Projetor 3D sem óculos é alternativa barata para hologramas

Projetores em 3D mais baratos que os de hologramas e sem necessidades de óculos já estão sendo pesquisados pela MIT.

Projetores de hologramas são desejados há muito tempo, desde que os filmes de ficção cientifica mostravam o que um projetor em 3D poderia ser capaz.

A tecnologia avançou e foram lançados projetores holográficos em 3D, mas que precisam de óculos para poderem ser vistos nas perspectivas que se propõem a imagem.

projetor de hologramas 3D sem óculos

Os projetistas e cientistas do MIT começaram a desenvolver e pesquisar por projetores em 3D mais amigável que não precisem de óculos em 3D para serem vistos e também que custem muito menos que os projetores holográficos atuais (que cá entre nós, custam uma fortuna).

Estes novos projetores ainda estão em testes e usam dois modulares de cristal líquidos com ângulos de saída diferentes para que a luz de saída crie oito imagens diferentes para criar um 3D passivo.

A nova tecnologia utiliza o poder computacional de uma placa de vídeo para preservar o máximo de informações de uma imagem original e assim seu brilho (tendo em vista que nos 3D passivos as imagens ficam mais escuras).

O projeto ainda tem pequenas falhas que serão melhoradas ao longo do tempo. Os moduladores de imagem trabalham em uma rápida frequência de 240Hz, resultando em uma saída de 40Hz. Essa velocidade é rápida para mostrar filmes e programas de TV, mas ainda falta hertz para chegar aos 60Hz das TVs. O resultado é que as imagens algumas vezes ficam tremulas e cansa muito mais nossos olhos.

Para obter ângulos de visão mais amplos, o pessoal do MIT construiu uma tela especial utilizando lentes lenticulares, encontradas principalmente em alguns livros infantis.

Efeito das lentes reticulares
Clique na imagem acima para ver o efeito das lentes lenticulares.

As projeções ainda não tem uma ótima definição, mas conforme os trabalhos avançam será possível chegar a uma melhor imagem no futuro.


Funcionamento do projetor 3D de hologramas sem óculos.