Programa para criar jogos avançados em 3D – CryENGINE

A Crytek é uma empresa conhecida por criar o jogo Crysis, que possui gráfico acima da média e é referencia no mesmo. Ao longo dos anos a empresa criou um programa SDK (Kit de Desenvolvimento de Software) para que programadores e “aventureiros” possam criar seus próprios jogos.

A boa notícia é que existe uma versão grátis do SDK CryENGINE e que atualmente está em sua terceira versão.

Programa para fazer jogos em 3D profissional grátis

Com este SDK “tudo em um” é possível  criar jogos avançados, com som, jogabilidade e gráficos em 3D de primeira. O premiado SDK fornece uma engine completa para criar jogos de qualidade AAA da próxima geração para PC, e inclui o CryENGINE ® 3 ™ Sandbox, um editor de níveis com produção comprovada para a geração 3 "O que você vê é o que você joga" (WYSIWYP) - ferramenta concebida por e para desenvolvedores profissionais.

O conjunto de ferramentas está disponível gratuitamente para download em crydev.net, o portal da comunidade ex-crymod.com que oferece documentação escrita pelos desenvolvedores da engine, com uma comunidade próspera e uma base de conhecimento complementar para CryENGINE 3.

Fazer jogos em 3D

O programa livre CryENGINE SDK será atualizado regularmente, e é possivel criar os jogos para plataforma PC, Xbox 360 e PS3.

Mais detalhes sobre a CryENGINE 3:

Uso gratuito da CryENGINE
Você pode usar CryENGINE 3 gratuitamente nas instituições de ensino e escolas em geral. A CryTek sempre ofereceu a egine de graça para os educadores, mas agora cada aluno também poderá baixar gratuitamente o SDK e usá-lo para aprender sobre o desenvolvimento em tempo real de jogos em 3D.

CryENGINE 3 também é livre para uso não-comercial, se você está distribuindo o seu jogo ou aplicativo de graça (e não cobrar por seu trabalho em produzi-lo, seja direta ou indiretamente), nenhuma licença adicional é necessária.

Demonstração dos recursos da CryENGINE 3

CryENGINE 3 Platform Independent Developers
Queremos que você faça jogos com CryENGINE 3, que as pessoas irão querer jogar. Esperamos que seu trabalho leve a um produto que você poderá comercializar. Se este for o caso, antes que você venda o seu trabalho ou o seu jogo, você deve pedir uma licença de desenvolvimento para CryENGINE 3.

A maior vantagem da SDK CryENGINE 3 é tempo menor para se desenvolver os jogos, além da possibilidade de fazer o mesmo jogo para 3 plataformas diferentes (PC, Xbox 360 e PS3). Mas neste SDK gratuito é permitido apenas para PC. Caso queira mais tarde distribuir e fazer os jogos para outras plataformas, deverá entrar em contato com o CryTek solicitando o sistema completo e até mesmo com código fonte.

Pequeno tutorial demonstrando como usar a CryENGINE 3 com Sandbox

Mais vídeos de como trabalhar com esta ferramenta, aqui: http://www.youtube.com/results?search_query=cryengine+3+sdk+tutorial&aq=f

Os requisitos do sistema (computador):
Para desenvolver os jogos em 3D com esta ferramenta, não é necesário um super computador. Você poderá inicialmente usar um computador mais modesto para criar seus próprios jogos, veja os requisitos mínimos:

Requisitos de Sistema [Desenvolvedor]:

  • Sistemas operacionais: XP, Vista, Windows 7 (com o Windows 7 recomendado)
  • CPU: Intel Core 2 Duo de 2 GHz, AMD Athlon 64 X2 2GHz ou melhor
  • Memória: GB RAM (4 GB recomendado)
  • Placa de vídeo: nVidia 8800GT 512MB RAM, ATI 3850HD 512MB RAM ou melhor

Requisitos de Sistema [Usuário Final]
Os usuários finais (jogadores) que só usem o executável de jogo sem Sandbox tem menores exigências de sistema.

  • Sistemas operacionais: Windows XP SP2, Windows Vista SP1 ou SP2, Windows 7
  • CPU: processador de 32 bits ou 64 bits (um processador multi-core é recomendado)
  • Memória: 1 GB RAM (2 GB recomendado)
  • Placa de Vídeo: com tecnologia ShaderModel 3 (por exemplo, uma placa da NVidia série 6)

Download do SDK CryENGINE

Para baixar o SDK, que tem por volta de 660MB, basta acessar:

http://www.crydev.net/dm_eds/download_detail.php?id=4

AnexoTamanho
perguntas-frequentes-manual-CryENGINE_3.pdf410 KB