Processadores mistos – AMD fusion e Intel Larrabee – CPU+GPU GPGPU
Que os processadores estão evoluindo, isso não é novidade, pois é natural essa melhoria em qualquer área devido às necessidades do usuário, cada vez mais exigente e a própria concorrência entre os fabricantes.
Agora, a idéia de unir nos processadores CPU com instruções de processamento gráfico GPU será excelente e uma novidade interessante e empolgante devido aos sistemas operacionais, como Windows Vista e Linux com o Berry/Compiz começarem a exigir mais processamento gráficos em suas interfaces.
Não só isso, todos sabemos que um bom processador gráfico melhora e muito a velocidade do computador, principalmente entre trocas de janelas, codificação de arquivos de imagens, ao visualizar filmes, games, etc.
Por isso a Intel e a AMD estarão lançando pelo segundo semestre de 2009, processadores com processamento de GPU integrado.
Com os processadores com cada vez mais núcleos, por que não usar uma parcela destes núcleos para processamentos GPU (gráficos)?
Assim a idéia é colocar uma parte dos núcleos para funcionar como uma aceleradora de vídeo.
Sobre o AMD Fusion
A AMD é uma das pioneiras nesta idéia e estará lançando seu processador CPU+GPU até o 2º semestre de 2009.
Essa idéia nasceu após a fusão da AMD que fabrica chips de processamento com a ATI que fabrica placas gráficas.
A proposta do processador Fusion (fusão) é oferecer uma utilidade mais generalizada do computador, indicado assim para propostas gerais, para manipulação de dados, gráficos e media em geral.
Algumas características do novo processador:
- Unificação da GPU e CPU em um único chip de processamento;
- Destinado a propostas gerais, tanto para computadores de escritório quanto para jogadores;
- Estará introduzindo a nova tecnologia denominada “M-SPACE” onde será possível aumentar a gama de combinações e variações em sua arquitetura para diferentes utilizações de seus componentes;
- As unidades de processamento do Fusion incluirão múltiplos mini núcleos que quebrarão os programas em códigos, como nos games 3D, processando assim muito mais rapidamente as informações;
- O processamento gráfico será baseado nas novas placas gráficas da ATI que serão lançados no ano que vem, possivelmente no modelo RV800;
- As primeiras unidades lançadas serão destinadas a notebooks e laptops, baseados em configurações de núcleo duplo e quádruplo e após serão lançados para desktops;
- Mesmo tendo núcleos com processamento GPU, será possível inserir placas de vídeos adicionais para melhorar ainda mais o desempenho;
- O processo de fabricação será de 45 ou 40 nanômetros e em 2010 passará a ter 32 nanômetros e tamanho;
- Terá cachê L3 e cálculos SSE5;
- O chip terá 10% mais pinos que os atuais no mercado;
- Será baseado em instruções DirectX 10.1;
- Terá como base o processador Phenom.
Sobre o Intel Larrabee
Na semana passada a Intel convidou alguns jornalistas para revelar algumas informações sobre a próxima geração de processadores e chips da Intel, chamado Larrabee que assim como o AMD Fusion e Nvidia CUDA, será um processador com GPU integrado.
Larry Seiler, Senior Principal Engineer da Intel, explicou e explicou aos jornalistas que nos primórdios da computação, o próprio processador é que gerava todas as informações e imagens na tela. Na época isso era relativamente fácil já que as telas eram formadas por 24 linhas x 40/64/80 colunas.
Com o passar dos anos os gráficos nos computadores começaram a ser mais exigidos e o processador sozinho já não dava mais conta de tudo. Foi ai que começaram a surgir os aceleradores de vídeo, que processam a parte de vídeo no computador e tiram um pouco o peso das costas do processador principal (CPU).
O Larrabee não passa de uma série de chips x86 interconectados por um barramento de dados de alta velocidade que interliga as CPUs aos vários subsistemas do processador, como os módulos de funções fixas como a lógica de textura, interfaces de vídeo, controlador de memória etc. Assim, é possível fazer com que cada núcleo seja responsável por um estágio de processamento de uma imagem gráfica (cálculo de vértices, texturas e iluminação, renderização etc.), hoje realizado por um circuito físico com funções fixas.
Desse modo, é possível otimizar o desempenho de cada estágio de acordo com o tipo de trabalho e até dinamicamente, de acordo com o contexto. Isso também explica como o Larrabee pode funcionar tanto com DirectX ou OpenGL, que passam a ser apenas uma implementação de software como era nos primórdios da computação pessoal.
Mas para tirar proveito de todo esse potencial, o desenvolvedor poderá programar ou modificar as rotinas de processamento do Larrabee diretamente no seu código fonte (um dialeto de C/C++) ou por meio de uma camada de software que compatilizaria o Larrabee com o atuais ambientes de desenvolvimento.
Por causa disso, a Intel não acredita que os desenvolvedores de jogos sejam os primeiros a cair de cabeça no Larrabee, e sim o pessoal de computação científica e empresas que demandam processamento gráfico mais pesado como empresas de mineração e exploração de petróleo.
Também existe em processo de desenvolvimento a Nvidia CUDA e a outra tecnologia da AMD, o AMD FireStream.
Com o tempo falaremos sobre isso e também teremos mais novidades em relação aos novos processadores mistos AMD Fusion e Intel Larrarre.
A solução é o uso de óleo mineral para a refrigeração, veja no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=PtufuXLvOok
Ano que vem não tem Core I5,Nem I7 Só vai da AMD fusion...
Até aonde eu vi no começo de 2009, o projeto da Intel era de criar vários núcleos seguindo o caminho inverso da AMD.
Mais uma vez, vemos diante de nossos olhos a cópia e a falta de criatividade da Intel. Ela poderia para de copiar a AMD.
Lembrando que a Intel não aguentou quando a AMD lançou os processadores com 2nucleos. Primeiramento fazendo o Dual Core (simulando 1nucleo a +) e depois processadores 4 nucleos que na verdade eram 2processores core2 e bemmmm depois os processadores 4 nucleos em 1chip.
é uma vergonha para a Intel. É muito fácil copiar e aperfeiçoar.
Venho informar a você que a Intel foi a pioneira, é, e sempre foi a maior produtora de chips do planeta...Perdeu muito mercado para a AMD, mas você já foi pesquisar alguma vez os núcleos de pesquisa tecnológica da Intel? Superioridade da Intel em vendas de Patente? Se você não sabe até hoje a AMD compra patentes da Intel! Então pesquise se forme e assim sim comente aqui! Obrigado!
AMD vai humilhar a concorrencia ano que vem, ela vai re-conquistar seu lugar e ficar.
AMD, por um custo beneficio melhor.
Intel deveria ser única o ****** ! tomara que a AMD Fusion e a Nvidia Cuda saiam na frente. e viva a concorrencia.
Estavamos esperando por processadores desse tipo ,Chega de ficar esperando horas para renderizar um projeto ,seja ele 3d ou que exija processo pesado...
Não vemos a hr de chegar a época que os preços estarão acessiveis...
Acho que a intel deveria ter começado a desenvolver essse tipo de tecnologia antes ,para que hj fosse unica!
Processador cpu + gpu deveria ser coisa antiga,sempre achei que deveria ser assim!
Acho que isso não é a solução! Vai deixar tudo mais rápido? VAI!
Mais em questão de desktop, eles tem que evoluir em aspecto de refrigeração! Tipo os desktops refrigerados a água, os coolers são muito barulhentos! Não mais... abraços!
Esse é o caminho, a primeira barreira na evolução dos processadores foram as frequências com aumento demasiado do consumo, depois vieram os multinúcleos mas já estão começando a apresentar consumo excessivo, agora surge a tecnologia que torna o processamento muito mais dinâmico.
Enviar novo comentário