispositivos móveis, como o MDM que serve para gerir PCs, telefones, tablets e outros dispositivos que fazem parte da internet. O empresário ou gerente da empresa poderá ser capaz também de configurar a loja de aplicativos para que os funcionários obtenham os aplicativos certos e mais utilizados no trabalho.

No Windows 8 a segurança de dados será uma prioridade. Mas ainda não sabemos o que será feito para que isso ocorra. As novidades mostradas por um usuário sobre o Windows 10 parecem ser verdadeiras, pois os mesmos recursos foram apresentados no evento.

A Microsoft quer unir os programas habituais do Windows com os novos sem que o usuário precise ficar passando da área de trabalho para a Metro. E também ela quer apresentar os aplicativos como universal não diferenciando um dos outros.

Áreas de trabalhos virtuais, como no Linux também estão confirmadas e haverá melhorias nas teclas de atalhos para aproveitar melhor o trabalho dentro do Windows para mudarmos e encontrarmos rapidamente os aplicativos em várias áreas de trabalhos.

Desktops virtuais Windows 10

O toque na tela, usado muito no Windows 8 para notebooks, tablets e PCs com tela touch screen não será deixado de lado, mas haverá melhorias para que a experiência com a interface não comprometa o trabalho.

Foi mencionado também que a Microsoft está pensando em mudar a interface do Windows, mas não para agora e sim talvez para uma futura versão do Windows.

A Microsoft está ouvindo várias empresas e coletando informações para desenvolver um sistema melhor para o trabalho e aprimorar ainda mais seu principal produto, tendo em vista que o Windows 8 não obteve este êxito no ambiente coorporativo.

A previsão é que o Windows 10 seja lançado na metade do ano de 2015. Até lá muitas informações e versões betas serão lançadas para programadores e usuários testarem.

 

Windows 10 será gratuito?

O novo Windows 10 será gratuito para quem possui o Windows 8 ou 8.1. Usuários deste sistema operacional poderá fazer o upgrade gratuitamente pela loja quando o sistema for lançado no meio do próximo ano.

Baixando e instalando a nova versão do Windows 10

No final do evento a Microsoft informou que o Windows 10 estará disponível em um programa chamado Windows Insider.

O lançamento está marcado para amanhã, quarta-feira dia 01/10/14 no endereço http://preview.windows.com/. Não se sabe se será entregue via arquivo ISO e com possibilidade de instalar em qualquer computador, mas a Microsoft pretende obter um grande número de beta testers onde poderá manter discussões privadas com os engenheiros do Windows permitindo assim um melhor feedback.