Programa para verificar arquivos em vários antivírus grátis

Há um ditado que prevenir é melhor do que remediar e na informática, principalmente para quem usa sistemas operacionais Windows é ter um bom antivírus instalado em seu computador para combater as pragas antes que infectem seu sistema.

Mas existem situações onde ter um bom antivírus não é suficiente, pois às vezes um antivírus pode falhar e deixar que um vírus mais novo burle seu escaneamento e infecte seu PC. E um vírus, trojam, worm ou outro programa mal intencionado instalado em seu computador, servirá para que hackers roubem suas informações pessoais, explorem brechas de segurança deixando o sistema livre para invasões, causam erros e lentidões em seu Windows ou mesmo podem fazer com que perca todos os dados e todo o sistema operacional fique desativado.

NoVirusThanks Uploader - Verificar vírus online grátis

Para evitar este tipo de “dor de cabeça”, o NoVirusThanks Uploader é um programa usado para complementar seu antivírus e assim ajudar a cuidar da segurança do seu sistema e dados confidenciais.

O principal objetivo do NoVirusThanks uploader é permitir que usuários façam o upload de arquivos suspeitos do seu computador para a verificação de vírus no servidor  do NoVirus Thanks (semelhante ao VirusTotal.com) analisando o mesmo em diversas bases de dados de antivírus reconhecidos e gratuitos ao mesmo tempo.

Então isso é muito útil, caso esteja querendo abrir um arquivo suspeito em seu computador e o antivírus principal não tenha detectado nada. Você poderá abrir o programa NoVirusThanks Uploader e enviar o arquivo para analise em outros antivírus para obter mais veredito e saber se realmente o arquivo não é malicioso,  está infectado, se é um falso positivo e que realmente não seja uma ameaça.

A interface do aplicativo tem 6 modos diferentes para envio de arquivos:

  • Uploader: É possível enviar arquivos locais de seu computador com até 5MB ou enviar processos do Windows que estejam sendo executados no momento (ótimo caso esteja com suspeita de que o SO esteja lento ou usando a rede indevidamente);
  • Downloader: Pode colocar o endereço do arquivo que está querendo baixar (até 5MB) com outras opções mais avançada de uso ou não de cookie, redirecionamento, etc;
  • Registry Startups: Boa parte dos vírus e trojans carregam automaticamente quando iniciamos o Windows e aqui podemos ver e mandar analisar todos os programas que iniciam junto com o Windows;
  • Search Old Files: Procura em seu computador arquivos mais antigos criados há mais de 7, 15 ou 30 dias para verificação online;
  • Drivers List: Carrega a lista de drivers instalados em sua máquina onde poderá enviar para análise;
  • Loaded DLLs: Bem útil, lista as DLL que estão sendo usadas no momento pelo Windows e que não são as originais do sistema operacional. Ótimo para mandar verificar e ver uma DLL diferente e que possivelmente não a tenha instalada com seu consentimento;
  • Settings: As configurações do programa, como poder adicionar a opção “Enviar para” no menu do Windows, escolher o tempo dos arquivos antigos que devem ser buscados, idiomas, servidores de upload do novirusthanks.org, etc.

Abas e opções do NoVirusThanks Uploader

Após o envio do arquivo para o servidor da novirusthanks, ele será analisado e poderá demorar um pouco, já que será verificado nos seguintes antivírus:

  • Avast;
  • AVG;
  • Avira AntiVir;
  • ClamAV;
  • Comodo;
  • Emsisoft;
  • F-Prot;
  • Ikarus;
  • TrendMicro;

E será mostrado se o arquivo está limpo (CLEAN) ou infectado no status que aparecerá no site. Veja um exemplo onde foi enviado para analise a DLL igdumdx32-dll:

Resultado no scaner virus

Se você tem um blog, site ou fórum e quer mostram para os visitantes que o arquivo que está compartilhando está livre de vírus, é possível também enviar o endereço da localização do arquivo e colocar um código BBCode ou HTML para mostrar o resultado da analise. Veja um exemplo abaixo:

File Info Report date: 2012-02-26 14:37:59 (GMT 1) File name: igdumdx32-dll File size: 581120 bytes MD5 Hash: c2230964ba7df049cafa63b7af635d55 SHA1 Hash: b667b9bbfa6e3a13e2fc3d52ef585493fd0d9119 Detection rate: 0 on 9 (0%) Status: CLEAN Detections Avast - AVG - Avira AntiVir - ClamAV - Comodo - Emsisoft - F-Prot - Ikarus - TrendMicro - Scan report generated by NoVirusThanks.org

O programa NoVirusThanks Uploader pode ser baixado pelos links abaixo. Existem as versões onde pode instalar no computador ou a portable (onde pode executar diretamente sem precisar de instalação).

AnexoTamanho
uploader_portable.zip646.61 KB